Vingança e Redenção, uma montanha russa de emoções

Título: Crooked Kingdom - Vingança e Redenção
Autor: Leigh Bardugo
Editora: Gutenberg
Skoob: Adicionar

Sinopse: “Confiar na pessoa errada pode custar a própria vida.”Após se safarem milagrosamente de um ousado e perigoso assalto na notória Corte do Gelo, Kaz Brekker e sua equipe se sentem invencíveis. Mas o destino está prestes a dar uma perigosa guinada e, em vez de dividir uma vultosa recompensa, os seis comparsas terão que se munir de forças, de armas e de seus talentos para lutar pelas próprias vidas. Traídos e devastados pelo sequestro de um valioso membro da equipe, o Clube do Corvo agora conta com poucos recursos e aliados, e quase nenhuma esperança. Enquanto isso, forças descomunalmente poderosas se abatem sobre Ketterdam para desenterrar os segredos mais sombrios da potente droga conhecida como jurda parem, ao passo que antigos rivais e novos inimigos surgem para desafiar a perspicácia de Kaz e testar a frágil lealdade de seus parceiros. Agora, todos terão de enfrentar seus próprios demônios, e será preciso muito mais do que sorte para sobreviver à guerra que está se armando nas ruas obscuras e tortuosas desse implacável submundo – uma batalha por vingança e redenção que decidirá o futuro do mundo Grisha.


Levei praticamente três meses para acabar esse livro. E longe dele ser ruim, julgo dizer que foi uma das melhores experiências da vida, mas ele exigia muito de mim. De ter que dizer adeus a personagens que eu realmente era bastante apegada. Foi um parto fechá-lo pela última vez. Ainda acho que um pedaço de mim ficou ali, e estou desolada por isso. 

Todo mundo que leu Six Of Crows sabe que aquele final matou o leitor, não é? O tipo de fim que você fica falando palavrões por horas só para aplacar os acontecimentos malucos que se desenrolam nele. E, como uma perfeita continuação, Crooked Kingdow segura bonito o peso da primeira história. Com uma verdadeira maestria, para falar a verdade. 

Todo mundo sabe que não morri de amores pela outra série da autora. Tinha momentos bons, mas de modo geral era maçante e eu tinha um verdadeiro ranço com a protagonista. Portanto, foi uma série legal e só isso.  Mas Six of Crows... Ah, meus amigos... é um verdadeiro deleite para os amantes de fantasia. E não é só por ter o mais incrível grupo de bandidos reunidos envolta do melhor deles - Kaz - como por em nada perder em ritmo a ponto de ser cansativo. Claro que tem seus momentos tensos, mas de modo geral o leitor é surpreendido pela quantidade constante de interjeição que a história provoca em nosso cérebro. 

Não há muitos momentos de respiro, e os que tem são regados a planos mirabolantes que você acha que entendeu tudo, mas que na verdade a autora te faz de trouxa em todas as vezes. Nunca, nem um milhão de anos, eu imaginaria tudo aquilo. Era uma surpresa atrás da outra, e eu morria de amores por cada uma delas, sem contar que xingava a maestria de Leigh cada vez que percebia que Kaz estava um passo na frente dos outros. 

Para mim o forte dessa série sempre foi os protagonistas. A autora conseguiu fazer seis pessoas individualmente perfeitas, e que em conjunto se tornam as criaturas mais inteligentes e perigosas do mundo. Eles são FODA! 

E não diferente do primeiro volume, esse aqui também é cheio de tiros, explosões e bombas. Parecia que eu estava assistindo aquele tipo de filme frenético que sempre te engana no final, saca? Tipo um Truque de Mestre. Sim, meu querido Kaz Brekker é um Mestre com "M" maiúsculo. 

Estou com saudade, com certeza. Amo esses garotos, amo o ritmo desse livro e toda a trama que se desenvolve nele. É o tipo de história que você, amante de fantasia, vai querer manter na estante pelo simples prazer de tê-la lá e ser uma constante lembrança de quão foda um autor pode ser. 

Claro que não bateu Red Rising no segundo lugar no meu coração - tá para nascer um livro que desbanque Red Rising, mas Six Of Crows, e sua continuação maravilhosamente perfeita, vem logo atrás.