Conheci esse rapaz quando tinha uns 15 anos e ainda brincava de guardar panfletos sobre teatro numa pasta catálogo. Foi na época em que me encantei pelas artes. Ele trabalhava com teatro no Sesc, usava um rabo de cavalo no cabelo- o que era motivo de onda no colégio onde eu estudava. O chamava de irmão. E disso ele passou a ser meu mentor, e disso a ser meu amado, e disso meu melhor amigo. E continua assim.
É aquele tipo de pessoa que quando você quer rir, ou conversar besteira, ou conversar coisa séria você procura.
Convidei ele para ser meu entrevistado nessa categoria porque quase tudo o que conheço sobre ser escritora aprendi com ele e através dele.
Espero que vocês absorvam a essência Guilherme Ramos como o venho fazendo há 10 anos.
1. Fale um pouco sobre você
A
parte mais difícil dessa entrevista. Foi a última questão que respondi. É
difícil falar sobre si mesmo, sabe? Particularmente não gosto. Prefiro que as
outras pessoas o façam. Sei lá. Pode parecer estranho, mas falo pouco de mim.
Acho que falo mais do que eu faço. Falar de mim seria como tentar ensinar
física quântica no jardim de infância. Rssss... Em poucas palavras, sou um
sonhador. Um “Insone sonhador”, às vezes. Prefiro lembrar que sou ator,
diretor, escritor, músico prático, artista intermídia... Enfim, gosto de muitas
áreas. E tento vivenciá-las sempre que possível. Atualmente, estou tentando ser
escritor mais do que qualquer outra coisa. Existem, ainda, os “títulos” – não
posso fugir deles: Especialista em Gestão e Organizações Sociais (UFS),
Arquiteto e Urbanista (UFAL) e a “gestão cultural” – minha escolha
profissional: Gerente do SESC Centro – Unidade de Cultura do SESC/AL,
idealizador do Centro de Difusão e Realização Artístico-Cultural (CDRAC), onde
são desenvolvidas atividades diversas nas cinco principais linguagens
artísticas do Regional (Artes Cênicas, Música, Literatura, Artes Visuais e
Audiovisual). Mas... Eu mudo a cada instante. E talvez esses momentos estejam no
meu blog (www.prosopoetica.blogspot.com). Quer me conhecer (um pouco)?
Visite-o. Permita-se. Participe.
Quando e como
descobriu que era escritor?
Simplesmente
foi surgindo. Não sei dizer quando. Apenas escrevia. Meu primeiro texto
(teatral) data de 1984. Uma curta comédia (Conde Frácula), usada em festival de
teatro do colégio. Não fui um bom leitor, contrariando a teoria de que um bom
escritor deve ser um bom leitor (mas sou obrigado a concordar com essa teoria).
Eu simplesmente sinto as cenas, as palavras, as rimas. A coisa vem, sabe? Claro
que pesquiso muito, estudo técnicas etc. Sou autodidata. Como muitos, odiava literatura
(depois, descobri que odiava as aulas de literatura no colégio. Só me serviram
para decorar datas, nomes etc. para o vestibular – uma triste confissão). Mas
falo do meu início. Eu não lia. Escrevia. Até hoje uso algumas palavras que nem
sei o significado. Daí, quando procuro no dicionário, elas são perfeitas! Vá
entender! Acho que tenho sorte, um dom ou sei lá o quê. Gostaria de ler mais
teoria da literatura pra saber o que estou fazendo, mas pensando bem, se eu
souber muito o que estou fazendo, não ficarei, eu, técnico (ou previsível)
demais? Não sei, não sei... Isso daria um livro. (Rsss...)
Que tipo de
textos você mais gosta de escrever?
Ah!
Muitos! Mas poesia, conto e dramaturgia são os mais “chegados”. (Rsss...) Gosto
de contar histórias, extravasar sentimentos (às vezes inexistentes). Por
exemplo: não preciso estar apaixonado para fazer uma poesia sobre o amor
(correspondido ou não). Apenas escrevo. Por isso, se lerem algo meu, não pensem
que sou o personagem que deu origem à série, OK? (Rsss...).
Qual a maior
dificuldade de um escritor?
Para
mim é a tal “página em branco”! (Quando ficamos horas e horas e horas e não sai
uma linha sequer). A tão temida “falta de inspiração”. Mas não é bem assim.
