A praia infinita e como uma capa fofinha pode enganar

 

Título: A Praia infinita
Autor: Jenny Colgan
Editora: Arqueiro (Cedido em Parceria)
Saiba mais: Amazon

Sinopse Quando Flora MacKenzie trocou uma glamourosa carreira em Londres pela remota localidade de Mure, na Escócia, nem sonhava que Joel, seu chefe gato e de personalidade difícil, iria também.
Agora, reunida com a família e gerenciando uma charmosa cafeteria, ela está feliz e satisfeita. A não ser quando pensa em Joel. Apesar de seu namoro ainda estar no início, ele se mostra distante e fechado demais para o gosto dela. Enquanto isso, sua melhor amiga, Lorna, está angustiada com sua relação com o médico local. Saif chegou a Mure como refugiado depois de ter perdido toda a família, e a notícia chocante que está prestes a receber pode virar a vida dele e a de Lorna de cabeça para baixo de novo. À medida que as noites frias de inverno se transformam em longos dias de verão, as duas mulheres se apoiam e procuram tomar as rédeas do próprio destino. Será que existe um final feliz reservado para elas na romântica ilhazinha?


 Tá, toda vez que pego um livro dessa série dos Romances de Hoje, sempre penso em romances fofinhos, sol ameno, pássaros cantando e músicas da Disney. Não estava preparada para este livro, e quando ele terminou eu fiquei me sentindo meio eca. Estranha. Triste. Desesperançosa. 

O livro não tem foco no desenvolvimento de um romance. Das duas protagonistas, Flora já está há algum tempo com o Joel e Lorna está apaixonada por alguém que, em teoria, é impossível para ela, então não há investida real em um relacionamento. 

O fato da gente esperar um romance e não encontrar pode ser decepcionante. Foi para mim, que de fato estava esperando algo bem leve e cai de paraquedas em um dramalhão digno de novela mexicana para todos os lados. Seja no relacionamento complicado de Flora com Joel, um cara que está passando por um período bem complicado da vida. Como com Lorna e a paixão não correspondida por um imigrante refugiado em sofrimento por não saber o paradeiro da familia que deixou. Dos dois filhos e da esposa. Sim, da esposa! E ainda tem a terceira parte dessa novela, com o irmão de Flora e o chefe de Joel. Que, puta merda, eu realmente não esperava por isso. 

O livro é ótimo para quem gosta de um drama. De personagens com passados dolorosos, pessoas tentando se reconstruir e outras prestes a morrer. Mas se você vier para cá esperando leveza, pula fora, amiga! Não é o que vai encontrar nem no começo, nem no final do livro. Já avisei aqui mais de uma vez que ele destroça o nosso coração no fim. 

De modo geral eu gostei do livro. Tanto que li em três horas. Tem reflexões interessantes e passagens memoráveis da escrita. Mas não posso dizer que estava a fim de ler ele neste momento que estou passando por tanta coisa na minha própria vida. 

Então venham, mas venham com cuidado, ok? 

Depois não digam que não foram avisados.