Resenha de "A Caminho do Altar" (Julia Quinn)

Título: A Caminho do Altar
Autor: Julia Quinn
Editora: Arqueiro (Cedido em Parceria)
Skoob: Adicionar

Sinopse: Ao contrário da maioria de seus amigos, Gregory Bridgerton sempre acreditou no amor. Não podia ser diferente: seus pais se adoravam e seus sete irmãos se casaram apaixonados. Por isso, o jovem tem certeza de que também encontrará a mulher que foi feita para ele e que a reconhecerá assim que a vir. E é exatamente isso que acontece.O problema é que Hermione Watson está encantada por outro homem e não lhe dá a menor atenção. Para sorte de Gregory, porém, Lucinda Abernathy considera o pretendente da melhor amiga um péssimo partido e se oferece para ajudar o romântico Bridgerton a conquistá-la.
Mas tudo começa a mudar quando quem se apaixona por ele é Lucy, que já foi prometida pelo tio a um homem que mal conhece. Agora, será que Gregory perceberá a tempo que ela, com seu humor inteligente e seu sorriso luminoso, é a mulher ideal para ele?
A caminho do altar, oitavo livro da série Os Bridgertons, é uma história sobre encontros, desencontros e esperança no amor. De forma leve e revigorante, Julia Quinn nos mostra que tudo o que imaginamos sobre paixão à primeira vista é verdade – só precisamos saber onde buscá-la.

Final. 

Apesar de ser uma palavra curta, o final tem um peso enorme para um leitor que acompanha uma série desde o início, vendo ela crescer, desabrochar e finalizar. Como um ciclo inteiro de uma vida. E, claro, quem começa e termina junto, sente o peso da despedida. Ainda que quando se trata de literatura, o ponto final seja só mais um novo começo. Uma pausa no espaço/tempo para os personagens que vivem uma história. 

Ler A Caminho do Altar foi uma experiência nostálgica. Acredito que por isso tenha demorado tanto com o livro parado na estante. Não curto finais. Sofro bastante com despedidas. Foi assim com O Senhor dos Anéis e com Harry Potter. E ainda que o sentimento não seja igualmente latente, ele existe. Foram oito livros, gente!

No último vamos acompanhar a trajetória romântica de Gregory, o caçula dos homens Bridgertons. Por ser um personagem muito neutro em todos os outros livros, por conta da diferença de idade dele para com os irmãos, pessoalmente não tive um apego emocional com o carinha. Comecei a ler sem um pingo de empatia, mas posso dizer que a autora tem uma facilidade quase mágica de fazer o leitor se apegar aos seus protagonistas. Foi isso o que houve com Gregory, e acredito que o fato dele ter um pé no romantismo muito mais forte do que os irmãos, tenha me feito ir gostando gradativamente até o ponto de suspirar quando ele dizia algo idiota, que acaba virando algo fofo. 

Nesse livro temos aquele lance de troca de par romântico, bem parecido com o que aconteceu com Anthony e Kate no segundo volume. Gregory queria uma fulana, mas acabou se encantando por uma diferente, que estava fazendo vez de cupido para o casal. É uma enrolada só! Tá ligado naquela história do João que amava Marta, que amava Pedro, que não amava ninguém? Justamente o que acontece aqui. E eu adoro essas confusões que a autora cria! São super divertidas. 

Eu adorei os personagens individualmente e o que eles formam como casal. Tem aquela linha fixa de romances de época, mas contém traços próprios e interessantes. Exemplo disso é Gregory e toda a fixação dele pela paixão com corações e arco-íris coloridos, Pela ideia romântica do amor. Isso não existia com nenhum dos outros irmãos, e eu adorei ver um cara tão doado quanto ele, apesar de um tanto burro para enxergar o óbvio. 

Amei cada linha do livro! Pode não ter sido meu predileto - ainda morro de amores pelo o de Benedict e da Francesca - mas ainda assim gostei muito. É sempre uma delícia revisitar essa família, como também foi uma delícia me despedir deles. Quando eu quiser matar a saudade, é só puxar algum dos livros da estante. 

Recomendo essa série de todo coração! Não sou louca por romances, de maneira geral, mas essa é um amorzinho no meu coração. O tipo de livro bom de ler para aliviar os livros pesados. 

Resenhas dos livros anteriores: