E o Oscar vai para...

Sumida novamente não é?
E andarei por mais algum tempo. As aulas do meu filho começam semana que vem, as minhas começaram semana passada e meu trabalho volta amanhã. ôôô vidona!!
Mas hoje eu vim por um único e vasto motivo: Oscar 2012
Como tinha tirado uns dias de férias fiz uma promessa  a mim mesma: assistiria a maior quantidade de filmes possíveis que de alguma forma estivesse concorrendo a estatueta esse ano. Normalmente assistia os principais e deduzia as outras categorias.
Posso dizer que fiz meu trabalho direitinho. Os que pude ver eu vi, os que não teve como eu baixei os trailers e sinopses e comentários de pessoas da área. Este será o primeiro ano em que darei uma opinião baseada em dados, e com quase todos os filmes assistidos. Então, aqui vai a primeira parte da minha lista:


Melhor efeitos visuais
ü  Harry Potter e as relíquias da morte
ü  A invenção de Hugo Cabret
ü  Gigantes de aço
ü  O planeta dos macacos: A origem
ü  Transformers: O lado oculto da lua

Ok. Nesse quesito já fui descartando alguns, e no final das contas fiquei com Transformers e O planeta dos macacos: A origem. Apesar do primeiro ser muito efeito visual, afinal de contas travar uma batalha entre robôs não é nada fácil, o que inclui as brigas fantásticas de Gigantes de aço; mas O planeta dos macacos leva a frente por usar captura de movimento, também usado no O Senhor dos Anéis, muito difícil de se fazer, mas rende um bocado quando feito legal. E tenho que admitir que, apesar de não ter morrido de amores pelo filme, os macacos ficaram fantásticos. Então, esse no meu ver vai ser campeão. 

Melhor efeitos sonoros
ü  Millenium- Os homens que não amavam as mulheres
ü  Transformers: O lado oculto da lua
ü  Cavalo de guerra
ü  A invenção de Hugo Cabret
ü  O homem que mudou o jogo

Não entendo muita coisa de como eles escolhem essa parte de efeitos sonoros e edição  de som, mas vou dar meu palpite com o que conheço. Na verdade nesse item fiquei entre dois. Cavalo de guerra é ótimo como efeitos sonoros porque tem uma guerra, e filmes de guerra sempre tem efeitos fantásticos, tiros, quedas, e nesse em específico: trote de cavalo no meio de tudo. Mas sou simplesmente encantada com o efeito sonoro de A invenção de Hugo Cabret, eles fizeram sons pequenos e muito sensíveis grandiosos nessa história. 

Melhor edicao de som
ü  Cavalo de guerra
ü  Drive
ü  Millenium- Os homens que não amavam as mulheres
ü  A invenção de Hugo Cabret
ü  Transformers: O lado oculto da lua

Aqui vou dar para o Cavalo de Guerra. Eram sons reais. Nada de muito efeito como em Transformers. Eles simplesmente passaram sons puramente reais para a tela do cinema. Ficou uma edição show de bola. E como tradição, filmes de guerra na maioria das vézes leva essa estatueta.


Melhor Cancao
ü  Man ou Muppet (Os Muppets)
ü  Real in Rio (Rio)

Por mais que eu ame Rio - meu filho assisti várias vézes ao dia. Acredito que aqui o prêmio vai para a música dos Muppets.

Melhor Trilha Sonora
ü  As aventuras de Tintim: O segredo de Licome
ü  O artista
ü  O espião que sabia demais
ü  Cavalo de guerra
ü  A invenção de Hugo Cabret

Nesse item fiquei em dúvida porque não vi Tintim, é uma vergonha eu sei! Acredito que como ele não teve indicação mais nenhuma, o que foi uma lástima para os fãs, ele possa vir a ganhar, mas não o julgarei porque não o vi. O artista é o filme que foi totalmente desenvolvido em cima de sua música, já que é um filme mudo. Então meu voto vai para ele pela dificuldade, apesar de ter adorado fanaticamente a trilha francês e doce de A invenção de Hugo Cabret. 

Melhor montagem
ü  Os descendentes
ü  O homem que mudou o jogo
ü  A invenção de Hugo Cabret
ü  Millenium – Os homens que não amavam as mulheres
ü  O artista

Eu fiquei louca pela montagem de A invenção de Hugo Cabret, as cenas de flash back e de mágica são simplesmente belíssimas, para mim, seria o vencedor. Mas vou dizer que esse prêmio é movido muitas vézes ao vencedor do melhor filme, então vou optar por O artista. 

Melhor maquiagem
ü  Harry Potter e as relíquias da morte
ü  Albert Nobbs
ü  A dama de ferro

Gente eu voto de verdade no Harry Potter. É a maquiagem mais complexa entre os escolhidos. Gosto muito da de Albert Nobbs também, mas fico com o filme do bruxinho. 

Melhor Figurino
ü  O artista
ü  A invenção de Hugo Cabret
ü  W.E.- O romance do século
ü  Anônimo
Jane Eyre




Meu palpite? W.E. - O romance do século. Tem um figurino bonito apesar de eu achar exagerado para a época em alguns momentos. Gosto muito mesmo do de Jane Eyre e o de Anônimo é tudo de lindo. Mas fico com o primeiro, porque acho que a academia escolheria, não por ser meu predileto. 


Amanhã venho com Fotografia, direção de arte, os curtas, os documentários o filme estrangeiro e a animação.