Acredito que tudo isso é a ausência de “clima inspirador”. Podemos usar
técnicas para iniciar um trabalho. Por exemplo: não tente iniciar um texto logo
de cara. Antes, relaxe, tente esquecer o ambiente externo. Jogue um pouco
(Playstation, xadrez, paciência etc.), escute uma música, veja um filme, leia
um livro etc. Aí você equilibra o que é real (e, normalmente chato, castrador,
antinspirador) e o que é ficcional (inspirador). Outra coisa que me dificulta
muito é a indisciplina. Se você não dedica uma parte de seu tempo para a
criação literária, seu corpo, sua mente e seu espírito vão se tornar um
triunvirato de preguiça e você nunca irá terminar “o tal livro” tão sonhando...
Cite 5 dicas que
você daria para alguém que quer ser um escritor
Escreva.
Pesquise. Escreva. Leia. Escreva. Anote tudo. Escreva. Grave tudo. Escreva.
Desenhe. Escreva. Conte histórias. Escreva. Ouça música. Escreva. Assista a
filmes. Escreva. Escreva. Escreva. Escreva. Escreva. Acho que foram mais de
cinco, né? Mas, na realidade, é exatamente isso. Escrever. Da mais ridícula “abobrinha”
à mais genial teoria. Tenha um “livro de idéias”
(compre um caderno sem pautas e ande com ele sempre por perto. Escreve nele
tudo o que surgir na sua cabeça e puder ser usado, mais tarde, na sua história.
Afinal, nunca se sabe quando uma grande idéia vai aparecer, certo?). Não
há apenas dicas. Há escrita. Parece óbvio, mas escrever é exatamente isso:
escrever. Deixar que as idéias venham às mãos e se tornem letras, palavras e
frases. Que parágrafos criem vida e capítulos tornem-se inesquecíveis aos
sentidos de alguém. Que o resultado final toque o coração de quem escreve, para
depois, tocar ao coração alheio. Importante: se aquilo que você escreve não
emociona nem a você. Não serve. Jogue fora. Procure outra função no mundo. Ou,
se ainda quiser ainda escrever, então... Escreva. Pesquise. Escreva. Leia.
Escreva. Anote tudo. Escreva. Grave tudo. Escreva. Desenhe. Escreva. Conte
histórias. Escreva. Ouça música. Escreva. Assista a filmes. Escreva. Escreva.
Escreva. Escreva. Escreva...
Por onde se deve
começar a escrever uma história?
Bem, acho importante frisar “por onde
não começar”: pelo começo. Parece meio ilógico mas, levando-se em consideração
que você leva muito tempo escrevendo (um romance, por exemplo), você nunca o
terminará com o mesmo estilo literário. Você melhora, piora, enfim, muda de
estilo até terminar o trabalho. Então, se você seguir uma “sequência”
cronológica, muito certinha, certamente o leitor perceberá tais diferenças e isso
pode comprometer seu trabalho. Agora, quando trabalhamos em algo mais curto (um
conto, uma poesia etc.) sugiro que você deixe seu coração dar as dicas.
Escreva. Sem a obrigação de terminar algo. Aproveite a inspiração disfarçada de
amenidade. Escreva uma frase que surgir na cabeça. Vá juntando títulos que
surgirem, frases, palavras (aparentemente) sem sentido, sobretudo os
neologismos. Neologismos dão ótimos títulos. E rimas. De repente, você junta
uma coisa aqui e outra lá... (meio Dadaísta, né?) e surge uma obra inédita.
Muitas poesias minhas surgiram assim. Às vezes, vem apenas uma cena de um
conto. Eu escrevo a cena, resumida e, quando aparece uma oportunidade,
dedico-me a terminá-la. Isso ocorre mais com contos. E por aí vai. Gosto muito
de criar um título e guardá-lo. Chega um dia que a inspiração aparece e o
título ganha forma. Outras vezes, tenho a história de uma vez só. O título vem
depois. Eu tento fugir do óbvio e procuro títulos mais simbólicos. Mas isso é
uma questão de estilo. Eu ainda procuro o meu. Cabe a cada um enfrentar a sua
jornada.
Para você, rima
é importante em uma poesia?
