Por que escritores tem que estar nas redes sociais?

 


Vamos ser sinceros aqui, quem de vocês compra um produto ou contrata um serviço hoje em dia sem fuçar se a loja ou o prestador tem Instagram? Porque eu mesma olho tudo antes de comprar. E não só por uma questão de segurança, mas de autenticidade de marca. 

Vejo muitos escritores ainda se amarrando a estar presente no digital. Ou, quando estão por lá, fazem do seu perfil do Instagram e do Facebook uma vitrine de venda, quando o que funciona hoje em dia é relacionamento. 

Antigamente a gente comprava uma pomada Minâncora só com aquelas propagandas toscas da TV, que mostravam a pomada rodando em uma plataforma e alguém narrando os benefícios. Mas o marketing hoje em dia não é feito como há vinte anos. Existe uma questão de identificação do comprador com o vendedor, e isso só acontece quando humanizamos a marca, e fazemos essa humanização quando nos relacionamos através dela. 

A Coca-Cola faz isso todo final de ano, quando coloca uma mesa de natal e uma família feliz e aconchegante ao redor dela. A Natura faz isso quando mostra mulheres, dos mais variados estilos, usando os seus produtos e sorrindo por causa deles. Hoje não basta mostrar o produto, você precisa ser o rosto atrás dele. O sorriso na mesa de natal, a mulher com rugas usando um creme hidratante. 

Por isso condeno o perfil vitrine. Não é que você não possa encher de banner seu perfil, os banner são necessários, mas também precisa estar nele. Mostrar seu café da manhã, você trabalhando no computador, tomando banho de piscina, sorrindo com os filhos ou com seu cachorro.

O Big Brother faz sucesso porque o ser humano ama observar a vida do outro. Ama ser um stalker. Não entenda mal, não estou te chamando de fofoqueiro, mas é algo muito natural da gente. Amamos fofoca! E é por isso que seu rosto é tão importante para a sua marca como autor. Se observar as métricas de suas postagens do Instagram, vai ver que as fotos mais curtidas são aquelas em que seu rosto aparece, que fala sobre você. Deveria ser o suficiente para te convencer, não é? 

Os leitores querem saber o que seu autor predileto come de manhã, e o que ele gosta de fazer quando não está escrevendo. Que roupas usa e quais seus filmes prediletos. Hoje em dia é muito difícil que eu pergunte no meu Instagram qual o meu livro predileto e na hora não receba váriassss mensagens dizendo "O Senhor dos Anéis". As pessoas já sabem, de tanto que eu digo. 

Daí vocês pensam... mas, Carol, você não acha que é muita exposição da pessoa? E eu vou ser muito sincera, se você quer ser autor neste país, precisa se expor. Na verdade, se você quer ter autoridade em qualquer espaço hoje em dia, precisa disso. 

Não estou falando em mostrar o filho fazendo pirraça ou a briga com o marido. Existe um linha dividindo o que é saudável expor, e o que não é. Você vai determinar os seus limites sem que se sinta mal com a ideia. Mas, para criar essa autoridade, um pouco de exposição é necessária. 

Escolha duas redes sociais, pode ser o Instagram e o Facebook, e esteja sempre presente nelas. Monte um plano de postagens que consiga cumprir. Aqui faço uma postagem por dia no Instagram, e tento duas vezes por semana no Facebook. Além de aparecer nos stories SEMPRE. Chegou a hora de perder o medo e mostrar quem é você e para que veio. 

Imagina a seguinte situação... tem aquela autora que sempre está ali, mostrando que gosta de comer algo que você também ama, ou dizendo como é difícil ensinar ao filho a gostar de legumes, situação pela qual você também passa. Veja como as dores e os problemas dela geram identificação com você. Agora imagina outra autora que só aparece nas redes sociais para postar foto de banner do livro que escreveu. 

Seja sincera com você mesma e se pergunte de quem compraria. Da pessoa que já sabe que tem muito de você, ou da completa estranha que só pensa em vender? 

Com isso na cabeça, arregace as mangas e monte seu cronograma de postagens mensal. Não precisa postar todos os dias, mas crie uma constância. E use todas as ferramentas que as redes disponibilizam para você. Seja fazer Reels com dancinhas engraçadas, IGTV contando o processo do seu livro, uma live convidando amigos escritores, postagens no feed com dicas para leitores dentro do gênero que escreve... Ouse! O mundo é dos ousados, e você não quer ficar atrás. 

Lá no Canva para autores eu ensino como montar esse cronograma de postagens e como fazer posts em menos de cinco minutos. Se essa é sua dificuldade, chega mais que a gente trabalha junto. 


canva para autores

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