"Artemis" e uma grandiosa volta na lua

Título: Artemis
Autor: Andy Weir
Editora: Arqueiro (Cedido em parceria)
Skoob: Adicionar
Amazon: Comprar

Sinopse: ANDY WEIR, AUTOR DO BEST-SELLER PERDIDO EM MARTE, RETORNA COM UM THRILLER IRRESISTÍVEL - UMA HISTÓRIA DE ASSALTO NA LUA!Jazz Bashara nunca desejou ser uma heroína. na verdade, ela é uma criminosa, uma pequena contrabandista.
A vida em Artemis, a primeira e única cidade na lua, é difícil se você não for um turista ou um empresário rico, ainda mais se está com dívidas e seu trabalho mal cobre o aluguel.
Por isso, quando surge a oportunidade de ganhar uma enorme quantia cometendo o crime perfeito, Jazz não consegue recusar. A questão é que esse delito é apenas o começo de seus problemas, pois a fará cair no meio de uma conspiração pelo controle de artemis.
Impulsionada pela narrativa sarcástica da protagonista, ambientada em uma cidade imaginária, mas extremamente familiar, Artemis é outra mistura irresistível de ciência, suspense e humor de Andy Weir, o autor de Perdido em Marte

Tem quase quatro anos que li Perdido em Marte, e pela minha resenha vocês irão notar o quão sou apaixonada por aquele livro! O quanto ele me conquistou, mesmo com as muitas referencias técnicas sobre coisas que não compreendia. Ele é simplesmente DIVINO! Então era isso o que eu estava esperando de Artemis, e ainda que a essência de Andy Weir esteja presente na história, a maestria que vi no outro livro não está. 

Como a sinopse diz, vamos acompanhar a história de Jazz, uma contrabandista que mora na Lua e arranjou uma empreitada que pode salvar sua pele por muitos anos, já que tudo é muito contadinho por lá em relação ao financeiro. Ela não hesita em aceitar o serviço, mesmo que ele seja difícil e perigoso, e é ai que o ritmo da história se desenvolve. 

Uma das características marcantes do autor é a explicação para tudo o que seja científico. Ele sabe expor com louvor o ar da Lua, as condições respiratórias e biológicas de quem vive por lá, como sobre o mecanismo de motores de máquinas agrícolas imensas, tudo sem perder o salto. Se bem que ele poderia estar me xingando ali e eu não iria saber, porque são coisas das quais não entendo. Mas o fato dele se arriscar em explica-las tem o seu mérito, porque é certo que alguém vai entender, e deixa o texto mais rico, embora também cansativo. 

Algo que admirava em demasia em Perdido em Marte era o protagonista. O cara tinha um humor maravilhoso para alguém perdido em outro planeta, prestes a morrer. O humor dele foi responsável pelo ritmo ligeiro do livro. Mark foi o melhor protagonista que li em 2015, tamanho o grau de brilhantismo do cara, e não só pelo bom humor, mas pela construção de sua personalidade como um todo e da trajetória de vida. Então eu esperava que Jazz, protagonista de Artemis, tivesse ao menos metade dessa simpatia, e não foi o que aconteceu. E nem venham me dizer que é por ela ser uma contrabandista e ele um herói americano. Meus personagens prediletos costumam ser bandidos e ladroes, então não tenho problema algum com esse tipo de gente. Só que ela merecia mais, e poderia ser muito mais do que foi. Fiquei esperando isso, e me decepcionei um pouco com o resultado. Ela passa longe de ser tão carismática. Uma pena. 

O conjunto do livro num todo é bem eficiente. O cenário é incrível (uma cidade na LUA!!!) e o ritmo agradável. Ainda assim eu esperei mais. Esse é o mal de se criar expectativas com histórias, as vezes elas não se assemelham ao que se espera delas. Ainda assim, super recomendo os livros do Weir, principalmente se você gosta de ficção científica interplanetária.