Resenha de "A Missão" (Patrick Ness)

"Esplendoroso"

Sinopse: Nós estávamos na Praça, na praça onde eu iria correr, segurando ela, carregando ela, dizendo-lhe para permanecer viva, permanecer viva até que nós estivéssemos seguros, até que chegássemos ao paraíso, assim, poderiam salvá-la - mas não havia nenhuma segurança, nenhuma segurança em nada, havia apenas ele e seus homens... Fugindo anteriormente de um exército implacável, Todd deixou Viola ser desesperadamente ferida direto nas mãos de seu pior inimigo, o prefeito Prentiss. Imediatamente separado de Viola e preso, Todd é forçado a aprender os caminhos da nova ordem do prefeito. Mas que segredos se escondem fora da cidade? E onde está Viola? Ela ainda está viva? E qual é a misteriosa resposta? E então, um dia, as bombas começam a explodir... "A Missão" é um romance tenso, chocante e profundamente comovente de resistência sob a pressão mais extrema. Este é o segundo título da trilogia "Mundo em Caos". (SKOOB)

Tem sempre aquele livro que o primeiro é genial e o segundo é uma completa merda. Oh, céus! Nunca poderia dizer que A Missão sofre da síndrome do livro do meio, simplesmente porque é tão perfeito como foi O Motivo. Se eu já amava a escrita de Ness com o primeiro, com esse eu fui ao delírio. 

Como todo livro do meio, não posso falar muito dele sem soltar qualquer espécie de spoiler. Todd e Viola ainda contracenam esse livro, e com capítulos alternados, que não necessariamente alternam entre um e outro, motivo pelo qual me deixava completamente insana por ler mais. Ness é um daqueles autores que sabem te prender na escrita, e isso é maravilhoso! 

A série Mundo em Caos mistura duas coisas que adoro: Ficção científica estelar com Distopia. No primeiro a gente fica mais com a parte de ficção, nesse segundo a distopia é pesada e em alguns momentos, bem sufocante. O fato dos personagens masculinos terem O Ruído (explicação na resenha do primeiro livro), afeta muito a ordem dos acontecimentos porque não há nada que possa ser escondido de um homem para o outro, com algumas exceções deliciosas que vocês irão descobrir durante a leitura. 

Por mais que a gente tenha dois personagens completamente diferentes protagonizando aqui, a amizade entre eles é uma das melhores que já li nos vários livros em que toquei. Há uma pegada de romance? Sim, mas ela é tão sutil que tem horas que aplaudo o autor, e tem horas que quero socá-lo. Todd e Viola se amam independente de pele, e esse amor é palpável ao ponto de ser emocionante, de fazer chorar de verdade. O que um sofre, o outro sofrerá em igual intensidade, sendo que Viola é mais racional do que Todd. Ele é o tipo de cara que não pode  vê-la sofrer que entra em pânico. 

A Missão é o livro onde você vê como os personagens crescem, e como é bom vê-los crescer. É cruel e rápido, mas é claro e certo. Percebem como o livro pode ser uma contradição dele mesmo? Pois é. Gênio! 

Não tem como falar desse livro sem citar alguns personagens novos que aparecem. Alguns por pouco tempo, e outros passam de "apenas citados" para "PQP, que irado!". Pessoalmente me apaixonei por um que odiava no livro anterior, mas... Bom, digamos que Ness não é de ter pena de seus personagens. 

O autor tem uma facilidade impressionante de criar laços entre as pessoas e entre os fatos. Nunca um laço forçado, e percebemos isso já em O Motivo. Ele é um grande gênio com a poética na narrativa. As mortes são plácidas e belas, pelo menos muito mais bela do que certas vidas. O ruído é o responsável pela construção de metade dessa beleza, a outra eu deixo por conta da quantidade de personagens incríveis que ele criou. 

Mundo em Caos me foi indicado por um pessoa no Twitter há mais de um ano. Não lembro exatamente como ocorreu essa interação e como chegamos nessa série, mas agradeço sempre que lembro por ter sido apresentado a ela. É uma série pouco conhecida, e por isso escuto muito "nunca ouvi falar", mas gente, ela PRECISA ser lida! Até eu conhecer Maze Runner, essa era minha segunda série distópica predileta, contudo ainda falta ler o terceiro livro para descobrir como ela termina. Quem sabe ela não volta para o segundo lugar? Tudo é possível. 

Se eu recomendo? Caraca, eu necessito que vocês leiam essa série! Ela é mágica quando quer ser apenas simples. Ela é simples mesmo quando tem naves espaciais e O Ruído no meio. Ela é escandalosa de tão boa, e se vocês curtem o estilo, leiam!