Resenha de "O Segredo de Helena" (Lucinda Riley)

Título: O Segredo de Helena
Autor: Lucinda Riley
Editora: Arqueiro
Skoob: Adicionar

Sinopse: Quanta verdade o amor é capaz de suportar?Helena nunca esqueceu o verão que passou na mágica Pandora, a casa de seu padrinho no Chipre, onde, cercada por oliveiras e pelo verde-esmeralda do Mediterrâneo, ela se apaixonou pela primeira vez, aos 15 anos.
Mais de duas décadas depois, tendo herdado a antiga propriedade, ela retorna a Pandora para mais um verão, dessa vez em companhia do marido e dos filhos. No entanto, Helena sabe que voltar àquele lugar pode trazer à tona segredos que ela preferia esconder.
Um desses segredos envolve Alex, seu filho mais velho, fruto de uma relação anterior a seu casamento. Com uma inteligência acima da média, ele vive a difícil transição para a vida adulta e está determinado a descobrir a identidade de seu verdadeiro pai.
Enquanto o verão avança e pessoas do passado de Helena reaparecem, Pandora parece pronta a revelar os mistérios que ocultou por tantos anos e que, uma vez descobertos, farão com que a vida de Helena, e de sua família, nunca mais seja a mesma.

Olha, não tenho uma vasta experiência com Lucinda Riley, como muitas leitoras têm. Mas tenho que dizer que esse livro foi muito inferior ao que já tinha lido da autora. Não vou saber explicar com exatidão o que me incomodou, porque acredito que tenha sido uma série de fatores. Mas vou tentar ser o mais sincera possível.

O livro vai contar a história de Helena, uma mulher casada que tem três filhos e que herdou do padrinho uma casa em Chipre, onde ela havia passado um verão da adolescência e teve seu primeiro amor. Em paralelo, a autora nos conta, em forma de diário, a versão de Alex, o filho de Helena, desde o momento em que eles chegam nessa casa herdada, até o final da história, quando o próprio garoto passa a ser o protagonista.

Para começar, fiquei bastante triste do livro não ter focado mais em Alexis, o ex amor de Helena que ela conheceu durante as férias de adolescência.  E não por algum ideal romântico que eu possa ter, mas porque o livro te prepara para uma tensão nesse momento que não acontece. Ela revê Alexis, sim, mas ele é só um carinha que está por ali e que tem um certo passado com a protagonista. Nem o passado, uma coisa que Lucinda trabalha tão bem, foi trabalhado com decência em se tratando desse mocinho. Ela pincela um passado de um outro momento da vida de Helena, e de mais um outro que me deixou nervosa por ser tão inútil.

Na verdade eu acho que esse livro é cheio de momentos inúteis que poderiam passar facilmente pela vida das pessoas como um simples dia qualquer, mas que a autora deu uma importância que beirou a infantilidade.  Isso me fez revirar os olhos muitas vezes durante a leitura, porque sei do talento da Lucinda e sei do que é capaz de fazer com dramas familiares, mas certas coisas foram perdidas nesse. Como se tivesse jogado um turbilhão de situações e não finalizado exatamente muitas delas.

Não me senti ligada a nenhum desses personagens, o que exatamente não é incomum em se tratando dos livros dela, mas pelo menos nos outros eu tinha simpatia pela história, e aqui nem isso.

Apesar de ser um livro rápido de ler, normalmente os livros dela são, não gostei de nada dele além da paisagem incrível de Chipre que a autora pinta tão bem. Fora isso, foi uma lenga lenga de um mistério que achei na verdade bem bleh quando aconteceu. É... esse livro me decepcionou um bocado.