Resenha de "Vango - Entre o Céu e a Terra" (Timothée de Fombelle)

Título: Vango - Entre o Céu e a Terra
Autor: Timothée de Fombelle 
Editora: Melhoramentos (Cedido)
Adicionar: Skoob

Sinopse: Vango - Entre o Céu e a Terra - Salvar a pele e, ao mesmo tempo, descobrir a própria identidade. Este é o grande desafio de Vango, o jovem herói do novo romance do escritor francês 'Timothée de Fombelle'. Ao ler esse thriller histórico, ambientado no conturbado período entre as duas grandes guerras mundiais, somos impelidos a fugir com Vango pelos cinco continentes, num clima de absoluto perigo e suspense. Este rapaz órfão de 19 anos desconhece sua origem assim como desconhece a motivação do franco atirador que, além da polícia, está em seu encalço. Deparamo-nos com Vango na solenidade em que ele e outros seminaristas seriam ordenados padres na suntuosa catedral de Notre-Dame, em Paris. O assassinato do padre Jean, seu protetor, desencadeia a perseguição ao rapaz, que empreende uma fuga espetacular ao escalar nada menos do que os famosos vitrais da catedral. Essa cena é apenas um exemplo do clima de perseguição e aventura de que é feita toda a narrativa, quando acompanharemos nosso protagonista em situações e lugares improváveis - como um intruso escondido num caça da SS, galopando nas Terras Altas da Escócia, dependurado num vulcão italiano ou sobrevoando o Brasil e vários outros lugares num zepelim. O fracasso em não ter sido ordenado padre deixa nosso herói arrasado, mas a jovem Ethel fica bem feliz. É ela quem vai ajudar Vango a provar sua inocência e descobrir sua identidade. Também fazem parte da saga outros personagens marcados por vidas cheias de segredos, como Mademoiselle, a Senhora Poliglota e sem memória com quem Vango é salvo do naufrágio na costa da Sicília aos três anos de idade e Hugo Eckner, personagem verídico, comandante alemão do Graf Zepelin, esse grande dirigível que fascinou o mundo nas primeiras décadas do século XX. Outras personalidades incorporadas à história são Joseph Stalin, sua filha Svetlana e Adolf Hitler.

Nunca é fácil um livro de ação que envolve tantos personagens me agradar tanto. Não que eu já vá esperando que o livro seja ruim, ou algo assim. Só não espero muito e ponto. É bom quando a gente é pego de surpresa positivamente quando a narrativa lhe traga com velocidade e poder, e foi o que aconteceu no caso de Vango. 

O livro me foi oferecido pela editora, que veio com uma grande campanha de marketing para ele, e julgo dizer que eles acertaram no livro para fazer publicidade. Apesar de ser para um público jovem, Vango é capaz de agradar público de qualquer idade. Não é explicitamente violento nem possui conteúdo sexual, portanto até os mais novos podem ler tranquilos. E os adultos não fiquem tristes pela falta disso. A escrita é tão frenética que não senti falta de cabeças rolando em momento algum.

Procurei ler sem me envolver muito com a sinopse, até porque ela não entrega muita coisa acerca do que vamos encontrar dentro da história. E isso não é ruim, ok! A ideia do autor era justamente deixar o leitor curioso sobre quem era Vango, e ele consegue isso. Na verdade a gente termina o livro sem muita certeza da importância de Vango dentro da trama, mas sabe-se que ela é altíssima. Metade das pessoas no livro o quer preso, a outra metade o quer escondido e a parte que sobra o quer morto. E claro que não temos a mínima de ideia do motivo disso tudo. 

Daí vocês me perguntam como bexiga se envolve com uma história onde o protagonista é misterioso até para ele mesmo? Preciso responder que a magia está na escrita ágil do autor em conjunto com os tantos outros personagens e fatos históricos importantes que ele inclui no livro. Pessoalmente amo autores que são bons historiadores, e no caso de Timothée é uma completa delícia porque ele criou uma ficção em cima de acontecimentos reais do mundo, e com algumas figuras históricas importantes. Em momento nenhum achei que pareceu falso ou forçado. Como disse, ele é tão bom em nos fazer envolver, como em criar um cenário propício a incluir de Hitler a Stalin como coadjuvantes que soam comuns e humanos. 

As mudanças de pontos de vista são normalmente curtos e intrigantes. Ele sempre deixa um gancho interessante entre acompanhar Ethel e em seguida Vango, por exemplo. As coisas parecem meio soltas de início, mas depois elas vão se entrelaçando de maneira inteligente e você se pega pensando... " Mas que filho da p...!". Mesmo me deixando confusa por bons dez capítulos, não consegui largar Vango até chegar na última página, e agora que chegou eu quero a continuação para ontem. 

Como comentei, o protagonista é misterioso. Não se sabe muito do seu passado; não se entende como ele pode ser tão bom em escalar paredes e porque ele vive fugindo de todo mundo. Nem o cara sabe responder isso! De início temos um garoto chegando perto de se ordenar padre, e logo em seguida sendo acusado de um crime que não cometeu. E ainda que Vango seja o protagonista, eu senti durante toda a leitura, que são os pormenores dos outros personagens que  me ajudarão a entender quem é o garoto. 

Tem cenas de ação maravilhosas envolvendo o Zepelin e as fugas loucas de Vango, o que me fez pensar que essa história ficaria muito legal no cinema. E apesar de ter sido escrito por um Francês, eu não senti a frieza que os livros europeus costumam ter. Provavelmente teria sentido se fosse um único ponto de vista, mas, como comentei, os outros formam uma cadeia interessante de intrigas e mistérios em cima de mistérios. 

Estou impressionada comigo por ter gostado tanto de um livro desse tipo. Ele mescla ficção, ação, realidade e um pouco de drama policial. Essa mistura explosiva fez com que Vango me empolgasse magicamente. Então eu indico com vontade para quem curte esse estilo de história. 

E que venha o segundo!