Resenha de "#Fui" (Viviane Maurey)

Título: #FUI
Autor: Viviane Maurey
Editora: GloboAlt
Skoob: Adicionar

Sinopse: Lully vai viajar!E não é uma viagem qualquer: ela vai passar quatro meses em um intercâmbio nos Estados Unidos e mal pode aguentar tanta ansiedade. Vai ser a primeira vez que ela vai passar tanto tempo longe de casa, ver neve e aproveitar todas as maravilhas que o País do Cheesebúrguer pode oferecer… A única parte difícil é esconder toda essa animação de seu namorado, Eric, que está compreensivelmente enciumado e nada satisfeito com o fato de a namorada ir viver tanta coisa nova longe dele.
Logo nos primeiros dias em Lake Tahoe, Lully já descobre qual será sua rotina: MUITA neve no hotel onde vai morar, MUITA neve na estação de ski onde vai trabalhar e MUITA neve para gelar as cervejas das festas que os novos amigos não cansam de organizar. É tudo muito diferente da
vida que levava no Brasil, mas, apesar de às vezes parecer difícil se adaptar, Lully está se dando muito bem.
Mas isso é só até ela se ver obrigada a fazer uma escolha determinante para o resto de sua vida. A viagem acaba revelando o quanto suas certezas e seguranças podem ser frágeis, e que quem parte em uma grande jornada, dificilmente voltará a ser a mesma pessoa de antes…

Saca quando rola "aquela" identificação com uma personagem? Fui eu com Lully. Ela sou eu, só que mais nova e com uma aparência bem melhor (pelo menos na minha cabeça).

Lully está indo fazer intercâmbio nos EUA. Vai passar quatro meses longe da mãe, dos amigos e do namorado. Mas a empolgação para fazer essa viagem é tão grande, que de início isso nem pesa na cabeça dela, nem na nossa, leitores animados com a ansiedade dela. 

Junto com Lully vão outros intercambistas. Os meses serão passados num lugarzinho chamado Lake Tahoe, com tanta neve que ela é a própria chamada para os turistas da cidade nessa época. Os que vão em busca das montanhas para esquiar. Nessa montanha tem os estabelecimentos onde os intercambistas irão trabalhar, e o de Lully é um tipo de lanchonete.  

Acontece que essa viagem, que começa um sonho despreocupado, acaba virando uma loucura. Não por acontecimentos externos - e tem muitos desses também - mas o foco está no que muda dentro da protagonista. Ela sabe que não há chance de voltar da mesma forma que foi, e isso assusta pra caramba. 

Gente, é um livro simples. De ideia simples, de estrutura simples. Ainda que a história se passe com jovens no começo da fase adulta, e até alguns adultos, eu o enquadraria como um YA, porque os acontecimentos são leves e que qualquer adolescente que pensa em intercâmbio pode ler despreocupado. Acho até que ele é um instrumentos muito interessante para quem pensa em fazer uma viagem como essa. A autora sabe explorar muito bem essa ideia de viver por um tempo fora do país. Desde coisas simples, como vistos de viagem e morar em hotéis com varias pessoas no mesmo quarto, até os dramas, como a saudade da família e adoecer longe de casa. 

Também preciso ressaltar que um dos pontos positivos que mais amei aqui foi a protagonista. Sério, ela super entra no meu ranking de melhores do ano. Não sei se porque parece muito comigo quando mais nova, e isso completa o meu vazio atual, ou de fato por ser tão pra cima. Uma vivacidade que não é comum, e que se visse em alguém hoje em dia chamaria de drogado ou doido (rsrs). Lully é viva, sem mais. Um coração enorme, e um conhecimento de coisas nerds o suficiente para me fazer rir a toa. 

Existem várias referências a cultura geek. Desde citações de Star Wars a detalhes de Fringe. Não tinha um seriado ou filme que fosse citado que eu não conhecesse e amasse. Por experiência própria digo que esse tipo de informação pede um glossário. Escrevi um livro uma vez que era assim, e sempre lia comentários como... "Não sei que série é essa" ou "Não faz o meu estilo". A mim não incomodou nem um pouco, conhecia tudo, mas aposto que algumas pessoas vão falar disso. 

Sabe como me senti quando acabei essa leitura? Leve. Estupidamente leve, como há muito não me sentia. Um livro divertidíssimo, porque a protagonista é muito divertida, e com a pitada de drama normal nesse estilo de narrativa. Aquele romance que te faz repensar os seus de juventude, e tudo o que não fomos capazes de fazer por falta de foco, ou oportunidades, de fato. 

Eu sentia frio lendo esse livro. De verdade. A neve era até palpável. Eu nem sei quanto tempo sonhei em conhecer a neve, e fazer um anjo na neve, e deixar os pingos da neve caírem em minha língua... Tudo isso eu vivi um pouco através de Lully. Ficava olhando meus filhos dormirem na cama ao lado, porque é a única hora que consigo ler, e pensando que isso é algo que provavelmente jamais verei ao vivo. Talvez através deles, e sempre através dos livros. Me apego a isso com fervor.  

Delicinha de livro para passar o tempo! Não conhecia nada da autora, mas já estou ansiosa por mais coisas dela. Tem aquela escrita que te faz flutuar de tão despretensiosa. Adoro! Sem contar que o título diz muito sobre muitas coisas. 

Fui morar nos EUA...
Fui me conhecer de verdade...
Fui descobrir o mundo numa montanha de neve...
Fui me reinventar!

Quantos "Fuis" vivemos diariamente? Talvez menos do que gostaríamos, mas o suficiente para continuarmos. É isso ai, e vamos simbora!