Resenha de "Diário de um Zumbi Minecraft: Um desafio Assustador" (Herobrine Books)

Título: Diário de um Zumbi Minecraft: Um desafio Assustador
Autor: Herobrine Books
Editora: Sextante (Cedido em Parceria)
Skoob: Adicionar

Sinopse: Você acha que os zumbis são diferentes da gente? Então ficará surpreso com o que vai descobrir. Você tem nas mãos o diário de um zumbi de 12 anos. Nestas páginas, você terá a oportunidade de conhecer o dia a dia na Escola Monstro e vai saber o que realmente se passa na cabeça de slimes, esqueletos, creepers, endermen e outros personagens do universo Minecraft. Entre um passeio para o Nether e um quase encontro com o Ender Dragon, o maior desafio na vida de um jovem zumbi está em jogo: conquistar Sally Cadáver e derrotar Jeff, o maior imbecil da escola. A vida (ou seria a morte?) de um zumbi não é nada fácil...


Esse livro foi muito mais instrutivo para meu filho de seis anos do que para mim. Primeiro porque a história é puramente para crianças, e depois porque não entendo nada sobre Minecraft, nem o motivo desses bonequinhos sem estética alguma agradar tanta gente por ai, inclusive meu pequeno, que joga uma partida do jogo pelo menos uma vez ao dia. 

Pelo o que entendi, esses livrinhos seguem a linha de diário que tem, por exemplo, o Diário de um Banana. Cada um conta um pedaço da vida do personagem em um determinado momento, em forma de diário, óbvio! Em primeira pessoa e com todas as impressões do protagonista. No caso desse livro em particular, conta a história de um Zumbi, com direito a comidas nojentas e corpo em putrefação, que está passando por um momento conturbado da sua pré-adolescência. 

Apesar de parecer asqueroso, posso afirmar com precisão que agradou bastante o leitor a que ele se destina. Meu filho conhecia todos os personagens citados e cada vez que aparecia uma figura ele a identificava no jogo. Pessoalmente não vejo graça no visual desse jogo, mas Rafael gosta e muito! 

Se tenho uma crítica a fazer é quanto as figuras utilizadas no livro. Como são livros para crianças, quanto mais coloridas, melhor! Elas são tão apagadas que quase não dá para identificar o gráfico. Se o problema for os custos, muda o tipo de capa - que é dura - e investe num material interno melhor. Tinham algumas páginas com apenas um parágrafo e eles poderiam ter economizado nisso e ter feito um livro mais fino e interativo. 

Como disse, não é minha praia e não entendo muito desse universo dos Minecraft, mas para quem curte eu achei o livrinho o maior barato! Rafael até levou para a escola para mostrar aos amigos e professora. E eu, como uma mãe leitora e babona, apoio qualquer tipo de leitura que envolva meu filho. Mesmo que ela tenha zumbis caindo aos pedaços e que estão entrando na puberdade.