Manual de Sobrevivência para quem NÃO vai à Bienal


Olá, pessoal! 
Se vocês, como eu, estão passando por uma fase de sofrência nas redes sociais nos últimos dias, vendo os amigos e aqueles blogueiros que a gente adora comprando livros por 10 reais e se abraçando e trocando marcadores, esse é o post para você. 

Como autora acho que minha dor é porque, estando tão longe e sendo tão lisa, eu não consigo fazer contatos, ou conhecer outros autores que amo e as pessoas que leem minhas histórias. As chances de uma autora nova conseguir contatos bons, até com editoras, é maior estando lá do que presa aqui. Sem contar que é bem possível que eu tenha várias leitoras pelo país que nem tem a mínima noção de como é a minha cara, já que nunca estou em lugar algum. Sim, a grande maioria dos meus leitores moram no eixo Sul/Sudeste, e morar no Nordeste nessa época do ano passa a ser uma merda. 

Mas, aqui vão algumas dicas numeradas de como sobreviver a essa Bienal, seja você autora ou apenas um viciado em literatura, se não puderam ir à Bienal.  

1 - Disse no vídeo que gravei para o canal ano passado e repito aqui...Aceite que não pode ir esse ano, porque daí a frustração é menor. 

2 - Se te deixa aflito ver os stories do pessoal sobre Bienal, passe eles de boa! Não se sinta mal por isso. Se eu fosse perder amizade de cada pessoa que passei stories por não estar afim de ver a felicidade alheia com livros de 10 reais, nesse momento eu não teria amigo algum. 

3 - Eis a hora de colocar a leitura em dia! Como você vai passar menos tempo nos stories, sobra tempo para ler e atualizar sua lista de coisas atrasadas. Quem sabe acabar dois ou três livros nessas duas semanas? 

4 - Se você for blogueiro, vai escrever vários posts para o blog e posta bastante esses dias! Como muita gente que produz conteúdo vai estar por lá, o fluxo de informações novas, tantos nos sites como nos canais do Youtube, é menor, portanto é agora a sua chance de ter seus posts e vídeos compartilhados pelas plataformas que os hospedam. 

5 - Querem comprar livros baratos? Garimpem na internet! Sei que a Amazon estava com preços loucos de bons esses dias de bienal. E quando falo loucos, é loucos mesmo! Livros de 100 reais por 20, e assim por diante. As empresas vão querer chamar o pessoal que ficou em casa, por isso vão ter muitas promoções boas! 

6 - Se você for afiliado de sites que vendem livros e que estejam com boas promoções, é um bom momento para divulgar nas suas redes sociais feito um louco. A maioria das pessoas que divulga as mesmas promoções estarão passeando na Bienal, portanto não vão ter visto antes de você. Eis sua chance de lucrar, mostrando antes dos outros. 

7 - Saia com os amigos que você tem fora das telas. Se você for como eu, eles serão poucos, mas estão próximos e podem garantir uma boa tarde de sorvete e risadas, ou um filme com pipoca. 

8 - Faça programas culturais. Isso sempre me deixa com uma sensação de bem estar tremenda, e não faz com que me sinta tão infeliz por ter dinheiro de ir para esses grandes eventos literários. 

9 - Bom momento também para programar as próximas semanas de postagens no Blog, Instagram e Facebook. Veja menos as coisas dos outros e pense mais nas suas. As vezes aquela ideia genial surge no momento em que a cabeça está concentrada nisso. 

10 - Vou repetir uma dica: LEIA! Você é um leitor, e aposto que tem muitos livrros em casa que ainda não leu. Esquece os que de 10 reais na Bienal, ou os lançamentos deliciosos - e nem tão caros - e vão ler! Garanto que nada de ruim pode sair disso.