As melhores atuações infantis

Há algumas semanas a minha banda de rock predileta, a Palhaço Paranoide,  gravou o seu segundo clipe da fantástica música: O garoto invisível.Tive a honra de mais uma vez fazer parte desse mundo que começou na cabeça deles e hoje povoa a minha como um oceano inteiro de idéias. Acontece que o protagonista do clipe só tem 11 anos, chama-se Vinícius Padilha e ele caiu como um anjo nas nossas vidas na época, nos salvando de uma desistência em cima da hora.
 Eu sempre trabalhei com atuações de adolescentes, eles são minha área de licenciatura dramática. Mas na idade do Vinícius ainda não havia trabalhado. E como acho a comédia mais acessível aos jovens, tanto de atuar, como de entender, nunca trabalhei com meus alunos dramas. E no final das contas o clipe é bastante carregado de emoções fortes. O menino não era ator. Não tinha vivência nenhuma com teatro ou cinema. Então... Como fazer uma criança sentir emoções manipuladas?
Eis a grande dúvida durante aqueles dias de gravação.
Mas acontece que tínhamos o melhor diretor e preparador de elenco que já trabalhei, meu mestre Henrique Oliveira. E em conjunto com o assistente de direção Nivaldo Vasconcelos, com o ator Noel Smith (que diga-se de passagem foi fantástico) e mais uma equipe maravilhosa, eu consegui enxergar a magia do que é trabalhar com uma criança.
As vézes batia o desespero porque eu não queria que ele fosse sujeito a certas coisas, mas dai quando eu via um pré resultado, a satisfação me enchia. Eu vi o menino da fazenda se transformar num gigante de sentimentos em frente as telas, nos salvando de uma mudança drástica de roteiro.
E é por aquela vivência específica que comecei a me lembrar dos filmes atuados por crianças que me emocionaram. E fico totalmente feliz de ver que tem talentos tão pequenos espalhados no mundo prontos à ser lapidados e lapidar todos a sua volta.
Então aqui vai a lista de atuações infantis que eu mais amo. Posso ter esquecido alguém, certamente esqueci (Meus filmes prediletos tem sempre crianças), mas tentei fazer uma boa composição de atores e personagens envolventes que me marcaram.
Divirtam-se!


Jamie Bell (Billy Elliot) 

Eu vi esse filme tantas e tantas vézes que tinham falas dele que me saiam decoradas. Ele esta excelente nesse filme. Uma atuação sensível, digna de prêmios, uma trilha sonora linda. Vale conferir! A cena que ele dança movido pela raiva é perfeita. 



Danny Lloyd (O iluminado)

Esse garotinho que na época tinha apenas seis anos amedrontou o mundo inteiro com sua atuação profissional no terror O iluminado. E me pergunto... Como eles faziam pra deixar as crianças tão novinhas com o medo necessário da cena. Nem demais, nem de menos? Ai ai cinema... 
Adoro a cena em que ele anda de velocípede no corredor e vê as meninas. 


Miko Hughes (Código para o inferno)

Esse lindinho é pouco lembrado pelo público de cinema infantil, mas sinceramente, desde que vi esse filme numa sessão da tarde eu me apaixonei por essa atuação. Se já é difícil você encarar as câmeras sendo uma criança normal, o que você me diria de encara-la sendo uma especial? O Miko interpreta nesse filme um garoto autista. Gente ele tem expressões divinas. Me lembra muitas vézes a cegueira de Al Pacino em Perfume de Mulher. Maravilhoso! Ele esta perfeito no filme inteiro. Eu não tenho uma cena que eu possa destacar mais do que as outras. 


Henry Thomas (E.T.)

Esse é das antigas. E confesso que não me lembro muito desse filme inteiro. Mas lembro que achei o Henry maravilhoso nessa atuação. Também não é fácil contracenar com seres alienígenas. (rsrs). A melhor cena é sem dúvida essa da foto que ele esta entrando em contato com o E.T. 

