Resenha de "O Segredo de Emma Corrigan" (Sophie Kinsella)




"Show de risos"

Sinopse:
Em O Segredo de Emma Corrigan , Sophie Kinsella segue a receita que fez da série Os delírios de consumo de Becky Bloom sucesso de público - foram mais de 35 mil exemplares vendidos só no Brasil - e crítica. Com humor e muito charme, ela nos apresenta a Emma, uma inglesa perto dos 30 anos, mas longe de uma definição na vida. Na memória ela guarda situações ultraconfidenciais: como perdeu a virgindade enquanto os pais assistiam Ben-Hur na sala de TV, o que pensa sobre o namorado, as peças que prega nos colegas de escritório, seu peso real.
Funcionária Júnior da Panther Corporation, uma empresa de produtos energéticos e esportivos com filiais por toda Grã-Bretanha, Emma vai a Glascow participar da reunião de marketing sobre um novo refrigerante, a Panther Cola. O que parecia uma grande oportunidade profissional se transforma num pesadelo. Como se não bastasse ter derramado a bebida num superior, seu vôo de volta para casa quase cai. Em momentos de tensão as pessoas fazem as coisas mais estranhas. E Emma Corrigan não é exceção. Acreditando estar a um passo de uma morte trágica, ela conta todos os seus pequenos pecados para o passageiro ao lado. Afinal, qual a probabilidade de vê-lo de novo? Ainda mais com vida?
Mas o destino decide brincar com a protagonista: o avião pousa em segurança e o distinto cavalheiro nada mais é que o fundador e presidente da empresa onde trabalha. E além dos segredos pessoais, Emma abriu o verbo sobre todos os colegas da Panther e suas estratégias para enrolar no serviço. Para recuperar o respeito profissional - e voltar às boas com o pessoal do escritório - Emma se mete nas situações mais inusitadas, quase novelísticas. Mas com as quais todas as mulheres acabam se identificando. (SKOOB)
________________________________________________________________________

Cinco segredos sobre mim

1. Tenho cinquenta e sete esmaltes e minhas mãos nunca são pintadas
2. Compro biscoito de morango para mim porque sei que meu irmão não gosta e que ele não vai comer.
3. Misturo roupa suja com limpa quando minha mãe fica mandando eu guardar as roupas, só por preguiça de separá-las. 
4. Amo Glee! (Nem é tão segredo assim)
5. Nunca acerto o tamanho da minha lingerie quando vou comprar. 

Imagine você em um avião, depois de ter tomado um pouco de álcool. Uma turbulência a atinge, as pessoas ao redor estão rezando e abraçando-se; você está sozinha. De repente a sensação de medo é intensa, você está certa de que vai morrer. E então, o que faz? 
Eu certamente ficaria agarrada à minha cadeira até morrer, ou aterrissar. Mas Emma... Não! Ela resolve contar todos os segredos de sua vida a um completo estranho que está sentado na cadeira ao lado. 


É assim que começa o livro, na verdade o livro começa com Emma derramando uma garrafa inteira de bebida de uva, em um grande empresário. Ótimo! 

Ela já mudou de emprego várias vezes em poucos anos. Tem um namorado que parece uma versão viva do Ken... Sim, aquele da Barbie. 
Ela mora com duas amigas, uma delas tem um hábito de deixar armadilhas pelo quarto para elas não mexerem em suas roupas caras. 
A família de Emma é voltada de amores por Kerry, uma prima dela que cresceu morando com eles, a qual ela odeia. 
No momento Emma esta trabalhando com marketing em uma empresa, e seu namorado acabou de pedir para morar junto à ela. Tudo estava lindo! Até o grande chefe e dono da rede de empresas, a qual ela trabalha, resolver visitar a filial de Londres. Acontece que ele é, nada mais, nada menos que o cara que ela contou todos os segredos no avião. 


Já podem imaginar a quantidade de coisas loucas que acontecem na vida dela, não é? 

Emma é uma personagem tão divertida que te deixa numa saudade imensa quando o livro acaba. Ela é louca, mas contida. Ela mete os pés pelas mãos de uma maneira tão natural que você se identifica fácil com ela. Ao contrário de Poppy (Fiquei com seu número) As situações correm de encontro a Emma, as vezes ela nem as procura. 

Todo mundo tem segredos. E quando um desses segredos se revela, então fazemos as coisas mais inusitadas para nos livrar de ter que explica-los. Acabamos mentindo em cima de mentiras, e isso tudo vira uma bola de neve enorme. Quando você vê, as pessoas acham que você passou o verão em Paris, que namorou o Robert Pattison e usou o coração do oceano no pescoço (o colar da Kate em Titanic). 


Incrível como as situações mais constrangedoras viram coisas tão engraçadas. 

Eu me acabei de rir com algumas cenas do livro. Ele é tão divertido quanto o Fiquei com seu número, da mesma autora. 
Esse romance só veio para confirmar que sou totalmente apaixonada pela escrita da Sophie. E agora estou eu, desesperada para ler mais alguma coisa dela. 

Você vai rir com a Emma, vai suspirar com ela e depois vai rir novamente. A coitada é mega azarada. 

Indico esse livro para as pessoas que gostam desse estilo de leitura (eu pessoalmente amo). E quem tiver mais livros da Sophie para indicar, eu aceitando indicações. 

E vocês, quais os seus segredos mais íntimos? 
Vê se vão contar para ninguém, vai que você descobre que está ao lado do seu futuro chefe. 


Quote:

“Então vejamos de que modo espetacular eu cometi esse erro, certo? Estou sentada num avião ao lado do grande Jack Harper, gênio criativo e fonte de toda a sabedoria nos negócios e no marketing, para não mencionar os grandes mistérios da vida em si.

E o que eu faço? Alguma pergunta perspicaz? Tenho uma conversa inteligente com ele? Aprendo alguma coisa com ele?

Não. Falo sobre o tipo de calcinha que eu prefiro.
Grande passo na carreira, Emma. Um dos melhores.”