O que penso do prêmio Kindle de Literatura


E mais uma vez lá vamos nós para outra edição do prêmio Kindle de Literatura. Queria dizer que estou ansiosa por ele, mas de fato não estou. Diferente do ano passado, que fiquei feito louca virando madrugada para ter material pronto a tempo de candidatá-lo, esse ano resolvi que se o que estou trabalhando estiver ok até a data, beleza, inscrevo, mas se não estiver beleza também. Comecei a reavaliar e percebi que tem algo de muito estranho nessa premiação. E não, em absoluto estou dizendo que se trata de algum tipo de farsa. Vou explicar. 

A Amazon fatura muito com livros de autores independentes. Para se ter uma ideia, praticamente ficamos só com 35% do valor dos ebooks, e uma porcentagem pequena nos alugueis, que eles chamam de Kindle Unlimited. De fato ganhamos mais com o essa segunda forma, a de alugueis. 

Conheço uma autora que em dois meses tirou quase 10.000 entre vendas de ebooks e os alugueis de um único livro. Se recebemos 35% e se o valor que nos é passado do aluguel é baixo, quanto será que a Amazon não faturou com essa única obra? E se levarmos em conta que existem milhares de ebooks na plataforma de autores independentes, o faturamento deles é absurdo! 

E ai eles criam esse prêmio como uma forma de exaltar os autores que publicam na plataforma, o que pessoalmente acho maravilhoso! Mas, se olharmos que a grande parte dos ebooks de autores independentes que publicam lá são obras mais populares, do povão com texto acessível, vide os hots que sempre estiveram em alta nos 100 mais vendidos, me surpreende que os livros finalistas desses concursos sejam praticamente o que chamo de livros "cult". Ou seja, aqueles livros mais cabeças que fazem a gente pensar. 

E não, gente, não estou dizendo que isso é ruim. Obra de qualidade tem que ser premiada sim! Mas estamos falando do prêmio Kindle de Literatura! O maior ganho da Amazon não é com obras cults, mas livros do povão! Os livros de linguagem fácil e tema acessível, não é?  

Tá, se olharmos os avaliadores do concurso vamos entender a premiação. A Nova Fronteira, editora que publica o livro vencedor, tem um catálogo de livros mais sérios. E não faria sentido algum se no meio deles saísse um livro hot, por exemplo. É fato que o vencedor sempre vai ser algo fora da caixinha do tradicional em se tratando de Kindle Unlimited. 

E como sempre trago uma problemática junto de uma solução, penso que a Amazon poderia dividir essa premiação em categorias e trabalhar com editoras específicas para elas. Sei lá, tipo uma categoria de livros mais sérios e outra de livros populares. Trabalhar os sérios com a Nova Fronteira e os populares com a Verus Editora, por exemplo. Acho que isso me deixaria mais satisfeita. 

Não estou falando isso por ter livros nesse concurso que são rejeitados. Sou uma boa perdedora. Mas fico bem triste de ver que o faturamento da Amazon é altíssimo com livros populares e eles nunca terão chance de ganhar um concurso desses. Pode olhar os dois últimos vencedores. Ambos entram na categoria de livros cabeça, e pessoalmente, eu com o Kindle Unlimited, dificilmente vou procurar esse tipo de literatura. 

Talvez a premiação de livros sérios seja justamente para fazer o leitor tradicional do Kindle Unlimited ler coisas diferentes. Mas sendo bem sincera? Eles dificilmente o farão. Não é o que se procura por lá geralmente. Quantidade, para a maioria dos leitores que usam a plataforma, pesa mais do que qualidade. Não estou dizendo que isso  é certo ou errado, quem sou eu para dizer algo?! Mas é assim que as coisas são, e estão ai os números que não me deixam mentir. 

Queria que a Amazon premiasse ambas as categorias, porque todas merecem premiação. De concursos para livros cabeça existem vários no país! Mas para livros populares? Nenhum. Ninguém quer premiar um livro acessível, e eles não tem menos mérito por não ser narrado em decassílabos perfeitos. 

O que vocês pensam sobre isso?