Freddie Highmore (O som do coração)

Eu acompanho a carreira desse fofo há tempos. Adorei ele na Fantástica fábrica de chocolate e Em busca da terra do nunca. Escolhi O som do coração (que esta na minha lista de melhores filmes já vistos) justamente pela doação dele no filme. A cena em que ele esta descobrindo o violão é linda demais. E quando ele esta regendo a orquestra no fim eu choro toda vez. Adoro esse baixinho!


Josh Hutcherson (Ponte para Terabítia)

Eu nunca achei que esse menino tivesse jeito de criança. Ele sempre teve um rosto forte e carregado. E nesse filme ele interpreta um pré adolescente com problemas para imaginar. Então achei o papel a cara dele. Ele esta muito bem nesse filme. E eu sou apaixonada pelo trabalho dele desde ABC do amor. A cena que ele descobre do acidente da amiga me emocionou. 

Saoirse Ronan (Desejo e Reparação)

Finalmente uma garota!
Quem não lembra dessa atuação memorável? A menina participa de um pedacinho pequeno do filme e concorreu ao Oscar de melhor atriz coadjuvante. Ela dá banho no resto dos atores.  A cena em que ela  inventa a história é muito, muito, mas muito boa mesmo!. 


Abigail Breslin (Pequena Miss Sunshine)

Outra gatinha pintando ai. Essa belezinha fez um papel tão fofo nesse filme que vou morrer falando dele. O filme em si já é maravilhoso. Tem um roteiro lindo e a direção soube trabalhar muito bem com essa criança. O personagem dela é muito sensível. É tanto que ela concorreu ao Oscar de melhor atriz coadjuvante. As cenas dela com o avô são divinas. 


Dakota Fanning (Grande menina, pequena mulher)

Uma das atrizes mirins que teve a melhor carreira foi essa ai. Começou com uma atuação incrível em Uma lição de amor, e vários outros trabalhos de renome apareceram. Eu pessoalmente adoro essa personagem. Ela é uma criança que sofre de TOC e parece ter muito mais idade do que realmente tem. É uma atuação sincera e pesada. Um personagem muito bem construído. A cena dela no brinquedo de xícaras é linda. 


Haley Joel Osment (O sexto sentido)

Esse carinha é bem conhecido. Mais especificamente por essa cena. Quem não conhece a célebre frase:  Eu vejo gente morta
Além do filme ser o melhor desse diretor, souberam fazer um trabalho incrível com o menino. Ele é responsável pela maioria dos meus medos assistindo O sexto sentido. Sabe-se que esse terror é mais emocional e psicológico do que físico em si. Portanto o medo é passado mais pelas atuações do que pelos acontecimentos. Ele fez um trabalho muito bom . A cena em que Bruce esta na sala tentando fazer ele se aproximar com perguntas é muito forte. Ele ficou totalmente na cena. Maravilhoso!

Thomas Horn (Tão forte e tão perto)


Eu não tenho palavras para descrever a atuação desse menino. Ele é um rosto novo no cinema, e já tem uma carga estúpida nas costas. O personagem que interpreta nesse filme é tipo um inventor e desbravador do desconhecido que para resgatar a memória do pai viaja pelos vários cantos da cidade a procura de respostas e um consolo pela perda. Essa é minha homenagem a esse filme que quase não recebeu indicações e que para mim, é o melhor deles. Pela atuação dele principalmente. Não tem uma cena ruim dele, mas ressaltaria a cena em que ele escuta os telefonemas do pai, a cena em que ele surta e derruba um monte de coisa no chão, a cena da despedida dele com o velho e a cena dele explicando a historia dele para um dos Blacks... Sem contar as cenas com a Sandra Bullock que são divinas... Quer dizer, eu não sei uma cena ruim que ele fez nesse filme. 


Vinícius Padilha (Jack Valete)

E finalizo com meu pequeno notável. O garoto que interpretou divinamente seu personagem e que nas horas extras me fazia rir por demais. Parabéns pelo incrível trabalho garoto!


E ai, o que acharam? 
Quero saber quem é ator mirim predileto de vocês. Deixem comentários. Sempre leio o que vocês escrevem. 
Programei a segunda postagem do Oscar para amanhã. Deixei hoje para essa postagem especial.
 Espero vocês
Beijos