Resenha de Trama (Michael Jensen e David Powers King)

Título: Trama
Autor: Michael Jensen e David Powers King
Editora: Arqueiro 
Skoob: Adicionar
Sinopse: TODO MUNDO FAZ PARTE DE UMA TRAMA.O sonho de Nels era ser cavaleiro do reino de Avërand. Filho obediente, ajudava como podia os moradores de sua pequena e tranquila aldeia. Querido por todos e tratado como herói, acreditava que logo seria selecionado como escudeiro da cavalaria.
Mas isso foi antes de ser assassinado por uma figura misteriosa.
Nels virou um fantasma, e agora só uma pessoa consegue vê-lo: a princesa Tyra, herdeira do reino e sua única esperança de entender o motivo do crime. A princípio, a jovem mimada não dá a menor confiança para o rapaz, mas, à medida que o mistério da morte dele vai se desenrolando, os dois percebem que têm em comum um segredo e um inimigo terrível, que pode se disfarçar de qualquer pessoa.
Nels e Tyra não têm escolha. Precisam fugir do castelo, desbravar um mundo oculto repleto de magia e espectros sombrios e encontrar uma agulha, a relíquia capaz de remendar o que foi descosturado na Grande Tapeçaria. E o tempo corre contra eles, pois o fio de Nels está prestes a desaparecer para sempre.

Trama é o tipo de livro que tem a sinopse tão atrativa quanto duvidosa. Quer dizer... você sabe que é uma fantasia, mas está tão acostumado com Guerra dos Tronos e O Senhor dos Anéis, com seus enredos complexos e reais, apesar de ficcionais, que quando bate o olho na ideia de que o personagem morre, mas continua como fantasma, faz duvidar sobre o rumo que isso vai ter. Foi o que pensei quando li. E também foi o motivo que me fez solicitar o livro. 

A sinopse já diz o importante. Que temos esses dois personagens, Nels e Tyra, que eles se odeiam, mas que acabam sendo ligados pelo simples fato de que, depois do garoto ser assassinado, Tyra é a única que consegue vê-lo. Acabam juntos para tentar descobrir o que aconteceu para que ele morresse, e quem é o responsável. Com essa busca acabam entrando em um monte de outros problemas oriundos da trama principal. Isso foi o que me fez achar o título desse livro genial. É uma teia de acontecimentos. Uma trama bem bolada. 

O livro mistura elementos que curto bastante, que é o romance que começa com ódio, a busca pela resolução de um caso, e a fantasia medieval. E ainda assim me senti estranha durante a leitura, e com certeza é porque estou acostumada com alta fantasia. 

Veja bem, não estou dizendo que é um livro de baixa qualidade, muito pelo contrário. Mas ele funciona muito mais como entretenimento do que como esses livros que você leva para a vida. Tá, eu sei que qualquer livro é entretenimento, mas vocês terão que concordar comigo que alguns deles parecem transcender isso. Principalmente quando o assunto é fantasia. 

Eu curti muito essa leitura. Os personagens são gostosos de acompanhar, as tramas realmente dão nome ao título e são funcionais dentro da história. O cenário ficou crível e as atitudes condizentes. Se teve algo que me incomodou foi a mudança de ritmo durante a leitura, e não sei se isso foi um problema pessoal que tive com a história. Não consegui parar de pensar que isso é total culpa das quatro mãos que escrevem esse livro. 

Escrever um livro já é bem difícil. Imagina escrever um dividindo a escrita com mais alguém?! Em algum momento a coisa vai desandar, nem que seja um pouco, e foi isso o que senti com Trama. 

Apesar disso eu achei a leitura agradável. Divertida no ponto certo. Indico sim, para os amantes do gênero, e até para aqueles que não curtem uma literatura de alta fantasia. Esse e fácil, rápido e garante momentos prazerosos.