Particularmente,
eu gosto. É mais sonoro, mais gostoso de curtir. Mas tem também o verso livre
que, dependendo da estrutura, encanta qualquer um. Mas a rima é como música
para meus ouvidos. Em alguns textos meus essa sonoridade aparece. Sabe quando
não há rima, mas há sonoridade? Há ritmo? O texto flui como uma música. E o
leitor vai se apegando sem nem saber porque. É esse estilo que busco. Chamo
essas tentativas literárias de “minha prosopoética” (perdoem-me os acadêmicos
que sabem que prosopoética é outra coisa...) e tenho gostado do que venho
fazendo. Porém, quando escrevemos, escrevemos para o leitor. Eles é quem devem
gostar ou não. Mas, como sou autor-leitor, dou-me o luxo de gostar do que faço.
O que não gosto, não publico no blog. Guardo. Um dia, minha opinião pode mudar,
uma revisão pode mudar e tudo pode mudar... e mudar.. E mudar... Não são,
assim, as pessoas? E por que não as criações artísticas? Mas, sim (para mim),
as rimas são muuuuito importantes.
Você costuma
construir primeiro o enredo ou os personagens de uma história?
Depende
da inspiração. Às vezes vem tudo junto. Mas é mais racional ter o enredo
primeiro. Porque assim, você vai povoando, colonizando a história com
personagens. Quantas vezes um coadjuvante virou principal? E quantas outras um
principal foi descartado? Claro que, às vezes, você tem “O Personagem”. E, a
partir dele, vem uma, duas, três histórias. J. K. Howling que o diga, não é,
Mr. Potter? (Rsss....)
De onde você
tira inspiração para escrever?
De
mim. (Rsss...) Brincadeira. Às vezes, vejo um nome, uma frase, uma foto, escuto
uma música etc. E simplesmente vem. Outras vezes, inspiro-me em fatos do
cotidiano, uma manchete de jornal, um livro, uma reportagem de revista, uma bula
de remédio, um filme, uma série de TV. Ou acordo no meio da madrugada com uma
idéia fixa na cabeça. Pode até ter vindo de um sonho. Enfim, o que quero dizer
que não há uma inspiração certa ou errada. O que há é inspiração. E ela muitas
vezes é do contra. Aparece quando estou querendo fazer outra coisa. Por
exemplo: quando preciso fazer um relatório de trabalho, dá vontade de escrever
um conto, uma poesia. Mas se eu parar especificamente para fazer o tal conto ou
a tal poesia, não vem nada. É como se minha inspiração ficasse me testando. Provocando-me,
para ver se eu realmente a mereço. Já perdi a conta das vezes que estou na rua
e surge aquela melodia, frase, poesia, nome de personagem etc. que tanto
procurava. E faço de tudo pra não perder isso. Escrevo no
meu livro de idéias, num guardanapo, na mão, gravo no celular... Bem,
quem me vê por aí, pensa: “- O que esse louco tanto fala sozinho?” Até agora não fui internado. Mas corro o
risco. Perco a sanidade, mas a inspiração, nunca! (Rsss...)
Diga alguns
livros e escritores que você gosta.
Na
realidade, prefiro livros técnicos, fora do padrão literário cotidiano. Poucas
vezes leio para me distrair. Nesse sentido, ler, para mim, significa pesquisa.
Esses livros me ajudam a entender ou descobrir sobre o que escrever, servem de
inspiração. Adoro pesquisar o desconhecido, o fora do comum. Amo livros e
revistas que falem sobre ocultismo, religiões, mistérios, OVNIs, Genética,
evolução humana, Atlântida, Lemúria, Continente de Muh... (Acho que alguém,
nesse momento, está pesquisando metade do que disse, no Google... Rsss...).
Mas, já que preciso citar algumas obras e autores não tão técnicos, não poderia
esquecer: As Crônicas de Gelo e Fogo (George R. R. Martim), O Senhor dos Anéis
(J R. R. Tolkien), Noite na Taverna (Álvares de Azevedo), Grau 26 (Anthony E. Zuiker),
Noturno (Guillermo Dell Toro), Sangue Quente (Isaac Marion), Harry Potter (J.
K. Howling), As Crônicas de Nárnia (C. S. Lewis)... Vou parar. Está começando a
ficar cliché. Tá vendo que tenho um gosto fora do padrão? (Rsss...)
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Agradeço por sua paciência em escrever e em esperar sua entrevista amigo.
Você sabe que acima de qualquer coisa, sou sua fã incondicional. Sua maior fã
Amo de paixão!
E aos meus leitores, espero que tenham se encantando com esse mostro das artes. Passem no espaço dele. Vocês vão ver só como a arte dele é fantástica.
bjuxx
Carol