Resenha "Caraval" (Stephanie Garber)

Título: Caraval
Autor: Stephanie Garber
Editora: Novo Conceito
Skoob: Adicionar

Sinopse: Scarlett nunca saiu da pequena ilha onde ela e sua irmã, Donatella, vivem com seu cruel e poderoso pai, o Governador Dragna. Desde criança, Scarlett sonha em conhecer o Mestre Lenda do Caraval, e por isso chegou a escrever cartas a ele, mas nunca obtivera resposta. Agora, já crescida e temerosa do pai, ela está de casamento marcado com um misterioso conde, e certamente não terá mais a chance de encontrar Lenda e sua trupe, mas isso não a impede de escrever uma carta de despedida a ele.Dessa vez o convite para participar do Caraval finalmente chega à Scarlett. No entanto, aceitá-los está fora de cogitação, Scarlett não pretende desobedecer ao pai. Sendo assim, Donattela, com a ajuda de um misterioso marinheiro, sequestra e leva Scarlett para o espetáculo. Mas, assim que chegam, Donattela desaparece, e Scarlett precisa encontrá-la o mais rápido possível.
O Caraval é um jogo elaborado, que precisa de toda a astúcia dos participantes. Será que Scarlett saberá jogar? Ela tem apenas cinco dias para encontrar sua irmã e vencer esta jornada.

Não sei exatamente o que esperava desse livro. Na verdade quando o comprei não tinha nem noção do que se tratava. Desses livros que a gente compra porque achou a capa linda, saca? Era uma fantasia, tinha uma capa linda, então eu me joguei. Não posso dizer que o livro é de um todo ruim, mas vamos combinar que ele passa longe de ser maravilhoso. 

Scarlett passou a vida esperando por magia. Escrevia para o mestre do Caraval com frequência, que era a pessoa que possuía a única ilha onde a magia circulava. Mas ele nunca respondeu suas cartas, e ela cresceu sob a proteção - exagerada - do pai, tentando a todo custo proteger a irmã, Donattela, da frieza que era uma vida em tons de cinza da normalidade. 

Quando está perto de se casar, Scarlett recebe notícias do mestre do Caraval, junto a três convites para participar dos jogos daquele ano. Apesar de querer conhecer muito a magia, Scar fica na dúvida se deve ou não ir, já que isso colocaria tanto a ela como a irmã em sérios problemas. Só que ela não imaginava que a espevitada Tella, sua irmã, já tinha um plano armado junto a um marinheiro conhecido dela para que os três possam ir para Caraval.  

O que posso citar de pontos positivos, podem se tornar negativos até o final dessa resenha. Por exemplo... Scar começa como uma personagem bastante centrada e difícil. E por mais que eu quisesse que vez ou outra ela cedesse um pouco, gostava do que a autora tinha feito com a protagonista. Da personalidade socialmente correta da menina. Claro que ela muda até o final do livro, mas não consigo acreditar em mudanças drásticas que acontecem em um ou dois dias, e isso meio que me decepcionou. 

O clima do Caraval também é uma coisa que tinha tudo para ser grandiosa, mas acabou não sendo tanto assim. É como se a gente visse um pote de ouro no fim do arco-íris e quando chegasse lá não tivesse mais nada. A autora joga uma ideia genial, mas se preocupa tanto com o que Scarlett pensa, Scarlett faz, que esquece de trabalhar o tema central do livro dela, que é o Caraval. Sim, conseguimos ver as pitadas de magia, mas poderiam ser bem maiores do que foram. Muito mesmo. 

E ai temos esse relacionamento de Scarlett com o tal mocinho genioso. O mocinho é uma ótimo personagem, cheio de segredos e tem aquela coisa de nos fazer suspirar. Mas foi rápido demais, e olhando bem, meio que você não vê a coisa acontecendo, só quando acontece. A perspectiva do olhar é de Scarlett, e eu ficava confusa em qual era o foco dela dentro do Caraval. É quando se tem tanta coisa para trabalhar, que 300 páginas de um livro se torna pouco. 

Era um livro que pedia um pouco mais em relação a tudo. Gostei do final e da "enganação" que a autora faz ali, principalmente em relação a Lenda, mas ainda assim acho que podia ser mais. Vou sempre exigir dos autores mais do que eles me dão quando sei que podem entregar isso. 

Enfim, é um bom livro, de leitura leve e rápida. Mas devo salientar que é um tanto confuso em algumas passagens e para mim foi um pouco decepcionante em outras.