Resenha de "Malícias & Delícias" (Tara Sivec)

Título: Malícias & Delícias
Autor: Tara Sivec
Editora: Valentina (Cedido em Parceria)
Skoob: Adicionar
Sinopse: CUIDADO: Esta história de amor pode matar você de tanto rir. Ah, e está escandalosamente lotada de porres homéricos e, hummm, sexo da melhor qualidade!Claire é uma espirituosa jovem de vinte e poucos anos que trabalha num bar (não era esse o plano, mas...) e, muito a contragosto, resolveu ajudar a melhor amiga (uma expert em malícias) a vender brinquedos eróticos bem safadinhos. Na verdade, seu sonho é viver de delícias, ou melhor, abrir uma confeitaria dedicada exclusivamente a doces, cookies e bolos feitos com muuuito chocolate. Quando Carter, um rapaz que conheceu numa festa de faculdade e com quem passou uma única noite (o suficiente para mudar sua vida para sempre!), reaparece na cidade sem demonstrar reconhecê-la, a não ser pelo profundo aroma de chocolate que Claire exala no ar, ela se mostra determinada – aaaai que loucura! – a fazê-lo nunca mais se esquecer dela. Só que existe uma terceira pessoa na relação (divertidíssimo, porém desbocado e inconveniente). Alguém que Carter desconhece e que, das duas uma: ou o obrigará a comprar uma passagem só de ida para o Polo Norte ou o fará o homem mais feliz do mundo!!!

Um livro para rir, certamente. Contudo, talvez se você for um pouco crítico demais, como é o meu caso, comece a achar que a autora não entende o conceito de piada. Que ela precisa ter um tempo para ser entendida por quem a escuta, ou, principalmente, quem a lê. 

Claire vai a uma festa da faculdade com a sua melhor amiga, Liz. Conhece um carinha e resolve entregar sua virgindade para ele. No outro dia vai embora, sem nem perguntar o nome do cara. O problema é que essa única noite acaba gerando um problemão, e mesmo que ela tenha lutado muito para encontra-lo, não tem sucesso. 

Cinco anos depois ela trabalha num bar, e vende produtos eróticos junto com Liz. Mas o que Claire quer mesmo é abrir um negócio de doces, e rala muito para realizar esse sonho. A surpresa da vida dela aparece quando, numa bela noite, Carter entra no bar em que trabalha. Nessa hora Claire entende que tudo pode mudar, mesmo que o carinha não lembre de forma nenhuma que ela é AQUELA garota que ele procurou por muito, muito tempo. 

O livro já começa nesse "cinco anos depois". São os flash back de Claire e Carter que nos faz entender o que aconteceu no passado deles. e isso é muito importante para compreender a história de ambos, e o motivo que faz com que eles se distanciem. Lembrando que temos ambos pontos de vista. 

O clima do início já é divertido. Claire tem um vocabulário baixo e escroto, mas nem foi isso que chamou minha atenção. Acredito que gostava mais dos momentos em que ela falava sobre a visão que tinha das coisas. Como, por exemplo, sobre filhos. Sério, me identifiquei bastante com ela. 

O livro é uma delicinha de se ler. A protagonista é divertida, os amigos dela são divertidos, e Carter é um peixe fora d'água, mas igualmente encantador. Apesar disso tive sérios problemas com o linguajar forçado. Não acredito que as pessoas digam de dez palavras, nove palavrões. E se fosse só um personagem até entenderia, mas são TODOS! Isso ficou estranho para mim, 

Também vi um problema na forçada de barra que a autora tenta dar na comédia. As vezes é preciso que se der tempo ao leitor, para que consiga assimilar a piada do jeito correto. Ela colocava tanta coisa que ela achava engraçada, que chegava uma hora que não funcionava mais. Na verdade eu conto a quantidade de risadas que dei com o livro todo, e vejo toda a problemática nisso. Se ela tivesse colocado as partes engraçadas com mais cuidado, elas seriam muito melhores. 

O livro é cheio de comparativos com filmes ou cenas de filme, e isso me irritou depois de um certo tempo. Eles se repetiam tanto, que ficavam enjoados. Também achei bem chato ver as mesmas cenas do passado, mesmo que por pontos de vista diferentes. Mas isso é um problema meu. Não sou muito chegada a esse tipo de construção de narrativa. 

Apesar disso, me diverti lendo Malícias & Delícias. Gosto de como a autora construiu as relações dentro do livro, e de como você torce para que tudo dê certo para todos eles. Misturar produtos eróticos e doces também foi uma mão na roda! Super funcionou!

O final é muito "cute". Na verdade, tirando a parte que me deixava bem desconfortável - tem palavrão pra burro e referência sexual demais - o resto foi maravilhoso. O livro vende essa "putaria", então não posso culpá-lo por me sentir meio estranha ao ler. Já esperava por isso. E sendo sincera? Prefiro putaria como está aqui, do que o que vejo dos livros eróticos por ai. Aqui ao menos o sexo é tratado de forma leve e engraçada. Gosto assim. 

Recomendo demais o livro! Mesmo com as problemáticas que tive com ele, adorei cada página.