Hello, people!
Confesso que sou mais consumidora de filmes e séries de terror do que necessariamente de livros. Não sei se é a trilha, mas me envolvo bem mais na história quando está em tela, com som e expressões macabras dos personagens. Sou maluca por direção de arte, e nos livros você usa apenas a imaginação nesse quesito, e as vezes a minha não é tão boa assim.
Ainda assim resolvi trazer uma postagem falando sobre os melhores livros de terror que já li até hoje, o já vou adiantando que não foram muitos, mas importantes para mim. Vamos lá?
Não esqueçam de me acompanhar pelo Instagram e conversar por lá comigo sobre os seus livros de terror prediletos.
A VOLTA DO PARAFUSO
A Volta do Parafuso, ou A outra volta do parafuso, é um dos livros clássicos do horror.
A atmosfera fica por conta de uma casa estranha com estranhas crianças onde uma preceptora vai trabalhar. Logicamente que existem estranhos acontecimentos também, mas como quem nos narra a história é a protagonista e preceptora, não se tem muita certeza sobre a confiabilidade dela. Não é lá das narradoras mais confiáveis.
CONTOS DE LOVECRAFT
Não sou muito chegada a contos, sempre acho que está faltando algo no fim. Mas se pudesse escolher um contista de horror, certamente seria Lovecraft.
Amo Poe, mas existe uma espécie de ritmo no terror de Lovecraft que faz com o que o medo vá chegando de maneira gradativa e aterrorizante. É uma poesia tenebrosa.
Realmente gosto muitos dos livros dele.
A CASA ASSOMBRADA
Mais um livro onde uma preceptora vai trabalhar em uma casa estranha com gente estranha, mas aqui o John Boyne consegue finalizar com primor o que ele começa. Não que no livro do Henry James isso não aconteça, mas sempre existe um "quê" de mistério a ser desvendado nas coisas dos autores clássicos, para te deixar pensativo. E no caso do livro no Boyne isso não acontece. É aquilo e acabou. E tem umas ceninhas de terror maravilhosas.
Encontre AQUI
A HORA DAS BRUXAS
Sabe aquele livro que você vai vai querer ler com a bateria do celular carregada, caso falte luz e você fique no escuro? Esse é A Hora das Bruxas. Ou melhor, a duologia de A Hora das Bruxas.
A Anne Rice sempre soube criar um clima bom para te prender ao terror que desenvolve, e aqui não seria diferente.
Ainda que o livro remeta a bruxas em específico, o livro tem toda uma história complicada e obscena de fundo. Você sente medo pela protagonista e em alguns momentos da protagonista. O tipo de historia que vai narrar gerações tenebrosas da mesma familia, e isso é ótimo porque gera afinidade entre o leitor e a história.
NOVA JAGUARUARA
Terror nacional, minha gente! E melhor que isso, terror que se passa no nordeste!
Acho um máximo que autores tirem histórias incríveis de todo lugar, e foi exatamente o que Mauro fez com essa história. Pegou aquelas lendas que nossos avôs nos contávamos quando éramos crianças e íamos ao interior, e transformou em um puta livro de terror que não deixa a desejar para nenhum livro estrangeiro.
Encontre AQUI
O ILUMINADO
Quem não conhece esse clássico? Acho que todo mundo já viu pelo menos o filme, não? E ele tem cenas de arrepiar os cabelos. Com o livro também não é diferente. Claro que sinto muito mais apego aos filmes do que aos livros, quando se trata de terror, mas O Iluminado cumpre o que promete.
Um hotel assombrado e três moradores solitários brigando com o que é real e o que não é.
Encontre AQUI
IT
Esse é o meu predileto, mas vocês já sabem disso.
A questão de construir o medo em cima do que cada guri sente é simplesmente genial, e o King cuida muito bem dos seus personagens e sua trama nessa história. Ela é estupenda! Grande, são mais de mil páginas, mas todas incríveis.
O que alguns garotos podem fazer para proteger uns aos outros? Quer saber?
Venha flutuar vocês também!
Encontre AQUI
JOGOS MACABROS
Um dos vários livros de terror do R.S. Stine. E quem curte o gênero, certamente já leu alguma das histórias. Pessoalmente só li essa, e gostei bastante do que encontrei.
Claro que a capa e a sinopse entregam muito mais terror do que a gente encontra aqui, afinal os livros do Stine são para adolescentes, mas amei o clima que ele criou e como desenvolveu a história.
Encontre AQUI
OUTSIDER
Outsider foi o ultimo livro do King que eu li e, como sempre, ele sabe fazer o paranauê. É tanto que tem três livros em uma lista de dez.
Esse é um terror que redescobre um ser mitológico das histórias infantis, e achei isso simplesmente genial! Nada com fantasmas, ainda que eles assombrem porque vivem na culpa e no medo e esses jamais nos deixam, mas é diferente do terror tradicional ao qual estou acostumada.
Encontre AQUI
TRILOGIA DO ZAFÓN
Não pude selecionar apenas um dos três porque todos eles tem sua dose de terror e todas são incríveis.
Os livros do Zafon não são exatamente terror, mas funcionam dentro do gênero para os mais jovens que curtem. Esses três livros em específico contam histórias independentes, mas sempre com aquela nostalgia tenebrosa dos livros do autor. Sempre uma figura aterrorizante, e no caso desses três livros, figuras que vão assombrar essas crianças protagonistas.
Encontre eles AQUI
LIVRO BÔNUS
Eis um livro de um gênero que eu chamo de Lovely Terror (algo difícil de achar hoje em dia).
Rua das Lágrimas Flutuantes é um livro nacional com uma mistura de suspense, terror e romance. Uma ótima pedida para quem curte romances e tem medo de se aventurar no terror.
Acredite, a única coisa nessa história que dá medo é o tanto que ela é maravilhosa e que esse casal é incrível!
Uma dupla enfrentando o sobrenatural? Tô dentro!
Esse vocês encontram AQUI