Essa série: And Then There Were None





Enredo: Em agosto de 1939, oito estranhos são convidados, de diversas formas, para Soldier Island, uma pequena ilha rochosa na costa de Devon. Isolados do continente, com seus anfitriões, Sr. e Sra. U.N. Owen, misteriosamente ausentes, cada um dos convidados é acusado de um crime terrível, assim como o casal de serventes. Quando duas pessoas morrem em circunstâncias estranhas na primeira noite, os acusados percebem que pode haver um assassino entre eles.





Wikipédia: And Then There Were None é uma minissérie britânica baseada no livro homônimo de Agatha Christie. Exibida originalmente em dezembro de 2015 no canal BBC One, foi a primeira adaptação da história para a televisão, assim como a primeira com a conclusão original do livro. A minissérie é composta por três episódios, todos escritos por Sarah Phelps e dirigidos por Craig Viveiros.

Agatha Christie é - de longe- minha escritora de mistério predileta. Apesar de hoje em dia eu quase não ler nada dela, era viciada em seus livros na adolescência. E como uma eterna apaixonada por seus livros, devo admitir que And Then There were None é o meu predileto. 

Na época em que li, a versão que tinha se chamava O Caso dos Dez Negrinhos. Mas parece que os direitos humanos - ou algo assim - bateu em cima do título, e daí foi modificado para E não restou nenhum. Gosto de ambos, mas penso que o segundo não deixa de ser um baita spoiler. 

Enfim, o enredo ai em cima diz o que precisa ser dito sobre o livro. Oito pessoas recebem cartas convidando para um final de semana em uma ilha. Um convite que veio de maneira peculiar e imponente. E saber disso já é muito importante no entendimento sobre esses personagens. Quem recebe um convite de uma pessoa desconhecida e vai passar o final de semana em uma ilha? Pois é! 

Só que não estou aqui para falar do enredo da história, mas da série feita pela BBC. 

Esse livro da Agatha tem uma adaptação para o cinema muito antiga, se não me engano é até preto e branca. Então já passou da hora de ter uma adaptação moderna. E quando vi que essa já estava disponível na internet, eu pirei legal. 

Em poucos episódios, e sem ideia de continuação, a minissérie vai retratar maravilhosamente a vida dessas dez pessoas - dois eram empregados da mansão na ilha. O importante a se dizer sobre a série, é que ela mostra pedaços do passado de todos eles, e isso é essencial para entender o motivo que os levou até aquele lugar, e o que acontece com cada um durante a estadia. 

O visual da série mistura um pouco de mistério de época com uma modernidade sutil. Tem cores, o que é absolutamente maravilhoso para minha mente tão acostumada a visualizar essa história no P&B. 

O tipo de visual que me lembra bastante o ar europeu de Downton Abbey, que é tão encantadora quanto. Aquela melancolia de paisagem, aqueles personagens soturnos e intrigantes. Até a escolha dos atores foi genial, ao meu ver. Eles souberam usar a carga dramática de cada contexto social e de vivência dos personagens para criar uma atmosfera assustadora. Foi aterrorizante assistir cada um deles em tela. 

Uma coisa foi ler E não restou nenhum. Uma experiência maravilhosa, digna de reler e reler e reler... Mas assistir foi grandioso. Eu me envolvi a tal ponto com a história, que me surpreendi com o final, mesmo sabendo decorado até as últimas falas. 

Gosto das adaptações que os britânicos fazem de textos clássicos. Parece mais sério e meticulosamente bem trabalhado. Não tem os "bum" da ficção americana. Estão preocupados com as atuações e o roteiro, o que essencialmente importante nessa espécie de texto. 

Preciso dizer que adorei? 
Série maravilhosa baseado em um livro maravilhoso. Vale assistir!