Redes Sociais do Irreparável, e o porquê seguir.

Bom dia, pessoal!
Demorei um século entre ter a ideia dessa postagem, e conseguir escrevê-la. E olhe que é o tipo de postagem muito simples de se fazer, mas quem disse que é simples de arranjar tempo para compor? Pois é, tá difícil!

Enfim, esses dias andei analisando minhas redes sociais. Fazendo um levantamento quantitativo, e do tipo de pessoal que as seguem. Na maioria das vezes o público difere bastante de uma para outra, e me pergunto o motivo, já que essencialmente tudo é fixo em um mesmo tema: Literatura.

As vezes é porque algumas pessoas gostam mais de usar o Instagram, ou tem mais facilidade com Facebook. Entendo isso, sou dessas! Até uns dias atrás abominava o Snapchat - não que agora ame, mas a gente se adapta ao que precisa.E claro que cada rede serve para um tipo diferente de público, e acredito que esse seja o motivo de diferentes quantidades em diferentes redes.

Vocês devem saber que algumas dessas estão sendo bem mesquinhas com quem as mantem. Exemplo disso é que as postagens nas páginas do Facebook não são vista pelo quantitativo geral de quem a curte. É feito um corte significativo. Se tenho três mil pessoas curtindo, as vezes uma postagem só tem cem visualizações, e em horários bons! Se tiver curtidas e comentários, a quantidade de gente vendo é bem maior, do contrário a sua postagem praticamente passa despercebida.

O mesmo está servindo para o Instagram, e isso anda dificultando o trabalho do blogueiro pequeno e médio, como é o meu caso. Por isso ando indicando as pessoas a ter, pelo menos, três das cinco redes sociais maiores do site. Isso para não ficar de fora do que acontece por aqui.

Abaixo fiz um levantamento pequeno do que uso, e do que você ganha seguindo/curtindo cada uma das redes. Tenho que vender meu peixe, não é?! rsrs



O Facebook é aquela rede social onde posto tudo o que lanço no site. Se eu fizer uma resenha, um artigo literário ou algo no estilo, certamente a novidade será postada por lá.
Não tenho horário certo de postagem. Quando lembro que preciso divulgar alguma coisa, vou lá e divulgo. Mas percebo que as visualizações funcionam melhor quando publico algo de madrugada ou no começo da noite. Então se quiser ficar por dentro, esse é o horário.
Vocês também podem ativar as notificações, e assim poderão ver TUDO o que eu publicar por lá. Querendo ou não, ainda é minha rede social no quesito "trabalho virtual". O alcance é maior, e é a que melhor você consegue monitorar esse alcance.

Link AQUI


O Instagram é a rede que mais gosto de usar por conta da facilidade, sem contar que adoro fotografia!
No Instagram do blog vocês ficam sabendo de primeira mão sobre os livros que chegam por aqui, ou livros que acabo, os que amo e odeio, e as coisas que vão ser lançadas e que estou super ansiosa para ver.
Também podem ver partes dos ensaios literários da minha filha, e algumas poucas bobagens. Afinal, não deixa de ser uma rede social minha, acima de literária. Mas fiquem tranquilos, já que cerca de 90% das postagens por lá são sobre livros.
É a que mais gosto de mexer, e amo de paixão ver as dos outros. Pena que sofre com esse negócio de corte de visualizações. Mas nesse caso também você tem o "ativar notificações". Oh ferramenta abençoada!

Siga: @caroltelesbispo
Instagram com os ensaios da pequena Eliz: @sendoeliz



O Twitter é uma dessas redes sociais que tenho problema de adaptação. As coisas lá são bem instantâneas, e eu não sou uma pessoa que fica o tempo todo com o telefone na mão, e daí perco muito do que os meus amigos postam.
Contudo é uma rede que anda ampliando seus recursos, o que torna interessante. E para mim é um meio rápido de atingir empresas grandes e as editoras, no caso de sites literários.
Quando eu falo em atingir, não me refiro ao lado negativo, ok? Apesar de que muitas empresas recebem reclamações por lá, e costuma ser um meio rápido delas responderam, e se posicionarem positivamente em relação a vendas de produtos.
É a rede do "agora", e não tem a dificuldade que as de cima tem em relação aos cortes, até por ser uma rede rápida.
Gosto pelo imediatismo, e acabo não curtindo muito pelo mesmo motivo.
Praticamente tudo o que publico no Facebook eu também divulgo por lá. Além de alguns pensamentos do meu dia.

Link: AQUI


Minha paixão de rede social!
Não tem um só dia que não abra o Youtube, veja os vídeos dos canais que amo, e adicione outros para ver depois. Não tem nada que eu procure e não tenha no Youtube. Juro que a escada do meu quintal foi construida com um tutorial visto nele. rsrs
Acho que é a rede que mais cresce ultimamente por conta da facilidade. As vezes deixo os vídeos passando enquanto lavo prato ou tomo banho. É muito mais prático ouvir do que parar para ler uma notícia. É quase um rádio seletivo: você escuta o que quer.
Sinto um pouco de rancor porque, mesmo sendo a rede que mais curto e que mais me empenho para manter - já que cada vídeo exige muito mais do que um tempo para gravar - é a rede que menos cresce  (no meu caso). Ao contrário, perco mais seguidores do que ganho, e isso me deixa triste. Mas insisto nela e continuarei a insistir. Adoro!
Quase tudo o que tenho no blog eu tenho no Youtube, sendo que lá você não precisa ler, só assistir. Então vídeos dos livros que chegam, dos livros que leio, de organização, Tags literárias e afins. O conteúdo é até diversificado, e pretendo ampliar mais ainda esse "diversificado".
Essa rede eu recomendo COM FORÇA que vocês acompanhem.

Link: AQUI


Relutei bastante em ter o Snapchat. No fundo vejo como uma rede social meio que inútil. O conteúdo é muito rápido, e se perde depois de algumas horas. Mas entendo porque as pessoas curtem. Sacam a facilidade do Youtube? Pois bem, agora veja essa facilidade duplicada com vídeos curtos e toscos. Pois é, temos o Snapchat!
Acabei me rendendo ao Snap pela quantidade de pedidos que me fizeram. Algumas pessoas querendo saber como é o meu dia, e como faço para ler cuidando de dois filhos (tarefa difícil). Então acabei criando uma conta, e mesmo que não saiba usar muito bem, me esforço para ter sempre o que colocar nela. O bom é que não preciso planejar conteúdo, só colocar a câmera para funcionar e pronto!
No Snapchat eu falo de livros, mas muito mais do que dia a dia. Sou mãe de um bebê de três meses e isso me toma um tempo absurdo, então sempre tem meus filhos nos meus vídeos, e isso vai acontecer por um bom tempo.
O legal do Snap é que você acompanha como anda a vida da pessoa em tempo real. Me acabo de rir com alguns vídeos de amigos, e confesso que até curto gravar vídeos sem precisar de horas de edição.
Vai, é meio sem sentido, mas é divertido! rsrs

Siga: caroltelesbispo