Resenha de "Sobre a Escrita" (Stephen King)

Título: Sobre a Escrita
Autor: Stephen King
Editora: Suma de Letras
Adicionar: Skoob

Sinopse: Sobre a Escrita - O livro é considerado por muitos uma autobiografia do King e os leitores terão a oportunidade de mergulhar um pouco na vida pessoal dele (como, por exemplo, o acidente que quase o matou em 1999) e conhecer também como funciona seu processo de escrita.







Sei que é perigoso criar expectativas em cima de algo, e eu vinha criando em cima desse livro há um bom tempo. Por isso tive medo quando a Suma disse que estaria trazendo para o Brasil, e mais medo ainda quando finalmente o peguei para ler. E que maravilha quando suas expectativas são atendidas em graus extremos! Dizer que eu estou completamente apaixonada por esse livro é pouco.

Minha história com King é curta. Li uns dois livros dele na adolescência, e nem era dos melhores. Passei uma vida evitando o cara por achar que eu teria medo de seus livros, e tudo bem que existe uma certa lógica nessa ideia; afinal, o cara é mestre do horror literário! Contudo desde o início do ano que eu venho dando uma oportunidade para coisas que não costumo ler, e um delas é King. 

Comecei IT, mas a quantidade de livros que PRECISO ler vão sempre passando na frente, e eu vou adiando terminar essa leitura. E então ganhei o Sobre a Escrita de aniversário, e o comi como uma estudiosa da construção da literatura: anotando as informações que achava relevante para mim enquanto escritora, e colocando muitas de suas frases no meu mural motivacional. Sim, eu tenho um mural motivacional. 

Acho que todos vocês já sabem que Sobre a Escrita não é um romance ficcional. É uma mistura de uma biografia simplificada do autor com muitas dicas para escritores de qualquer gênero. Portanto não é o tipo de livro que vá te dar medo, como a maioria dos livros do autor - apesar de que eu tive meus momentos de desespero durante essa leitura. 

O livro é dividido em momentos. Começa contando um pouco sobre a infância do autor, pedaços da adolescência e fase adulta. Lembrando que é uma mini biografia, portanto só temos as partes que ele julgou importante para a construção do King escritor. São passagens engraçadas, tristes e as vezes até pouco críveis, mas que faz todo o sentido se olharmos quem é o cara. 

Disso pula para a fase que ele chama de "Caixa de Ferramentas". Um compilado de dicas de como se organizar para escrever. De como colocar na ordem o que deve ser feito primeiro, e o que pode adiar. Confesso que de início me vi meio perdida nessa parte. Nunca fui muito organizada, apesar de ser uma das poucas escritoras que conheço que tem uma linha do tempo antes mesmo de começar a escrever uma história. 

Daí vamos para um pedaço grande de gramática, e convenhamos que a gramática do inglês não é igual a nossa, e por isso bato palmas para a tradução, que teve que adaptar o que ele queria dizer a nossa realidade. E pode apostar quando digo que todas essas informações foram muito importantes para mim. Hoje me observo muito quanto a quantidade de advérbios que uso em um texto, e a construção das minhas orações e tempos verbais. Pode parecer chato, mas é um deleite para quem curte escrita, e bem necessário para um texto rico. 

Então passamos para a parte das ideias, e de como, do nada, ele tirou as fascinantes ideias para Carrie e muitos dos seus outros volumes. Foi nessa parte que percebi que um autor é acima de tudo, um observador da vida alheia. Não que seja fofoqueiro, mas que presta atenção em conversas e comportamentos muito mais do que algumas pessoas "normais". E não estou me referindo apenas a forma como alguém se veste ou segura um cigarro, mas em decifrar o que aquela pessoa estaria pensando enquanto fumava ou escolhia uma roupa bizarra para sair de casa. 

Não garanto que você terminará Sobre a Escrita com milhões de ideias e com um roteiro pronto de como escrever um livro. Isso não existe, meu camarada! Todo mundo pode escrever algo, mas nem todo mundo nasceu para escrever algo realmente bom. E mesmo com anos de esforço e exercício, se você não tem o dom, é melhor procurar em outro lugar. Pode parecer um desestímulo, não é? Pensei o mesmo quando li King dizendo isso. Mas acho que se fosse um amigo meu preferia que ele dissesse a verdade do que mentir que sou boa em algo que não sou. 

Leitor ou escritor, Sobre a Escrita é uma aula para qualquer um. Não concordo com tudo o que o autor diz aqui, mas de modo geral acho que ele tem tempo suficiente de carreira para deixar dicas e saber que as pessoas vão pegar aquelas que mais se adequarem aos seu perfis. 

Leia Sobre a Escrita, e depois conversamos sobre o gênio King e sua arte de ensinar a escrever arte.