Resenha de "Maze Runner" Correr ou Morrer (James Dashner)

"Só uma palavra: CARAMBA!"

Sinopse: Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho.
Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o acolhem e o apresentam à Clareira, um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali, nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. 
Thomas será mais importante do que imagina, mas para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr, correr muito.  (SKOOB)



Se alguém tivesse me dito antes que eu acharia Maze Runner um bom livro, eu reviraria os olhos e seguiria minha vida tranquila sem nunca ter lido e achando que estava tudo bem por isso. E então eu pego o livro para ler despretensiosamente e... CARACA!!!!!! Apaixonada? Vocês não fazem ideia do quanto!

Maze Runner começa falando sobre um garoto em um elevador. Ele não tem memória do passado e nem sabe para onde esta indo. E então ele chega à Clareira, uma espécie de campo cercado por muros imensos onde abriga cerca de cinquenta garotos na mesma faixa etária que ele. Do mesmo que Thomas, o nosso protagonista, todos os outros chegaram ali sem memória e sem propósito. 

A parte louca é que essa clareira é isolada de tudo. Ao redor dela tem um labirinto que ninguém jamais conseguiu desvendar, mas que não permite que eles fujam de lá porque as portas se fecham a noite os trancando dentro, e se você estiver do lado de fora, então você é comido pelos Griever, uma espécie de mutação misturada de larvas gigantes e aparelhos cortantes. 

Thomas tem uma intuição de que aquele lugar lhe é familiar demais, e a partir do momento que ele entra na Clareira, as coisas começam a ficar diferentes e perigosas para os garotos, fazendo com que o instinto de sobrevivência deles fale mais alto, e cuidar da sanidade moral uns dos outros passa a ser irrelevante. 

Estou aqui pensando o que poderia falar desse livro para deixar vocês empolgados e maravilhados como fiquei. Realmente um monte de coisas, mas nenhuma delas eu poderia dizer por ser spoiler. Então vou tentar falar do que senti e do tanto claustrofóbico que foi ler Maze Runner. 

Entenda o seguinte, sabe quando você esta lendo e o livro é bom, mas linear? Esqueça linearidade nesse livro! Ou melhor, esqueça tudo o que vocês acham que sabem sobre a escrita de alguém e tratem de ler Dashner. O cara tem a melhor escrita em terceira pessoa que já vi! Sempre achei que a narrativa em primeira pessoa ajudava o leitor a se aproximar dos personagens, isso até ler Dashner e ficar tipo \o/  Ele realmente me aproximou de Thomas, sem contar de Minho e de Newt e de... Pois é, deu para perceber que os caras mais fodas do ano eu tirei desse livro. Amores eternos por eles!

O autor jogou um monte de crianças dentro de um espaço sem saída e fizeram com que eles trabalhassem em conjunto para poder viver ali. Existe uma hierarquia de funções e vários chefes de vários segmentos diferentes. Tem gente que cuida de fazer comida, gente que planta, gente que cuida de animais, e no meio ainda tem os runners, que são os corredores que percorrem todos os dias o labirinto do lado de fora tentando achar uma saída ou uma pista do que eles estão fazendo ali dentro. É bem arrumadinho e bacana de se ler, mas não imagine que isso tudo é lindo e passarinhos e flores. Longe disso! E os runners são tipo... OMG, que caras fodões! 

Desculpem o meu excesso de xingamento por aqui, mas acontece que o livro é repleto deles, o que deixou ele fantástico visto que garotos falam palavrões e garotos juntos numa porra de Clareira sem saída e misteriosa, falam palavrões triplicadamente! rsrs

Cada personagem aqui tem sua função na trama. Minho para mim é imbatível, apesar da minha queda pelo jeito de Newt. São garotos que tiveram que aprender a ser fortes pelas consequências de seus atos, e até o dia em que Thomas chega na Clareira para se juntar a eles, tudo ia na mais completa paz, tirando alguns poucos incidentes. É só o garoto chegar e uma série de maluquices começam a acontecer. Falo sério quando digo que vocês não vão conseguir respirar normalmente lendo esse livro.

E o que falar do nosso protagonista? Caraca, velho, ele é divino! 
Inteligente, modesto, maravilhoso em combate e um poço de calma e frieza. Claro que estou apaixonada por ele também! O problema de um livro repleto de garotos poderosos é que você certamente vai se encantar com todos eles. 

Quanto ao mistério da Clareira, ai ai, gente, queria dar um beijo na cara nerd do autor e dizer que ela foi fantástico! 

O cara descreveu as cenas de ação com maestria, as cenas de mistério com um suspense que te deixa aéreo. O livro inteiro é uma montanha russa de emoções. E quando você acha que vai poder respirar um pouco entre uma cena e forte e outra, eis que o autor não deixa ninguém respirar e o livro é frenético do começo ao fim. Vou ter que admitir que estou sem metade de todas as minhas unhas por causa dele. 

O livro é muito bem bolado! É muito bem escrito! Tem os melhores personagens em conjunto que já vi!

Se vocês estão sentindo falta de algum romance, não sintam. Claro que tem um pé de romance em algum ponto da história, bem pouco, mas tem sim. E dai vocês me perguntam... Mas se o livro só tem homens, como pode ter um romance? Tirem essas bundas da cadeira e vão ler para descobrir. Prometo que é uma das coisas sufocantes dele. 

Tenho que deixar claro que esse livro é uma distopia, apesar de não parecer claramente uma. Acredito que fãs do gênero vão amar essa história. Ela entrou fácil no lugar de Mundo em Caos (Minha segunda série distópica predileta). E meu medo é que antes do fim da trilogia eu coloque ela no lugar da primeira. Sim, já estou lendo a continuação que está tão maravilhosa quanto foi Correr ou Morrer. 

Se vocês querem mais motivos para ler, preparem-se que Maze Runner vai virar filme ano que vem. Tem várias fotos já no Google e eu estou neurótica pelo trailer. 

Pelo amor de Deus, vá ler Maze Runner agora!! Vem com tudo que a agonia vai ser mortal!