Resenha de "As Crônicas de Marte" ( Vários Autores)

Título: As Crônicas de Marte
Autor: Vários Autores
Editora: Arqueiro
Skoob: Adicionar

Sinopse: Uma princesa de Marte e As crônicas marcianas, dos mestres Edgar Rice Burroughs e Ray Bradbury, foram clássicos que influenciaram a imaginação de milhões de leitores e mostraram que aventuras espaciais não precisavam se passar numa galáxia distante, a anos-luz da Terra, para serem emocionantes. Elas poderiam ser travadas logo ali, no planeta vizinho.Antes mesmo do programa Mariner e da corrida espacial, a imaginação povoava nosso sistema solar com seres estranhos e civilizações ancestrais, nem sempre dispostos a fazer contato amigável com a Terra. E nesse período, de todos os planetas que orbitavam o nosso Sol, nenhum tinha uma aura de maior romantismo, mistério e aventura do que Marte.
Com contos escolhidos e editados por George R. R. Martin e Gardner Dozois, As crônicas de Marte retoma esse sentimento ao celebrar a Era de Ouro da ficção científica, um período recheado de histórias sobre colonizações interplanetárias e conflitos antigos.
Para essa missão, autores consagrados como Michael Moorcock, Mike Resnick, Joe R. Lansdale, S. M. Stirling, Mary Rosenblum, Ian McDonald, Liz Williams e James S. A. Corey foram convidados a regressar ao misterioso planeta vermelho, aqui representado como um destino exótico, com canais ancestrais, desertos, cidades em ruínas, civilizações impressionantes... e, é lógico, perigos inimagináveis.
Enfim, o bom e velho Marte está de volta

Tá, não sou exatamente fã de livros de contos. Na verdade, tenho muita dificuldade com esse tipo de literatura. Gosto de criar uma intimidade com os personagens, e com contos a dificuldade quanto a isso é grande. Não há tempo suficiente. Mas quando a editora veio com um livro de contos que se passa em Marte, eu pirei. Vamos combinar, sou completamente ensandecida por ficção científica que se passa no espaço. Então acabei solicitando. 

Apesar de, para mim, a melhor coisa do livro ter sido a apresentação do Martin -realmente viajei legal na introdução dele sobre o planeta vermelho, e até me senti ligada ao autor pelas ideias que ele tinha sobre toda a teoria do lugar, As Crônicas de Marte tem seus méritos como livro de contos. 

Acredito que os organizadores souberam mesclar muito bem histórias diferentes nesse livro. E não só de enredos diferentes, mas de linguagem diferente. Tem protagonistas homens incríveis, mulheres maravilhosas, e paisagens de perder o fôlego. Sim, porque não é difícil entrar na cabeça desses autores quando o assunto é imaginar o lugar que eles pintam em seus contos. Pessoalmente amei a ideia de uma Marte antiga do segundo conto do livro, apesar dele passar longe de ser meu predileto. 

Alguns com um pé na fantasia, outros na ficção científica pura, e alguns com uma mensagem um pouco mais sociológica, todos os contos deixam uma sensação interessante. As vezes de uma cabeça mais criativa de um autor, outras vezes realmente de uma coisa mais bruta, mais real. Mas os quinze contos foram bem selecionados para agradar gregos e troianos no quesito Marte. 


É lógica a devoção que alguns desses autores tem às histórias do escritor Edgar Rice Burroughs, que é um dos precursores de livros sobre o planeta vermelho num contexto de ficção. As referências estão todas lá, nas entrelinhas. Achei isso uma maravilha de se ler, já que acredito que não fomos agraciados com todos os livros do autor sobre a princesa Dejah e John Carter aqui no Brasil. Por mim, mais escritores fariam mais coisas usando o espaço como pontapé. Vamos combinar, ali tem muita corda para desenrolar. 

Meu conto predileto foi o terceiro, que é sobre um personagem pirata. Um pirata em Marte! Já imaginaram isso? Amo piratas e amo Marte. Uniram duas coisas que adoro em um único conto, então foi lógico gostar dele. Mas tem pra tudo quanto é gosto. Também adorei o conto As Tumbas dos Reis Marcianos, que tem um pitada grande em Indiana Jones e Allan Quatermain - também adoro esse estilo de história. 

Enfim, não foi o melhor livro que li, porque passo longe de contos sempre posso. Dificuldade enorme com histórias partidas. Parece que sempre está faltando algo delas. Mas As Crônicas de Marte não é de um todo um livro ruim. Acho que se fossem quinze livros completos sobre essas histórias eu iria gostar muito mais. Mas se tenho que me contentar com contos, que seja! Eles foram bem aproveitados.