Resenha de "Jackaby" (William Ritter)

Título: Jackaby
Autor: William Ritter
Editora: Única (Cedido em parceria)
Skoob: Adicionar

Sinopse: Jackaby - "Eu sou um homem de razão e da ciência. Acredito no que vejo e posso provar, e o que vejo geralmente é difícil para os outros compreenderem. Até onde eu descobri, tenho um dom ímpar. Isso me permite ver a verdade quando os outros só enxergam ilusão. E há muitas ilusões, muitas máscaras e fachadas. Como dizem, o mundo todo é um palco e parece que eu tenho a única poltrona da casa, com vista para os bastidores.” Abigail Rook deixou sua família na Inglaterra para encontrar uma vida mais empolgante além dos limites de seu lar. Entre caminhos e descaminhos, no gelado janeiro de 1892 ela desembarca na cidade de New Fiddleham. Tudo o que precisa é de um emprego de verdade, então, sua busca a leva diretamente para Jackaby, o estranho detetive que afirma ser capaz de identificar o sobrenatural. Contratada como assistente, em seu primeiro dia de trabalho Abigail se vê no meio de um caso emocionante: um serial killer está à solta na cidade. A polícia está convencida de que se trata de um vilão comum, contudo, para Jackaby, o assassino com certeza não é uma criatura humana. Será que Abigail conseguirá acompanhar os passos desse homem tão excêntrico? Ela finalmente encontrou a aventura com a qual tanto sonhara. Prepare-se para desvendar este mistério! Um livro destinado aos fãs de Sherlock Holmes e Doctor Who. Eleito o melhor livro jovem 2014 pela Kirkus Review e um dos 40 melhores YA da estação pela CNN e vencedor do prêmio Pacific Northwest 2015."


Lembro que quando soube que a Única iria lançar esse livro aqui no Brasil eu pirei. Sou uma maluca por Sherlock Holmes, e a proposta de Jackaby é bem parecida com a dele, só que com uma pegada um pouco mais sobrenatural. O que talvez tenha me surpreendido foi o elevado tom sobrenatural na história. Imaginei uma coisa, e encontrei outra. Não que seja ruim, mas diferente. Acho que ele é para um público mais juvenil. Contudo, repito, que ele agradará igualmente alguém com mais idade, se a pessoa se identificar com o clima. 

A história gira em torna de Abigail Rook, uma mulher sem um tostão no bolso, e altamente aventureira, que desembarca em uma cidade e vai em busca de emprego para se manter. Tendo muita dificuldade de encontrar, acaba pegando um anúncio para ser secretaria de Jackaby, um detetive desacreditado que mora numa casa maluca. 

De cara percebe-se que o homem não é normal. Tem um ótimo poder de dedução e diz as coisas mais absurdas achando que são super naturais. Invés disso afastar Abigail, acaba aproximando ainda mais ela da maluquice dele, e já cai em cima de um assassinato que aconteceu, e que Jackaby não foi convidado a ver a cena do crime, mas que vai mesmo assim, na maior cara de pau. 

A diferença de Jackaby dos demais detetives convencionais, é o poder que ele tem de enxergar coisas que mais ninguém vê. Como se fosse um sentido a mais. Então ele é o detetive perfeito para solucionar casos que não tem explicação porque, lógico, no mundo dessa história coisas como fadas, red cups e outros seres estranhos não só existem, como também praticam crimes. 

Entende-se logo de início que se trata de uma série de livros, já que esse foi muito mais uma apresentação da dupla que forma Jackaby com Abigail, do que necessariamente um foco nos assassinatos e resolução do crime. Então sim, isso é a ambientação.

É um livro gostoso para se passar um tempo, mas nada fantástico. Pode ser de fato porque esperei algo dele que não existia, ou porque Jackaby não me conquistou como o incrível Sherlock o fez, mesmo ambos sendo babacas estranhos. Abigail também não é uma personagem fabulosa, mas acredito que venha a ser. Ela tem momentos divertidos perto do detetive e do mundo mágico que o cerca. 

Também me irritei um pouco com a diagramação do livro. Em momentos de diálogos eu cheguei até a voltar a ler várias vezes um parágrafo para entender quem estava falando. Falas de personagens diferentes estavam no mesmo parágrafo e isso foi bem confuso. Não sei se foi o modo como o autor escreveu, mas para mim foi cansativo, motivo pelo qual demorei tanto para conseguir concluir a leitura (junto com minha ressaca). 

Estou torcendo para que goste mais do próximo volume. Não costumo me segurar muito nos livros ambientação, e daí me distancio da narrativa, mas estou confiante nessa série. Realmente espero me encantar mais com o próximo. 

Vamos esperar para ver.