As Vantagens de ser invisível


Novamente, me senti infinita. De uma forma diferente, de grau diferente. Sem tantos plurais, nem tantos superlativos. Mas de alguma forma, me senti infinita. 

Quem já leu esse livro sabe do que estou falando, quem ainda não leu, não sabe o que está perdendo. As Vantagens de ser invisível foi o melhor livro que li em 2012. Mas infelizmente não foi o melhor filme. 


É bem complicado ver uma adaptação que tenha funcionado melhor, ou tão bom quanto os livros. Eu pessoalmente, só lembro da trilogia de O Senhor dos Anéis. Mas não joguem pedras, houveram muitas. Mas esse livro, merecia uma adaptação fabulosa! 

Conta-se a história de Charlie, interpretado por Logan Lerman (Sim, o mesmo da série do Percy Jackson). O garoto tem alguns problemas psicológicos e acabou de perder um amigo que cometeu suicídio. Então ele entra no ensino médio, e acaba conhecendo Sam, interpretada por Emma Watson (Harry Potter) e Patrick, interpretado- absurdamente bem - por Ezra Miller (Precisamos falar sobre Kevin). Juntos eles dividem problemas da adolescência e encaram o mundo de uma forma que nunca pensamos, nem quando jovens, de encarar. Eles juntos são "O Infinito". 


A história do filme fica bem focada neles três, acredito que por isso o filme não tenha funcionado da mesma forma para mim. O livro retrata a vida de Charlie dentro da família e entre os amigos. Pouca coisa sobre família foi colocado depois dos cortes. No livro temos uma relação entre Charlie e a irmã que é muito ímpar, e isso não se sente no filme. O mesmo digo dos pais dele, que tem uma participação longe e muito emocionante no livro, no filme não tem. 

Quanto aos amigos, senti falta de algumas cenas,de algumas explicações e alguma sensibilidade. Apesar do filme ter sido dirigido pelo próprio escritor (Stephen Chbosky), ele não teve a mesma decência que teve quando escreveu. O trio Charlie, Sam e Patrick suspiram emoção e agonia o tempo inteiro quando lemos sobre eles. Já quando assistimos, algumas coisas ficam pendentes. Não se sente a agonia do personagem e não se tem vontade de coloca-lo no colo. 


Quanto as atuações. Bom, Charlie é um personagem muito difícil de ser interpretado, e acredito que de início o Logan não tenha conseguido encarar esse personagem na versão mais calma. Mas... Quando o personagem entra em piração e as coisas começam a acontecer, aí eu vejo o ator começar a funcionar. Ele consegue transpor uns TOC's bem únicos do personagem. Sem contar os olhares e gestos meio vagos. Tem uma cena específica que amei a atuação dele (Quando ele esta conversando com uma médica). Mas veja bem, falando como uma atriz, ele não chegou aos pés do que seria um Charlie de verdade, mas o garoto se saiu bem. 

Quanto a Emma...Bom, ela é incrível! Não era tão fã dessa garota em Harry Potter, mas nos filmes posteriores ela arrebentou. Acredito que ela teve a medida certa em cada cena. Ela era a Sam! E eu não tenho uma única crítica, a não os cortes que certamente foram feitos das cenas dela. 
E o Ezra... Gente, esse menino tem um talento super massa! Ele interpretou o Patrick de corpo e alma. Até achei melhor no filme, do que no livro. Quando era para parecer engraçado, ele era. Quando era para parecer louco, ele era. Quando era apenas para ser Patrick, ele era divino! Minha crítica é igual a anterior... Tenho certeza que cortaram cenas incríveis dele. 

Infelizmente, mesmo o menor livro do mundo, nunca terá a adaptação que gostaríamos. Entendi que os cortes feitos foram para polpar tempo de filme e que não prejudicava no total o roteiro. Coloquei minha mãe para assistir, porque ela não tinha lido e eu queria uma opinião de quem não leu. Ela achou o filme confuso, e não entendeu qual era a do menino. 
Acho que faltou um pouco de explicação em alguns momentos. Nessa de economizar tempo, eles meio que cortaram algumas idéias do livro. E então temos um livro que já tem um teor forte e confuso, virando um filme confuso, e (quase que) apenas isso. 


A única coisa que gostei na filmagem, foi ver as músicas descritas no livro em ação. Igualmente ver o Logan de sunga dourada no Rocky Horror Picture Show - Foi hilário e sem igual. Adorei o Ezra sendo Patrick. Adorei a Emma sendo infinita em cima do carro e adorei o olhar do Logan quando teve que dizer adeus. Em todas as vezes que teve de dizer adeus. 


O filme peca no roteiro. Mas acredito que eu compre o DVD e guarde na minha estante. Afinal, qualquer forma de interpretação desse livro, para mim vai valer ouro. Ele me tocou como pena em pele sensível. 

Se vale a pena assistir?
Bom... Quantas vezes no seu dia você se sente infinito? 




Foto de Carol Teles

Trailer