Jogos Vorazes (The Hunger Games)

              (pode conter spoilers)    

  Se eu disser que esse livro foi responsável por não me deixar pirar nos últimos dias vocês vão dizer que estou mentindo. Mas não estou.
Já tinha visto sobre ele nos blogs que acompanho, e anotei na minha lista de livros que quero comprar. Quando natal chegou eu ganhei de presente dinheiro, e fiquei pensando o que compraria com ele. Não demorei muito pensando: Um livro. Porque é minha maior fonte de distração e fuga.
Fui a livraria e já me joguei na área de infanto-juvenis. (Fazer o que, gosto e pronto!) Vi Jogos Vorazes escondidos atrás de livros da Meg Cabot, só tinha um. Achei que era um sinal de Deus e levei ele pra casa. Dei quase vinte reais a mais do que em outras livrarias, mas naquela hora, ele, aquele livro em especial tinha me achado.
No mesmo dia comecei a ler. Eu me conheço lendo, então sempre paro a leitura, mesmo nas partes mais boas, para o livro não acabar logo. Odeio finais.
E foi assim que em menos de 24 horas o livro já tinha acabado e eu fiquei com muita raiva de não ter comprado a continuação dele.
A história se passa em uma América pós-apocalíptica. Um mundo basicamente destruído que foi dividido em doze distritos. (Na verdade foram treze, mas isso só vai conhecer lendo), e governado por uma cidade autoritária e muito poderosa chamada de Capital. Os Jogos Vorazes é uma competição num tipo de reality show anual, onde eles jogam dois tributos de cada distrito numa arena, mas apenas um deles pode sair vivo. A propósito, os tributos tem que ter entre 12 e 18 anos.
É nesse mundo que conhecemos a protagonista Katniss. Ela vive no distrito 12 e sustenta a mãe e a irmã desde que seu pai morreu. É uma adolescente de 16 anos muito forte e decidida, muitas vézes se percebe falta de amor nela, mas é pura proteção. Ela torna-se um dos tributos do distrito dela e mostra para todo o país que esse tipo de castigo cruel precisa acabar.
Então. O livro é maravilhosamente comestível de tão bom de ler. rsrsrsrs
Katniss é a pessoa que no momento eu queria ser, insensível em muitas horas, corajosa ao extremo e decidida. Ela foi aos Jogos sendo voluntária para salvar a vida da irmã. Vive em um dos distritos mais castigados de fome e pesar, por isso se tornou essa fortaleza incondicional. Não se deixa abater hora nenhuma.
E não posso falar de Jogos Vorazes sem falar de Peeta.
Gente, vocês que conhecem Edward, Jacob, Patch, e todos esses românticos incorrigíveis das histórias atuais, vão esquecê-los completamente quando conhecerem Peeta. Ele não tem esse modelo de beleza física de nos deixar de queixo caído, mas tem o maior e melhor caráter que um menino de 16 anos pode ter.  E isso é apaixonável por demais.
Ele é o outro tributo escolhido para ir a arena com Katniss. E o que deveria se tornar uma luta pela própria sobrevivência por parte dele, torna-se a luta pela sobrevivência dela. Ele se torna seu maior amigo. A salvando de situações perigosas, de discursos perigosos. A salvando de todos os modos que se pode salvar. O que é engraçado, visto que perto dela, ele não sabe fazer nada que garanta a sobrevivência de ambos. Mas é incondicionalmente poderoso com gestos e palavras.
E ai que começa o dilema. Como sair vivo da arena sem ter que matar o seu melhor amigo? - Katniss se faz essa pergunta em boa parte do livro.
Mas Jogos Vorazes é muito maior do que uma luta pra viver em um reality show. E se houvesse algum tipo de destruição em massa, seria totalmente plausível um mundo que nem o deles. Não é ficção científica por completo. Na verdade, quase nada no livro se trata de mentiras inventadas.
É um joguete de poderes. De subjugar outras pessoas para que elas te obedeçam. Ameaçando seus filhos, sua comida, sua liberdade. Mostrando que o poder é a lei maior daquela nação.
O livro é muito bem construído. As cenas de ação são maravilhosamente explicadas, e os pensamentos de Katniss parecem se confundir com os nossos muitas vézes. Os personagens são divinos. A estrutura deles, a ação deles, a desenvoltura deles. Eu pessoalmente, me apaixonei pelas ações de Peeta. Ele é tão simples e bobo muitas vézes que se torna a peça elementar do jogo. Torna-se o gênio. Sua atitudes são as que levam quase toda a história. Que conduz a reta dos participantes na arena. E que no final das contas, conduz a continuação dos livros.
Eu recomendo por completo o livro. É muito bom mesmo. Não é melodramático. É real, é presente, é futuro. São idéias novas, e antigas ao mesmo tempo. Envoltas em crueldade do "ser" humano e demonstrativos de bom senso e caráter de outros.
Aqui vai o trailer do filme que será lançado em Março. Marquem na agenda!


Em breve comentários sobre os outros livros da série.