Resenha de "After - Depois da Verdade" (Anna Todd)

Título: After - Depois da Verdade
Autor: Anna Todd
Editora: Paralela
Comprar: Livraria Saraiva

Sinopse: After - Depois da Verdade - Depois de bater a marca de um bilhão de acessos na plataforma de leitura Wattpad, a série After vira o novo fenômeno editorial. No segundo livro, Tessa tenta esquecer Hardin, o jovem caótico e revoltado que partiu seu coração em vários pedaços. Mas ela está prestes a descobrir que alguns amores não podem ser superados. Como apagar da memória as noites apaixonadas em seus braços, ou a eletricidade de seu toque? Hardin sabe que cometeu o pior erro de sua vida ao ter magoado Tessa tão profundamente. Ele não acha que merece tê-la de volta, mas se recusa a deixá-la partir. Neste livro, Hardin vai lutar com toda a sua força para reconquistar o grande amor da sua vida. Ao longo do caminho, os seus mais profundos segredos serão revelados. Depois da verdade, será que o amor de Tessa e Hardin resistirá?


Bem, às voltas novamente com o casal "risca faca" Hardin e Tess. Após a verdade, lançada como bomba no final do primeiro livro, eles estão tentando se acertar (isso poderia ser descrito como Hardin se desculpando de seus erros do passado e tropeçando nos atuais), encontrando motivos para ficarem juntos e sofrendo separados por não conseguirem desatar o nó que é essa relação. Surgem novos personagens, como a mãe "fofíssima" dele (momento aplausos) e outra surpresa ao final. Sem dar spoilers, eu posso dizer que esse livro é sem dúvida uma máquina de "transição". 


Hardin não é mais o mesmo, você percebe pela inserção bem vinda de POVs dele (dancinha da felicidade). Tessa, mais em dúvida do que nunca (como se fosse possível) e seu amigo Landon continuando "um fofo" e absurdamente essencial para mantê-la de pé na tábua de madeira no oceano que é Hardin. 

"Porque você cruzou meu caminho", ele responde. Sua sinceridade é uma punhalada a mais no meu peito. "E era um desafio para mim. Eu não conhecia você, Tessa. Não sabia que ia me apaixonar" 

Então vamos lá. Pontos positivos: Hardin, Hardin e Hardin. Ele está adoravelmente vulnerável, tentando se acertar na confusão que é sua personalidade e amando Tessa como nunca (como exemplo, o sexo evolui para algo mais sincero e profundo). Pontos negativos: o ioiô emocional em que se baseia essa relação, Tessa e suas infinitas dúvidas (apesar de eu me identificar com várias delas) e a escolha de palavras na tradução brasileira. Pois frases memoráveis foram traduzidas de maneira que perdeu-se um pouco da sua beleza, como a resposta que Landon dá a amiga, definindo exatamente como Hardin verdadeiramente a ama (quem leu sabe qual é). Bola mucha, Editora, bem mucha... 

No mais, há alguns erros de grafia e troca de lugares de palavras (tenho certeza que uma camiseta larga entrou no lugar de uma bermuda). Existe um erro, por amostra, que me parece ser da tradução do Brasil, na descrição de um certo garoto. Em um capítulo, Tessa o enxerga com olhos de uma determinada cor, vinte capítulos depois, olha pra ele e diz que são "verdes". 

"Essa é a verdade. Estamos em um mundo no qual todo mundo comete erros, até mesmo a garota incrivelmente ingênua que costuma ser vítima da insensibilidade e do mau humor de um homem. Ninguém é inocente de verdade no mundo, ninguém. As pessoas que se julgam perfeitas são as piores."

Aplausos para algumas supressões de cenas do original, como a que Zed volta para o apartamento só pra encanar, ainda mais, um "inseguro Hardin". Foi retirada com louvor. Mas, eu manteria o "caralho" do Trevor no lugar de "merdinha", porque sinceramente, isso não tem a cara dele. Posso vê-lo mandando as favas por traduzirem sua boca suja (e linda) assim. 

Últimas considerações: aqui vai na forma de desabafo, porque parece absurdo essa história anunciada pela Editora, nesse 26/03/15, que serão ao invés de quatro livros, publicados cinco volumes. No original eram três, que foram até certo ponto logicamente transformados em quatro. Mas cinco, mantendo-se o conteúdo original não sustenta a velha máxima de "começo, meio, ápice e conclusão" dos livros. Algum deles, certamente terão uma queda desse fator. 

No mais, pra quem gostou do primeiro (como eu), vale a leitura, porque você percebe que embora eles continuem no ciclo vicioso estão caminhando para alguma lugar, mesmo que lentamente. Um final feliz talvez? Com Hardin e Tessa nunca se sabe, mas os fatos narrados começam a nos fazer verdadeiros torcedores nessa história! Boa leitura!

Resenha feita por Ludmila Públio.