Resenha de "Mil Beijos de Garoto" (Tillie Cole)

Título: Mil Beijos de Garoto
Autor:Tillie Cole
Editora: Planeta
Skoob: Adicionar

Sinopse: A estreia de Tillie Cole no Brasil, com o livro finalista em 2016 do Goodreads Choice AwardsUm beijo dura um instante. Mas mil beijos podem durar uma vida inteira. Um garoto. Uma garota. Um vínculo que é definido num momento e se prolonga por uma década. Um vínculo que nem o tempo nem a distância podem romper. Um vínculo que vai durar para sempre. Ao menos era o que eles imaginavam. Quando, aos dezessete anos, Rune Kristiansen retorna da Noruega para o lugar onde passou a infância – a cidade americana de Blossom Grove, na Geórgia –, ele só tem uma coisa em mente: reencontrar Poppy Litchfield, a garota que era sua cara-metade e que tinha prometido esperar fielmente por seu retorno. E ele quer descobrir por que, nos dois anos em que esteve fora, ela o deletou de sua vida sem dar nenhuma explicação. Este romance, finalista do Goodreads Choice Awards 2016, marca a estreia da adorada escritora Tillie Cole na ficção young adult. É também seu primeiro livro publicado no Brasil.

Eu queria poder vir aqui e esculhambar esse livro. Dizer que ele tem problemas suficientes para fazer com que vocês desistam de ler. Mas mesmo que eu tenha acabado arrasada, não posso fazer isso. Não posso e não devo, porque privar um leitor de conhecer essa maravilha, é o mesmo que pedir para alguém morrendo de sede ignorar um copo de água gelada.

O livro vai contar a história dessas duas crianças que moram em casas vizinhas. Se conhecem assim que Rune se muda, vindo da Noruega, e começam uma amizade que até a gente, leitor, vai questionar em muitos momentos se coisas assim existem de verdade.

Com o passar dos anos as coisas mudam de figura, e o que era só uma amizade passa a ser um relacionamento lindo. Doce, singelo e muito grandioso.

Só que a família de Rune precisa voltar para a Noruega, e isso acaba afetando tudo o que existe entre eles.Como ainda são jovens, não podem simplesmente escolher ficar juntos, e são separados por anos, na promessa de que vão esperar e continuar se falando na ausência. 

Acontece que Poppy some. Para de responder a todos os contatos dele. E é com muito rancor no coração que, quando volta para a cidade, vai em busca da verdade. E antes não tivesse ido...

O que escrevi ai em cima nem chega perto de explicar como diabos essa história é grandiosa, e olhe que ela tem um certo "algo" que me faria desgostar se soubesse do que se tratava antes de ler. Na verdade nem teria começado, mas Inês é morta, e de fato não me arrependo. 

Esses dois jovens são incríveis separados, e por mais psicopatas de tão amorosos um com o outro quando estão juntos, ainda não incríveis assim também. 

Desacreditava em muitos momentos do amor deles, acho que porque estou ficando velha e ranzinza e esqueci como é amar outra pessoa que não seja meus filhos em um nível alarmante desses. Penso que só os adolescentes são capazes disso... dessa entrega toda. Desse extremo. Adultos pesam tudo antes, e isso as vezes pode ser um saco. 

Tudo nessa história é sobre sensações, sabe? Não posso vir aqui e dizer o quão incrível é Poppy, o que de fato ela é, e o tanto que queria um Rune em minha vida, o que realmente queria. São as dores que a história deixa, e também os sorrisos. É a tranquilidade com a qual você começa a ler, e bagunça de quando termina. 

Eu me sentia acabada em cada página lá pra depois da metade. Queria gritar e chorar, mas sou dura na queda demais até para isso. Contudo confesso que aquele final...Jesus, tinha muito tempo que não lia um final tão belo. Algo que eu, enquanto escritora, escreveria com satisfação. Um tanto irreal, de fato, como quase tudo nesse livro em se tratando do amor deles dois, mas bonito demais para ser ignorado.

A história é aparentemente simples. Nada do que você ainda não tenha encontrado em outros YA da vida. É a escrita da Tillie Cole que surpreende. Que agarra, que afeta, que acaba. É uma puta escrita bonita, e olhe que estou sendo muito neutra aqui, porque eu ainda quero matá-la. rsrs

É uma bela história, mas venha até ela com o coração aberto. Você vai precisar, porque se despedir dela no final é doloroso e muito angustiante. Tem meses que li e ainda é uma ferida que machuca. E acredito que continuará machucando até que me cure por completo. Por isso não leio esse tipo de livro, não tenho psicológico para coisas assim. Mas recomendo com todo o meu ser.