Como fazer um título que convida o leitor


Engana-se quem pensa que escrever para um blog/site é fácil. Ok, se você o fizer em formato de diário, só para servir como desabafo, ele torna-se fácil, mas acredito que depois de tempo blogando você vai começar a mudar seu jeito de encarar esse mundo. Vai enxergar potencial nisso, inclusive como gerador de renda, como afiliado, adsense, publieditoriais ou produtor de conteúdo digital, com midia kit ou planners, por exemplo.

Sou blogueira há sete anos e já tive muitos momentos de achar que isso aqui não estava dando em nada, e por isso só postava o que precisava postar, como as resenhas que tinha que entregar para as editoras. Mas era ai que eu estava errando, e quando comecei a enxergar isso, achei que já era hora de sacudir a poeira e investir nesse espaço. E isso não quer dizer necessariamente que você precisa colocar dinheiro, em um primeiro momento.


A recomendação de modo geral é que se tenha um blog, de preferência no Wordpress, mas nada impede que use o Blogger. Pessoalmente estou adapta ao Blogger e não tenho pretensão de mudar por agora. Em seguida pensar em domínio, e aqui insisto para que façam porque um site/blog com domínio tem muito mais credibilidade entre os leitores e no próprio Google. Paguei 21,00 no meu e é válido para o ano inteiro (Link AQUI). Lembrando que se você usa o Blogger, a hospedagem é dele, mas se usa o Wordpress precisa pagar hospedagem também. 

Com o domínio ok, eu fui em busca de melhorar o SEO do site. De acordo com o SEO Master, eis o significado:

SEO (Search Engine Optimization),  também conhecido como otimização de sites, é rapidamente definido como uma forma de aumentar os acessos do seu site através de um conjunto de técnicas e estratégias que permitem que um site melhore seu posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, como Google e Bing. Link
Entenderam esse conceito? Demorei um pouco para assimilar, mas depois que assimila fica mais fácil. Basicamente SEO é um jeito de fazer com que seu site seja mais visto pelas pessoas e que figurem nas primeiras páginas nos sites de busca, como o Google.


Existem diversas técnicas para fazer isso acontecer, e não tem como colocar todas em uma única postagem. Mas vamos por partes. Estou criando uma TAG no site apenas para dicas sobre isso, com os mais variados assuntos. Hoje vamos falar sobre títulos. 


Tenha um título atraente.

As pessoas que usam a internet, quando não estão em redes sociais, estão sempre buscando alguma coisa. E é ai que você precisa ficar atento aos títulos do que escreve. Postagens que começam com "Como fazer um planner em casa" ou "Dicas para fazer um planner caseiro" ou ainda "Aprenda a fazer um planner caseiro" tem muito mais visualizações do que apenas "Planner Caseiro". Isso porque quando você busca no Google, normalmente coloca os conectores do "como, dicas e aprenda". Sei disso porque eu própria faço assim. Então posts com dicas e listas são muito mais acessados do que sem elas.


Outra coisa que mudei aqui e que super funcionou para o meu nicho, foi modificar a estrutura titular das postagens nas resenhas dos livros. Quando eu escrevia apenas títulos como "Resenha de A Pecadora", a média de visualizações da postagem ficava em 50, e sendo bem positiva. Todo mundo que posta resenhas tem o mesmo estilo para postar essas resenhas, e provavelmente o mesmo jeito de criar o título, e por isso o seu post acaba ficando no limbo de posts semelhantes. Veja abaixo a média de visualizações. Lembrando que sempre desativo os comentários no site. 

Já quando passei a mudar a técnica, mantendo o nome do livro no título, mas acrescentando mais algo que certamente iria fazer alguém se interessar em ver a postagem, o acesso aumentou em cerca de 100%. E isso tem acontecido em todas as postagens que comecei a aplicar essa mudança. Aprendi com o redator de Listas Literárias, site que adoro, e desde então sigo essa linha que tem super funcionado comigo. 


Para conseguir aplicar mudanças funcionais, o redator tem que entender o público do seu blog. Saber o que ele busca e como facilitar sua vida em relação a isso. Criar uma empatia e dependência daquele leitor por suas postagens não só pelo conteúdo, mas pelo seu modo de trabalhar esse conteúdo. E tudo começa com um simples título. 


Fiz um curso chamado Redator Hacker que me ajudou absurdamente a desenvolver o meu olhar próprio para minhas postagens. Não só em relação ao título, mas todas as técnicas necessárias para convidar novos leitores para o meu site, e puxar de volta aqueles que andam distantes. Sério, esse curso salvou minha pele como blogueira e me custou uns 20,00. Se tiver interesse em fazer, dá uma olhadinha nele. Confere o conteúdo do curso e tudo o que ele á capaz de te ensinar por tão pouco.


E por fim minha última dica: Estude o seu nicho. Esteja ciente do que as pessoas gostam, o que elas querem e como você pode trazer um conteúdo diferente dentro daquele tema. Ser único dentro da internet, que é um espaço tão imenso, é muito difícil, mas não impossível. Basta repensar seu olhar e aplicar aquelas técnicas especiais que as vezes a gente não prestou atenção que existem, mas que estão lá e são super fáceis de fazer. 

E se quiserem tirar dúvidas ou conversar comigo sobre esse assunto e outros, basta me procurar no Instagram, ou através do email: actb17@yahoo.com.br. Também estou aberta para dicas de outras postagens que vocês queiram ver dentro do assunto.