E o Oscar vai para... (Parte 2)


Hoje vamos para a segunda parte da postagem sobre o Oscar 2012.
Essa foi a mais difícil de ser feita para mim porque a maioria das filmes eu não conhecia e não tive acesso direto, então fiz meus critérios de acordo com trailer, sinopse, fotografias (a coisa que mais me fascina no cinema), e comentários de quem teve acesso. Então vou dar meus palpites por alto.


Melhor fotografia
     O artista
     A invenção de Hugo Cabret
     Millenium – Os homens que não amavam as mulheres
     A árvore da vida
     Cavalo de Guerra

Como esse é o quesito que mais me fascina no cinema, foi justamente ele quem me deu mais trabalho escolher. Quando me decidia em um, voltava a ver os filmes e escolhia outros. Fiquei passando entre fotos e cenas fantásticas tentando escolher qual o conjunto delas mais me agradou e qual acredito que agradará a academia. Acabei me decidindo, mas que fique claro que todos os candidatos desse ano tem fotografias diferentes entre si e maravilhosas. Vale lembrar que quando falamos de fotografia no cinema não nos referimos apenas a parte estática da coisa, mas todo o desenvolvimento dela, as passagens de câmera, luzes, perspectivas de visão. São seus olhos atrás da câmera.
Então... O artista tem uma fotografia poderosa por ser um filme feito em preto e branco, então usa iluminação como uma coisa que tem vida própria, que passa uma sensação de calma ou fúria dependendo do contexto da cena. Devo admitir que o melhor da fotografia desse filme é realmente a luz em conjunto com as atuações. A invenção de Hugo tem como forte, na fotografia,  a direção de arte em si, o conjunto de figurino, iluminação e maquiagem. As cenas de mágica são ótimas, e a luz escura condiz com o peso da história. A fotografia de Millenium é uma coisa mais moderna. Para mim a melhor parte dela são as cenas externas na neve. Cavalo de Guerra tem como forte a paisagem sem igual. As luzes naturais são perfeitas e as cenas da guerra tem fotografias divinas. Já A árvore da vida é “a fotografia” de 2012. Gente, o que é a fotografia desse filme? As luzes são perfeitas e brandas, as passagens de câmera são divinas e transmitem o valor e forma de cada personagem. As cores são...putz!! As cenas da criação do mundo são coisa de doido. Existe uma simplicidade e delicadeza no que diz respeito a
 fotografia individual de cada personagem .
Então, meu prêmio desse ano, e acho que o da academia também, será para A árvore da vida.

Melhor direção de arte
     O artista
     A invenção de Hugo Cabret
     Harry Potter e as Relíquias da morte
     Cavalo de guerra
     Meia noite em Paris

Se o Harry Potter levar maquiagem não acredito que leve esse prêmio não. Aqui vou votar em A invenção de Hugo Cabret porque no conjunto, como citei  acima, ele é o melhor. Tem luzes ótimas, figurino excelente cenários muito bem trabalhados.


Melhor curta-Metragem (Animação)
     Dimanche/Sunday
     The fantastic flying books of Mr. Morris Lessmore
     La luna
     A morning Stroll
     Wild Life

Olha gente eu pessoalmente me apaixonei por The Fantastic flying books of Mr. Morris Lessmore. A animação é a minha cara, e como eu queria ter uma biblioteca daquela, com livros temperamentais como aqueles. (kkk)... Me fez lembrar de sonhos de criança. Eu amei. Mas acredito que a academia dará o prêmio a La Luna, faz mais o perfil de escolha deles. É muito lindo e delicado.

Melhor curta-metragem
     Pentecost
     Raju
     The shore
     Time freak
     Tuba Atlantic

Nessa categoria escolhi aquele que mais ouvi falar bem. Não assisti a nenhum.
 Li comentários e vi trailer. Dou prêmio a Raju




Melhor documentário (curta)
     The Barber of Birmingham: Foot soldier of the Civil Rights Movement
     God is the Bigger Elvis
     Incident in New Baghdad
     Saving Face
     The Tsunami

Igualmente o item anterior. Não conheço a fundo os indicados. Mas gostei muito do trailer de Incident in New Baghdad e o de The Barber...Darei ao primeiro.








Melhor documentário (Longa)
     If a Tree Falls: A story of the Earth Liberation Front
     Paradise Lost 3: Purgatory
     Pina
     Undefeated
     Hell and back again

Novamente um palpite. Gostei da ideia de Paradise Lost.

Melhor Filme estrangeiro
     Bulhead (Bélgica)
     Monsieur Lazhar (Canada)
     A separação (Irâ)
     Footnote (Israel)
     In Darkness (Polônia)

Como A separação é um filme que esta concorrendo em duas categorias esse ano, e isso é meio inédito nesse tipo de produção, então ele vai ganhar aqui.
Melhor animação
     Um gato em Paris
     Chico & Rita
     Kung Fu panda 2
     Gato de Botas
     Rango

Não vi todos, mas o Rango esta sendo muito aclamado pela crítica. Por isso resolvi escolher ele.