Resenha de "After" (Anna Todd)

Título: After
Autor: Anna Todd
Editora: Paralela (Cedido em Parceria)
Comprar: Livraria Saraiva

Sinopse: After - Tessa, de 18 anos, sai de casa, onde mora com a mãe, para ir para a faculdade. Até então sua vida se resumia a estudare ir ao cinema com o namorado doce que conheceu ainda criança. No primeiro dia na faculdade, onde ela passa a dividir um quarto com uma amiga que adora festas, Tessa conhece Hardin, um jovem rude, tatuado e com piercings que implica com seu jeito de garota certinha. Logo, no entanto, os dois se envolvem e Tessa, que era virgem, vê sua sexualidade aflorar.
Tessa logo descobre que Hardin possui um passado cheio de fantasmas e os dois começam um relacionamento intenso e turbulento. Depois dele, ela nunca mais será a mesma.


“Foi só um beijo. As pessoas se beijam o tempo todo” ele disse.


Acabou não sendo apenas só um beijo. Nem mesmo um romance. Porque poucos livros conseguem nos prender em um história tão clichê quanto essa. Bad boy com passado problemático? Confere
Mocinha virgem? Confere. Então porque diabos esse livro pode ser considerado bom? Porque ele é em tudo que não deveria ser. 

Há problemas notórios no personagem principal, e quando se lê personagem principal entenda-se por central mesmo, até na cabeça da protagonista que não para de pensar em certo garoto atraente e de péssimos modos. Ele literalmente invade todos os pensamentos dela e por consequência, o seu como leitor. Doentio? Totalmente. Mas a partir do primeiro encontro você se vê dentro de um carrinho de montanha russa do qual é incapaz de saltar. Por questões óbvias. Uma vez em movimento, o relacionamento de Tessa e Hardin torna-se de altos e baixos com a expectativa de uma queda fatal da curva mais alta. 

São tantos motivos que impedem a harmonia que seria difícil destacar o pior. Mal humor do mocinho poderia ser considerado, mas não é a tônica central. Existe muito mais na história e mesmo que um leitor desavisado pense se tratar da velha máxima de um adolescente descobrindo sua sexualidade versus o garoto que sabe tudo, não é. 

Trata-se de uma fanfic nascida da mente de uma fã do One Direction. A Boyband inglesa com fãs espalhadas pelo mundo e com apelo maior entre as adolescentes. Mas há quem diga que existem muitas mulheres maduras apaixonadas pelas baladas românicas (dentre elas a própria autora Anna Todd com mais de 25 anos).

Sobre isso algo acrescentar: não há nada no livro que remete a banda, a não ser a influência física de alguns personagens da faculdade na qual se passa a história. E claro, na composição do personagem principal a partir do próprio Harry Styles. Então se você não é fã, não deixe de ler por isso. Se for, vai ter a oportunidade de sonhar com seu ídolo realizando verdadeiras facetas sexuais.

É nessa parte que After se torna mais interessante que seus páreas. O tema aqui absurdamente abordado tem em suas cenas uma das melhores descrições da sexualidade juvenil. Anna Todd facilita e introduz magicamente quando aborda diretamente o ato. Ela não contorna ou estabelece um jogo. 

Hardin verbaliza pra sua companheira tudo que deseja e quer fazer. Sem pudor. Sem qualquer vergonha. E o resultado acaba sendo a proposta do título do livro: depois de conhecê-lo Tessa (e nem você) será a mesma.

Se quer algo leve, passe longe. Mas se procura por um livro hot, com um enredo viciante, se arrisque.


Resenha feita por Ludmila Públio.