Resenha de "Eu Fico Loko" (Christian Figueiredo)

Título: Eu Fico Loko
Autor: Christian Figueiredo
Editora: Novo Conceito (Cedido em Parceria)
Comprar: Livraria Saraiva



Sinopse: Eu Fico Loko - Ele só precisou de uma câmera, muita criatividade e um pouco de coragem para criar um dos vlogs mais acessados do YouTube. O EU FICO LOKO é recordista absoluto de views e inscrições, com mais de 1 milhão e 500 mil assinantes.Para os entendedores, o Christian hoje é um vlogger e um youtuber dos mais bombados. Mas na verdade ele é apenas um cara que gosta de escrever e que transformou o papel em vídeo.
Todos os dias, milhões de jovens procuram pelo Christian em suas redes sociais para saber o que ele está pensando. O porquê desse sucesso fora do normal você vai descobrir neste livro.

Mais um dos livros que a Novo Conceito lançou sobre os famosos do Youtube. 
O Eu fico Loko eu li depois do livro do Rafa, o que achei muito bom porque do contrário eu iria fazer comparações, esperando uma comédia que não existia no outro livro de forma descarada como tem nesse do Chris. Sério, eu rolei de rir com algumas crônicas! 

É mais um livro falando sobre os problemas da adolescência. Segue um padrão de organização bem parecido com o livro do Rafa, levantando os mesmos questionamentos e discussões, só que com olhos diferenciados. Com os olhos "LOKOS" do Chris. 

A diagramação de capa é muito bacana e tem tudo a ver com a personalidade maluca e explosiva do autor. Já a interna é cheia de fotos dele na infância e adolescência. E eu que achei que não teria relevância alguma aquelas fotos durante a leitura, me peguei analisando cada uma delas, procurando ver os Cris das histórias nas imagens. 

Uma coisa é certa sobre esse garoto... Vai se meter em confusão assim na China! 
Eu não consigo imaginar uma vida tão tribulada com a que ele teve. Por um momento cheguei a pensar que algo ali poderia ser inventado ou aumentado, mas então lembrei que por ser um livro autobiográfico, ele seria facilmente dedurado na mídia se assim fosse. Por isso bato palmas para Deus pela genialidade das coisas que saiu colocando no meio desse garoto. Já ouviu aquele ditado: Minha vida é uma piada? A dele certamente é. 

Todos os problemas que você imaginar da adolescência existe aqui. Álcool, primeiros beijos, sexo, possível gravidez, amigos, família... Só que o menino tem uma forma tão divertida de falar sobre cada uma dessas coisas, que a pessoa se pega pedindo por mais assim que acaba uma crônica. Eu poderia dizer que o livro é viciante, mas acho que o mais apropriado seria dizer que a vida dele é viciante. 

Imagino esse cara velho contando seus causos para um bando de garotos na calçada de casa. Ele fumando um charuto e lembrando da infância translocada ao ver os novos Capitães de Areia brincarem ao redor. Eu mesma, já com uma certa idade, adoraria ouvir essas maluquices de sua vida ao vivo. Ouvindo-o rir das próprias merdas que viveu. 

É sério quando digo que as vezes não dá para acreditar nas coisas que acontecem com ele. Sem contar que o autor é muito bom narrando tais situações, e o que já era engraçado fica mais engraçado ainda. Acho que ele poderia pensar em escrever um livro ficcional voltado para garotos. Acredito que funcionaria com essa ideia. 

A propósito... O livro não é apenas para meninos. Tudo bem que o foco são os problemas dos meninos, mas eu teria adorado ler na adolescência mesmo sendo uma menina. Eu adorei mesmo agora, que me sinto meio velha lendo sobre primeiros beijos e tal! hehe

Se o livro do Rafa tinha uma pegada mais melancólica e poética, o do Chris é escrachado e divertido. Ambos com seu potencial e ambos me deixaram encantada de modos diferentes. Se tiver que citar uma falha nos dois, foi o fato de não falar sobre como eles entraram nesse meio social e sobre o crescimento dentro do Youtube. O canal deles é para jovens e foram gerados por problemas de jovens. Não teria achado ruim ler um pouco sobre de onde surgiu a ideia e como ela se concretizou. 

Enfim, um livro que me fez lembrar que às vezes a vida também pode ser divertida.