Resenha de "Sim Clima para o Amor" (Rachel Gibson)

Título: Sem Clima para o amor
Autor: Rachel Gibson
Editora: Jardim dos Livros
Skoob: Adicionar

Sinopse: Sem Clima para o Amor é um livro divertido, daqueles que te faz suspirar. A principal personagem, Clare Wingate é assim, uma hora sofre porque o vestido pink não será mais usado, num outro momento pega o namorado em posição constrangedora com outro homem e depois, quando decide dar uma trégua e se dedicar apenas ao trabalho, encontra o amigo de infância, Sebastian Vaughan. Os beijos são inesquecíveis e ela não tem vontade de ir embora.



Só na hora que estava pegando as informações para colocar nessa resenha que percebi que esse livro é o segundo de uma série, que pelo visto as editoras não trouxeram inteira. Acredito que só tenha esse lançado aqui, o que é uma pena, porque super apostei em duas das amigas de Clare. Gostava mais delas do que da própria protagonista. 

A série é de um quarteto de amigas escritoras, e Clare é a escritora de romances dentre elas. O que se espera de escritoras de romances? Que seja talvez a mais emotiva delas, mas não é bem assim. Foi criada por mãos de ferro e segue essa linha de personagem. Na verdade, não consegui firmar muito bem a personalidade dela. Muito volúvel e isso me irritava bastante. Dizia não querer um cara que queria, e que não podia tê-lo por qualquer motivo imbecil que fosse, e era de fato tão imbecil que não se sustentava, saca? 

Já Sebastian, ainda que também tenha uma imaturidade sentimental irritante, é um personagem melhor do que Clare. Pelo menos sinto mais estrutura nele, e acho que talvez isso seja um traço dos homens nos livros dessa autora. Não sou uma grande leitora do trabalho dela, mas o pouco que li consegui tirar essa ideia de que os homens parecem ter mais firmeza do que as mulheres. 

Gosto da visão de Sebastian como um jornalista de guerra. Ele descreve coisas desse trabalho que vi o maravilhoso Sebastião Salgado falar em sua biografia e que me deixaram bem chocada. Sei que a autora pesquisou muito antes de desenvolver essa faceta do personagem, e fiquei feliz por isso. Na verdade amei a profissão dos dois! Ambos são escritores, mas Clare é ficcional e ele jornalista, o que não poderia ser mais diferente. É como se víssemos lados opostos e gritantes da vida, e realmente curti essa contradição. 

O que não gostei nesse romance foi justamente o romance. Achei imaturo em muitos momentos e apressado no final. Demoraram meses para começar a engrenar e depois que engrenam parece que tudo passa voando. Como se a autora tivesse de fato corrido para chegar ao finalmente. Achei isso bem "bleh". 

Para um livro que serve para passar tempo, ele é bem fraquinho. Normalmente leio histórias como essa em uma sentada, e precisei de dias para finalizar esse livro. Mas estou feliz de ter cortado mais um livro da minha estante de coisas atrasadas para ler.