Passados Revelados e porque guardar segredos é uma bosta

Título: Passados Revelados
Autor: Fernanda Caleffi Barbetta


Sinopse: Após o terrível acidente Anne tentava seguir sua vida da melhor maneira possível, continuou trabalhando no escritório de Arquitetura, casou-se com Bruce e aguardava ansiosa as férias de Lisa para que pudesse vê-la. O grande segredo que tentou guardar veio à tona e foi uma grande vergonha diante de seus familiares. Apenas quem não sabia da verdade era Lisa, sabia apenas que era filha de Erick e Claire, e Anne era sua tia, mas desde a morte de Claire a assumiu como filha e em seus primeiros anos de vida morou com Anne em Warren e depois mudou-se para Londres para morar com o pai e a avó.



Não falarei muito sobre do que se trata esse livro, já que ele é a continuação do primeiro e esse tem muita coisa para ser descoberta. Mas posso adiantar que se no primeiro volume a gente fica agoniado de raiva com muitas coisas que não são ditas, nesse o sentimento amplifica. A vontade é de pegar os personagens, sacudi-los e dizer: amigo, fala logo essa bexiga porque guardar segredos não resolve o problema.

É um livro onde todo mundo tem um segredo escondido, o que lembra bastante dramas familiares das grandes escritoras do gênero, como a Sarah Jio e a Lucinda Riley. Só que diferente das muitas páginas que aquelas autoras precisam para desenvolver uma história, Fernanda faz um livro condensado onde só as informações essenciais são transmitidas. 

Sim, não é um livro de narrativa poética, com passagens incríveis sobre a paisagem ou pessoas, coisa que as grandes fazem em suas histórias, e talvez por isso usem tantas páginas. A autora aqui vai direto ao ponto, e isso pode fazer com que o leitor não se identifique por completo com os personagens, que foi o que aconteceu comigo. Eles entram e saem de cena e não senti qualquer tipo de empatia por eles, coisa muito importante para mim quando se trata de dramas familiares. Mas, olha, isso não tira a grandeza do que a autora constrói aqui em termos do emaranhado da problemática que se apresenta no primeiro livro, e que vem se desenvolver nesse. 

É um livro para quem curte dramas familiares dos bons, com direito a situações que vão te fazer degolar um ou outro personagem, mas venham na fé! No fim das contas acho que o final da história foi fantástico e fechou com louvor o que se construiu em todo os dois livros, embora a autora ainda deixe um gancho para desenvolver muita coisa. 

Resenha do primeiro livro: AQUI

Leia também: Outros dramas familiares interessantes