[Especial Renee Ahdieh] 5 Motivos para ler A Fúria e a Aurora



Olá, gente!
Então, a Editora Globo mobilizou os parceiros para organizar uma semana voltada para A Rosa e a Adaga, que é o segundo volume da série A Fúria e a Aurora. O Irreparável não poderia ficar de fora.
Nesse primeiro post vou falar um pouco sobre cinco motivos que me fariam interessar pela história, caso ainda não tivesse lido. Caso queiram olhar a resenha que fiz, só acessar AQUI.
Simbora!



1- A cultura árabe

Fala sério, gente! Tem coisa mais linda visualmente do que a cultura árabe? E sim, mesmo que estejamos falando sobre livros, o que exige muito da nossa imaginação, é nítido como a autora conhece bem a cultura e escreve sobre ela de uma forma que ajuda bastante a imaginação a trabalhar. Como é algo que amo (cultura árabe), não precisei recorrer a estímulos visuais para imaginar tudo o que se passa aqui, mas uma boa recomendação é colocar uma bela imagem da Pérsia no celular e olhar bem para ela nos intervalos da leitura.

2- Khorasan

Tá, tem muito do motivo anterior, mas é Khorasan, gente! Uma cidade que imaginei nos meus mais antigos sonhos adolescentes depois de assistir milhões de desenhos sobre os contos de Mil e Uma Noites, e de ler livros com essa mesma temática.
Ainda que hoje em dia a cidade não seja um terço do que já foi no seu tempo de esplendor, ela ainda exerce um verdadeiro fascínio. Uma coisa bacana é pegar uma imagem do que seria a Khorasan antiga, e a de hoje em dia. Esse comparativo será uma das nossas próximas postagens nessa semana de Especial Renee Ahdieh.

3- Baseado nas Mil e Uma Noites

Claro que tive um ódio mortal da protagonista por escolher se casar com um cara pelos motivos que Shazi escolheu. Qualé, o que diabos se passava na cabeça da guria?! Achou que se tornaria uma versão feminina de Rambo depois do casório? E ok que a parte das "mil e uma noites" se perde totalmente depois que a autora começa a andar a trama dela para um caminho diferente. Mas eu sou uma pessoa que, ainda que não curta releituras de maneira geral, sempre abro espaço para elas. Gosto de ser surpreendida, e de certo modo A Fúria e a Aurora consegue fazer isso.

4- Shazi.

Começa me deixando nauseada por tamanha burrice, mas tenho que admitir que tem uma personalidade bem atrevida e única. Talvez atrevida demais, e por isso meta os pés pelas mãos em diversos momentos. É uma personagem que cresce de maneira positiva, e acredito que tenha muita coisa legal para mostrar no próximo volume da série. Espero que tenha, ou vocês verão um assassinato a um personagem literário logo logo.

5- O Deserto.

Acho que se me dessem a oportunidade de viajar para qualquer lugar do mundo, eu iria escolher um deserto. Sempre digo, e vou repetir aqui, que os desertos tem vida própria. Eles se movem, tem seus sons, cheiros e sabores. Ele pode tirar facilmente uma vida, ou devolver uma. Sou apaixonada por toda a ideia dele desde que era menina, e cada vez que leio um livro onde o deserto existe e tem um seu potencial escrito como se fosse um personagem, dou meu crédito a ele.