Resenha de "Lola e o garoto da porta ao lado" (Stephanie Perkins)





"Fofo e divertido"

Sinopse:


A designer-revelação Lola Nolan não acredita em moda… ela acredita em trajes. Quanto mais expressiva for a roupa — mais brilhante, mais divertida, mais selvagem — melhor. Mas apesar de o estilo de Lola ser ultrajante, ela é uma filha e amiga dedicada com grandes planos para o futuro. E tudo está muito perfeito (até mesmo com seu namorado roqueiro gostoso) até os gêmeos Bell, Calliope e Cricket, voltarem ao seu bairro. Quando Cricket — um inventor habilidoso — sai da sombra de sua irmã gêmea e volta para a vida de Lola, ela finalmente precisa conciliar uma vida de sentimentos pelo garoto da porta ao lado. (SKOOB)
_________________________________________________________________

É indiscutível o quanto gosto da escrita dessa autora. O quanto ela cria bem seus personagens.O quanto eles são reais e com defeitos. Adoro isso!!! Mas já vou confessando... Esse livro não chega nem perto de Anna e o beijo Francês. 

Lola é uma adolescente corajosa- por assim dizer. Ela anda com perucas, polainas, capas de chuva (quando não esta chovendo). Ela desenha suas roupas e recria roupas que já tem. É uma designer talentosa. 
Mora com seus pais homossexuais, em um bairro homossexual de São Francisco, e gosto do fato da autora não ter tornado isso um drama pessoal. Até porque homossexualismo não é doença e não é preciso um drama. Os pais de Lola são maravilhosos!! 

Ela namora um cara mas velho com tatuagens e que toca em uma banda, isso tudo é motivo para superproteção dos pais. Ela e Max se dão super bem. Ela tem uma melhor amiga incrível e trabalha no cinema da cidade, no mesmo lugar onde trabalha Anna (Sim, é a Anna de Anna e o beijo Francês). Adorei rever Anna e Etienne nesse livro, dessa vez como coadjuvantes. Sua vida está bem, ela esta preparando o vestido de Maria Antonieta para usar no baile da escola e anda bem feliz. Isso até seus vizinhos voltarem a morar na casa ao lado: Calliope e Cricket. 

Existe toda uma história no passado deles, e Lola corre de todas elas. Mas estar próximo aos irmãos vai fazer a garota repensar suas escolhas e sua própria vida. 

O que tenho a dizer sobre os protagonistas? 
Primeiro: Lola é o maior barato! Me identifiquei muito com ela porque gosto de usar coisas inusitadas, e as vezes as pessoas mangam de mim por isso; mas isso nunca foi o suficiente para me fazer desistir de usar o que quero. É genético! Minha mãe é igualzinha. 
Segundo: Cricket é muito, mega fofo! Ele consegue ser mais fofo que Etienne... Como isso pode ser possível? Eu não sei! Ele é nerd, usa calças curtas com as meias aparecendo, é um promissor engenheiro e é alto... Muito alto!
Terceiro: Os coadjuvantes são muito bons. Tanto os pais de Lola, como a família de Cricket e até a mãe biológica dela. 

A escrita de Perkins continua maravilhosa! Você consegue se envolver com a história e tem vontade de colocar Cricket no colo quando ele olha para Lola daquele jeitinho... Daquele que só ele sabe fazer. 

Lola passa por uns problemas de reconhecimento próprio em alguns momentos do livro. Ela se vê confusa e logo depois consegue parecer descolada. É uma das melhores características dela.

Um ponto positivo é que a autora não concluiu "bonitinho" a história de todos os personagens, deixando aquela sensação de que a vida nem sempre precisa de uma conclusão legal... Na verdade, ela não DEVE ter sempre conclusões legais. É chato!

Então se o livro é tão bom, porque ele nem se aproxima de Anna e o beijo Francês? 
Acredito que seja apenas uma questão de afinidade com o enredo. Em Lola você se concentra no bairro de Castro em São Francisco. Em Anna você conhece Paris. É Paris gente! O lugar onde a maioria das garotas sonha em ter um romance. 

Mas o livro é muito fofo! Fiquei rindo feito uma boba nas últimas páginas dele. E quando acabei comecei a me sentir muito segura de mim mesma. Do modo como me visto. 
Acredito que essa coisa de moda é pura furada! (Não joguem pedras em mim!) Acho que cada pessoa usa o que tem vontade de usar, e dane-se o mundo! Como diz Lola: "Não acredito em moda. Acredito em figurino. A vida é curta demais para sermos a mesma pessoa todos os dias." 


Quote:

"— Então, você acredita em segunda chance? — Mordo o lábio.
 — Segunda, terceira, quarta. O que for preciso. Por mais tempo que leve. Se   for a pessoa certa — ele acrescenta.
 — Se essa pessoa for... a Lola?
 Dessa vez, ele retém meu olhar.
 — Só se a outra pessoa for o Cricket."