Porque o Kindle Unlimited é tão importante para os autores nacionais


Oi, pessoal!
Quem ai tem um Kindle em casa, ou usa o aplicativo do Kindle no celular, tablet e computador?
Se vocês tem certamente já tiveram acesso a diversos ebooks nacionais na plataforma. Hoje em dia, é a maior fonte de renda para um autor nacional que não tem a grana exorbitante que as editoras cobram para publicar desconhecidos. Ainda que nem todas as pessoas sejam adeptas de literatura digital, ela vem crescendo muito e abrindo portas para diversas pessoas que tinham livros engavetados.

Leio ebooks há muitos anos. Já tive dois Kindles meus e um emprestado. Sou uma autora nacional, portanto publico coisas na Amazon com frequência. É fácil colocar e torna qualquer pessoa um pouco mais conhecida no meio, apenas por ter um ebook disponível no site deles. Mas preciso dizer que a concorrência é grande, ok? A facilidade chama qualquer tipo de pessoa à publicar na Amazon, portanto é necessário certo trabalho para tirar seu livro do limbo que vez ou outra o site pode colocá-lo.

Nesse contexto, vocês precisam entender que a Amazon tem dois modos de propor seu ebook para um autor. Ele pode ser vendido por unidade, e daí você coloca o preço que quer no livro e tem direito a cerca de 35% do valor vendido, o resto fica para a Amazon; ou ele pode ser emprestado dentro do Kindle Unlimited, que é um serviço que funciona como uma espécie de Netflix da Amazon. Ou seja, você paga uma assinatura mensal e tem direito a ler quantos livros quiser e que tenham cadastro no catálogo do Unlimited. Normalmente são os nacionais, mas tem muitos livros de diversas editoras por lá também.

Fiz essa volta toda para vocês entenderem que os autores nacionais normalmente deixam aberta as duas opções do ebook quando o lançam. Tanto pode comprar a unidade, como ler nesse serviço de empréstimo. E mesmo que muitas pessoas pensem que comprar a unidade do ebook seja mais vantajoso para o autor, por experiência própria eu digo que não é.

Veja bem...

Se você lança um ebook a 4,99, o valor que irá para o seu bolso  (os 35%, lembram?) será de 1,74 em média.
Se vocês lançam o mesmo ebook no Unlimited e ele tem umas 500 páginas em formato Kindle, quer dizer que um único leitor vai consumir 500 páginas desse empréstimo para chegar ao fim da leitura. Certo?

Esse valor do Unlimited varia dependendo do mês de arrecadação, mas geralmente eles pagam cerca de 10,00 a cada 1000 paginas lidas (isso é uma média, ok?). Ou seja, aquela única pessoa que leu as 500 páginas do seu livro, já te deu 5,00 pela leitura do empréstimo. Quase o triplo que a unidade vendida. 

Entenderam?

Essa tabela está com uma qualidade péssima, mas se vocês não entenderem, podem chamar no Facebook ou Instagram que vou ter o maior prazer em ajudar.

Então, essa é uma tabela mensal do KDP, que são as vendas feitas por unidades, promoções gratuitas e KENP (que são os empréstimos).

Perceba que esse mês nem foi tão ruim na venda de unidades (acreditem que em se tratando de mim isso é um ótimo mês). Foram vendidas 36 unidades, e eu tenho sete ebooks na Amazon gerando renda ultimamente, e eles tem diversos valores de venda. Desde 2,99 a 6,99. Na tabela que vou postar abaixo, ela mostra em reais o quanto foi gerado de venda unitárias.


Viram só? De vendas unitárias arrecadei 50,62. 

Agora volta lá na primeira tabela e vejam quantas páginas lidas tenho no KENP. E na tabela abaixo dá uma olhadinha no quantitativo geral. Usando aquele cálculo base que mostrei anteriormente, arrecadei aqui cerca de 700,00 só de empréstimo de páginas. Viram a diferença?

Muita gente tem assinatura do Unlimited, e pessoalmente fico feliz que todos os dias mais pessoas entrem nesse serviço. Com certeza ganho bem mais com ele do que com unidades de ebooks vendidas. 

Então se vocês são leitores de ebooks da Amazon, e tem a assinatura do Unlimited, procurem sempre usar esse modo de leitura invés da compra do livro. Isso ajuda muito mais o autor e você não perde mais dinheiro com isso. 

E se não tem a assinatura, mas gostam de ler nacionais, pensem com carinho em fazer! A Amazon vira e mexe faz promoção de assinatura por 1,99 durante três meses. E garanto a vocês que o catálogo super vale a pena! 


Se ficou alguma dúvida, podem me procurar nas redes sociais que ajudo com prazer.