Resenha de "Diário de um adolescente Apaixonado" (Rafael Moreira)



Título: Diário de um adolescente apaixonado
Autor: Rafael Moreira
Editora: Novo Conceito (Cedido em Parceria)
Comprar: Livraria Saraiva

Sinopse: Diário de um Adolescente Apaixonado - Ele suou frio quando deu o primeiro beijo. Já sofreu bullying na escola. Já gostou de quem não gostava dele. Sente muita falta de quem foi embora. Já brigou com a namorada por Whatsapp e depois pediu desculpas. Ele não troca os amigos por ninguém. Se bem que amigo, AMIGO mesmo, pra ele, é a família.Em 24 crônicas bem-humoradas (claro), o Rafa conversa com a gente como se estivesse bem pertinho.



 

Quando a Novo Conceito anunciou os lançamentos desses dois livros sobre meninos que são sucessos do Youtube, não vou mentir,  fiquei com o pé atrás. Mas sei da capacidade da editora em atingir os leitores de modo abrangente. Eles são muito bons em campanhas de publicidade em cima dos livros que publicam. 

Portanto assim que os livros saíram, Rafa e Cris começaram uma turnê pelo Brasil para ver os fãs e divulgar as obras, o que anda sendo uma loucura pelo país inteiro de tão movimentada. Fiquei feliz em ver que eles mexem tanto com a cabeça desses jovens e, pelos livros que li, de forma tão positiva. 

Mas hoje vamos falar do livro do Rafa, que foi o primeiro que li. 
Chama atenção a princípio pela diagramação deliciosa de tão linda. Não gosto tanto da capa quanto gosto das folhas internas, mas acho que ela traz exatamente o clima que tem no título do livro, e em quem é o Rafael que narra as crônicas aqui. 

Como é um livro de crônicas para jovens, você enxerga ele em cada palavra que escreve. Não conhecia o garoto antes desse livro. Ando pelo Youtube com frequência, mas normalmente vendo vídeos sobre livros ou artesanato. E se vocês me perguntarem de fato não vou saber o que dizer sobre o que é o canal dele, mesmo que tenha visto alguns vídeos aleatórios. Sei que é para jovens e ponto. E pela quantidade de seguidores, as pessoas super se identificam. 

Rafael é desses meninos que você quer abraçar e pôr no colo, de tão fofo que ele parece ser pelos textos que escreve e pelos poucos vídeos que vi. Tem uma escrita delicada e com traços fortíssimos do que acho que seja a personalidade dele. Os textos são atuais, com temas como a falta de água em São Paulo, mas também com um pouco sobre problemáticas jovens, como amor, sexo, amigos, família...

Acho que o autor tem entre 17 e 18 anos. Tem um pensamento bem analista sobre as coisas, e chega a ser um pouco melancólico, pelas crônicas que li. Não sei se ele normalmente é assim, e não acho que seja timidez, afinal o cara tem um canal no Youtube onde mostra a cara com frequência. Mas tem algo distante nele, e ainda assim sereno, sabe? Meu pai era exatamente assim, o tipo de pessoa que você se sente bem só em ler algo que escreve, ou vendo ele falar. 

Posso não ter me tornado fã do canal dele, simplesmente porque não é meu gênero, mas fiquei altamente encantada pela forma que ele tem de encarar a vida. Até vi algumas pessoas dizendo que talvez ele romantize demais a própria existência, e me pergunto o que tem demais nisso? Algumas pessoas pegam limões para fazer sucos, e outras simplesmente comem os limões daquele jeito. O Rafa me parece meio isso. 

As crônicas são para jovens, ok? Não venham pensando que vocês irão ver profundidade byroniana nos textos do garoto, apesar dele ter um pitada ultra-romântica na sua delicadeza de escrita. Os temas aqui são super jovens e para jovens. Acredito que ele atinge o público que quer atingir numa boa. Atingiu até a mim, que passei disso há muito tempo. rsrs