Resenha de "O Trono de Fogo" (Rick Riordan)

"Fã de Carter e Sadie!"

SinopseOs deuses do Egito Antigo foram libertados, e desde então Carter Kane e sua irmã, Sadie, vivem mergulhados em problemas. Descendentes da Casa da Vida, ordem secreta que remonta à época dos faraós, os dois têm poderes especiais, mas ainda não os dominam por completo – refugiados na Casa do Brooklin, local de aprendizado para novos magos, eles correm contra o tempo. Seu inimigo mais ameaçador, Apófis, está se erguendo, e em poucos dias o mundo terá um final trágico. Para terem alguma chance de derrotar as forças do caos, precisarão da ajuda de Rá, o deus sol. Despertá-lo não será fácil: nenhum mago jamais conseguiu. Carter e Sadie terão de rodar o mundo em busca das três partes do Livro de Rá, para só então começarem a decifrar seus encantamentos. E, é claro, ninguém faz ideia de onde está o deus. (SKOOB)


2 #O Trono de Fogo
3 #A Sombra da Serpente


Todo mundo aqui já esta cansado de saber que não sou exatamente fã de Riordan. Mas todo mundo também já está cansado de saber que sou loucamente apaixonada pelos Kane, e talvez eu seja a única pessoa na galáxia inteira que morre de amores por Carter e Sadie, porque a grande maioria idolatra Percy. 

Bem, esse é o segundo livro de uma série. Quase todos os livros do meio tendem a cair em qualidade, o que não acontece aqui. Sadie está cada vez mais com a língua afiada (sério, adoro essa menina!) e Carter mais galanteador e líder possível.

Claro que o humor de Riordan está presente em todos os momentos desse livro. As rixas dos irmãos são ótimas justamente porque são irmãos. Além de que a escrita do autor está bem madura nessa séria, e eu adoro a forma com a qual ele conduz a história. 

Minha mitologia predileta no mundo inteiro é a egípcia, e acredito que seja um dos grandes fatores que me façam amar loucamente essa série! Sempre achei Riordan  um ótimo professor de mitologia para jovens, e acho que os professores de história estão se perdendo em não usar os livros dele em sala de aula. 

E ai lá vem o motivo de dar quatro estrelas ao livro... Os últimos 20% dele. 

Eu não sei o que acontece com os livros do cara que eu leio a um ritmo frenético até chegar perto do final, quando a queda da escrita é acentuada e perco totalmente o interesse. Demorei mais nesse fim do que no resto do livro inteiro. Estava achando tão divertido e maravilhoso as aventuras de Sadie, Carter e novos e antigos amigos, mas daí surgiu o final, e PQP, que demora para esse livro acabar!

Como sempre é um livro cheio das viagens. Hora estamos no Egito e em outras horas estamos na Rússia. As referências à mitologia são muito bem usadas pelo autor e altamente aproveitada no enredo. Não tem nada que seja apenas jogado nessa série. Tudo é muito bem conduzido e excepcionalmente perfeito! Sou suspeita para falar dos Kane. 

O enredo do livro ainda se concentra em Apófis e ainda no fim do mundo. 
Da forma do autor, é um livro que tende a falar dos sacrifícios que fazemos pelas coisas que amamos, e principalmente é um livro onde o amor de Carter e Sadie um pelo outro é altamente testável e lindo! Claro que eles brigam, afinal são irmãos, mas eles tem uma ligação muito forte um com o outro. São dois adolescentes com problemas da puberdade e tendo que salvar o mundo. #SóRiordanMesmo

As cenas de ação são ótimas! Mas são ótimas mesmoooooo!
As de comédia são hilárias! Pausa para lembrar do deus Anão. 
E o pouco romance que existe é meio que encoberto pelas tragédias e pela aproximação do fim do mundo. Claro que Sadie dá um jeitinho de contornar isso. hehe

A história termina num gancho ótimo para o próximo livro, afinal de contas, essa bexiga desse Apófis é um pé no saco insistente! Mas todos nós sabemos que os Kane vencem, sempre o fazem. Basta saber como a genialidade mitológica de Riordan os levará a vencer. Ansiosos pelo próximo volume? Eu estou coçando!