Resenha de "Mudbound" (Hillary Jordan)

Título: Mudbound - Lágrimas sobre o Mississippi
Autor: Hillary Jordan
Editora: Arqueiro (Cedido em Parceria)
Skoob: Adicionar

Sinopse: Um amor proibido, uma traição terrível, uma agressão selvagem. Um romance de força impressionante, que nos faz mergulhar nas contradições do Mississippi pós-Segunda Guerra Mundial.Ao descobrir que o marido, Henry, acaba de comprar uma fazenda de algodão no Sul dos Estados Unidos, Laura McAllan, uma típica mulher da cidade, compreende que nunca mais será feliz. Apesar disso, ela se esforça para criar as filhas num lugar inóspito, sob os olhos vigilantes e cruéis de seu sogro.
Enquanto os McAllans lutam para fazer prosperar uma terra infértil, dois bravos e condecorados soldados retornam do front e alteram para sempre a dinâmica não só da fazenda, mas da própria cidade. Jamie, o jovem e sedutor irmão de Henry, faz Laura de repente renascer para a vida, enquanto Ronsel, filho dos arrendatários negros que trabalham para Henry, demonstra uma altivez que não será aceita facilmente pelos brancos da região.
De fato, quando os jovens ex-combatentes se tornam amigos, sua improvável relação desperta sentimentos violentos nos habitantes e uma nova e impiedosa batalha tem início na vida de todos.
Alternando a narrativa entre vários pontos de vista, este premiado romance oferece ao leitor diferentes versões dos acontecimentos. Os personagens, lutando por sentimentos de amor e honra num lugar e época brutais, se veem dentro de uma tragédia de enormes proporções e encontram redenção onde menos esperam.
Sou uma leitora que essencialmente demora para pegar livros com temáticas históricas. Não porque desgosto, mas porque gosto tanto que levo uma eternidade lendo, e fico com a história na cabeça por semanas depois que acabo. Normalmente são esses livros que me colocam de ressaca literária, e não estou podendo me dar o luxo de ter ressaca. Não com a quantidade de livros parados na estante. 

Então eu fui com calma quando pensei em pedir Mudbound. Estava interessada na sinopse desde que soube do lançamento do filme, e era o tipo de livro que gostava. Aquela coisa de retratar o negro de um modo quase animalesco para a época e o local. Minha curiosidade acabou vencendo o temor, e recebi o livro em casa para avaliação. E gente, que livro! 

Se você é daqueles que curtem O Sol é para Todos e uma boa parte de E o Vento levou, vai se ambientar fácil nessa história. Não que as épocas sejam semelhantes, estamos falando de tempos distintos da história, mas é incrível como os americanos tem ainda essa coisa forte contra os negros independente do tempo. Claro que não é a mesma coisa do que na época da Guerra Civil, por exemplo, mas ainda está lá. Cutucando quem ousar explorar. 

Em Mudbound nós conhecemos duas famílias. Os McAllan, formada essencialmente de pessoas brancas e os Jackson, formada por negros. Ambos com um certo tipo de ambição na vida, e ambas com determinadas limitações para realizar seus sonhos. E de modo geral a história do livro vai se desenvolver ao redor dessas pessoas. Sobre seus desejos e como as vezes não é a cor que determina o nível de sucesso, ainda que ela seja um condicionante importante quando seus sonhos dependem de um lugar tão preconceituoso como o Mississippi no começo do século XX. 

É um livro que vai falar sobre as classes sociais, e aqui não me refiro apenas a brancos, negros; pobres ou ricos. Mas ao gênero também. Que o fato de ser pobre, negro e mulher, por exemplo, te coloca em uma subcategoria de vida abaixo das demais. E mesmo assim, dependendo do seu grau de força para suportar e lutar pelas coisas, isso pode não querer dizer absolutamente nada. 

Mudbound é um "tratado" social sobre uma determinada época, um determinado lugar e pessoas que por acaso ali estavam. Do mesmo modo que foi com os McAllan e os Jackson (atente para os nomes tipicamente clássico para cor de pele), podia ter acontecido semelhante com quaisquer outras famílias, e acho que essa foi a máxima da autora quando abordou esse tema, que é de certo modo manjado, mas apenas se você seguir uma linha fixa do que escrever. Mude os óculos e terá outros olhos para um momento ou situação. Foi isso que Hillary fez aqui. 

O único motivo de ter tirado uma única estrela do livro foi porque ele me entregou um material diferente do que esperei, principalmente na finalização da obra. E talvez não estivesse no momento correto para ler esse tipo de livro. Ainda assim, é um livro grandioso. Se não fosse, não teriam transformado em um filme tão grandioso quanto.