Se me perguntassem... Carol, qual festa você mais tem vontade de conhecer, de todas as festas do mundo inteiro? Não pensaria duas vezes antes de dizer que era o Halloween. E sendo mais específica, El dia de los muertos, o Halloween do México.
Infelizmente o Brasil não foi um dos países que puxou essa tradição que muita gente acredita ser apenas americana, mas que provavelmente nasceu na Irlanda e existe nos mais diferentes países e culturas do mundo, claro que cada um comemorando à sua maneira.
Vejamos a seguir as que achei melhores, seja por costumes ou beleza visual.
Irlanda
A ideia que se tem é de que Halloween teve sua origem na Irlanda, antes mesmo disso pegar fama. Lá na época medieval, quando não passava de uma data que indicava o início do verão, e um período propenso a revisitação dos seus mortos ao mundo dos vivos.
Tinham o costume de deixar oferendas juntamente com velas para ajudar a guiar os espíritos nesse trajeto. Em algumas cidades da Irlanda a festa é tão famosa que dura mais de sete dias, com direito a desfiles, como se fosse o nosso carnaval. Diga se isso não deve ser simplesmente incrível de lindo?
Antiga para os chineses e celebrada principalmente por taoístas e budistas, o Halloween é o mês onde os mortos retornam para visitar os vivos.
Uma festa bonita, com muita comida e direito até a apresentações de ópera, o Halloween chinês tem tradições interessantes, como queimar guloseimas e dinheiro, para agradar aos mortos, além de acender fogueiras e lanternas para iluminar seus caminhos.
Filipinas
Não tão comum, mas significativo de muitas formas, o Halloween filipino acontece na mesma data que a festa tradicional, e diz-se que é o dia onde os mortos voltam à vida para roubar os pertences das pessoas que foram para os festejos.
Também é costume que existam as visitas de casa em casa, mas invés de pedir doces, os visitantes fazem serenatas sobre os seus mortos e pedem presentes.
Quem gosta de cinema certamente já viu tantos filmes e séries com o tema, que já sabem decorado tudo o que é possível fazer no Halloween, e como parece delicioso todo aquele clima de "gostosuras e travessuras".
É a festa americana mais conhecida por aqui como tipicamente americana, e lá o pessoal encarna mesmo o papel que desempenha, sendo até ultrajante não ter doces para dar as crianças que passam pedindo.
Em algumas cidades a festa é muito mas forte do que em outras, mas de modo geral é celebrada no país inteiro.
Madagascar
A mais sombria de todas, com certeza.
Em Madagascar a galera tem costume de desenterrar seus mortos de sete em sete anos, o que eles chamam de giro dos ossos. A intenção é de fazer limpeza, mas o que acontece é mais estranho. É como se, por um dia, aquela pessoa tivesse de volta na família, então há comemoração, festa e até fotos com os defuntos.
Depois enterram novamente e após sete anos, segue o processo.
Bizarro, não?
A mais linda, sem sombra de dúvidas, a festa de Halloween no México se chama El dia de los muertos. É muito colorida, alegre e de um costume rico de elementos interessantíssimos, vide o tanto de filmes que tem sobre o assunto.
Para eles é uma alegria montar o altar dos mortos de suas famílias durante os três dias de festejo, e através das fotos no altar abrir espaço para que os mortos venham até o mundo dos vivos e possam participar de suas festas com eles.
É belíssima!
E ai... qual dessas festas vocês iriam querer visitar?
Instagram: @caroltelesbispo
Link: https://go.hotmart.com/H7886274T