Aplicativo para leitores


Hello, people!

Como eu sou uma pessoa do bem que sempre traz dicas legais para vocês, hoje eu vim falar sobre o Book Buddy, que é um aplicativo que descobri há pouco, enquanto pensava em voltar a fazer a catalogação dos meus livros mais recentes, que ainda são intrusos na estante.

Nem preciso vir aqui para falar sobre a importância da catalogação dos livros, caso tenha uma biblioteca maior. Cinquenta livros são fáceis de cuidar, mas um leitor quase nunca fica com a mesma quantidade de livros, e esses cinquenta viram quinhentos rapidinho. Daí a importância de ter um registro de tudo o que tem, de tudo o que leu, e do que emprestou, se for o seu caso.

Sempre fiz catalogação em um caderno, mas vamos combinar que isso é muito retrô e trabalhoso. Então passei a fazer em uma planilha do excel, e digo por experiência que é um dos melhores modos de catalogar hoje em dia. Vocês podem até fazer na planilha do Google Drive, por uma questão de segurança, e para carregar a biblioteca sempre com vocês. Então ainda que eu esteja apresentando agora um modo diferente de fazer, afirmo que o Excel é a melhor opção, dentre as acessíveis para o leitor comum.

As bibliotecas costumam ter programas incríveis para catalogar, alguns deles até disponíveis para compra por pessoas físicas, mas sendo bem sincera não vejo utilidade em pagar por algo que você pode fazer usando uma planilha simples. Vamos cuidar do bolso, galera!

E como hoje em dia existe aplicativo para quase tudo, a catalogação não poderia ficar de fora. No Android sei que tem vários, mas para IOS só consegui achar esse que fosse funcional para as minhas necessidades. Não sei dizer se existe dele para Android, mas aposto que podem achar similares. Também não tenho como garantir que eles não vão cobrar depois de uma certa quantidade de livros catalogados (nesse app que achei ele cobra 18,90 depois de 50 livros cadastrados). 

Abaixo segue um vídeo simples mostrando um pouco da interface do aplicativo. Não gravei com áudio, mas dá para entender tranquilo como ele funciona. E se ainda ficarem com dúvidas, me procura no Instagram que esclareço. 





Veja também: 






Saiba mais em Canva para autores