Resenha de "Um Passo em Falso" (Harlan Coben)


Título: Um Passo em Falso (Série Myron Bolitar #5)
Autor: Harlan Coben 
Editora: Arqueiro *Cedido em parceria
Comprar: Livraria Saraiva


Sinopse: Ainda jovem, Myron Bolitar contou com a ajuda do treinador Horace Slaughter para começar a jogar basquete. O relacionamento dos dois era como o de pai e filho, mas com o tempo eles perderam contato e Myron abandonou o esporte.Dez anos depois de ver Horace pela última vez, Myron conhece Brenda, filha do antigo amigo e uma bela estrela do basquete. Trabalhando como agente de atletas, ele poderá fechar um contrato valioso com a jogadora se descobrir o paradeiro de Horace, que sumiu repentinamente após agredi-la. Desde então, Brenda começou a receber ameaças por telefone e a ser seguida. Myron não acredita na culpa do amigo e resiste a ser guarda-costas da moça, mas acaba cedendo.
Determinada a não fazer papel de donzela indefesa, Brenda provoca uma atração irresistível em Myron, que vive um relacionamento amoroso debilitado. Porém, existe entre eles um abismo de corrupção e mentiras, além de segredos pelos quais muitos arriscariam a vida.
Mesmo contra o bom senso, Myron segue investigando o caso. Disposto a conquistar o coração de Brenda, ele está ciente de que um passo em falso pode acabar matando os dois.

Devo confessar que essa foi minha primeira experiência com Myron Bolitar. Até então só tinha lido um livro do Coben que foi Cilada, e não era um livro dessa série. Preciso também dizer que estou completamente apaixonada pelo personagem. Eu achando que Myron era um detetive de Coben, quando na verdade o homem é um agente esportivo. Agora compreendo as capas dos livros dele. rsrs

Nesse volume, que é o quinto em ordem de lançamento, Myron é chamado para ajudar a proteger a jogadora de basquete Brenda, que é filha de um amigo dele da época em que ainda jogava. O pai da garota sumiu e alguém anda ameaçando-a. E como Myron sempre teve essa veia investigativa misturada com o lado esportivo, ele foi a escolha do representante do time de Brenda, que também é um conhecido de Bolitar. 

O problema é que o que parece simples demais, na verdade é uma cadeia de segredos intrincados e que o agente esportivo tem um talento nato para desvendar. Não tem como eu contar mais dessa história sem entregar coisas importantes. É um livro policial e como todo livro no gênero, pouco já é muito.

Pessoalmente eu estou in love com o personagem de Myron. Ele é charmoso, contido, simpático pra caramba e tem essa lógica de detetive que nunca vou entender, mas que soa completamente plausível nele. Fico pensando em como Coben imaginou esse personagem. Se foi algo do tipo... "Hey, quero criar um cara com humor negro e que seja bom em investigação, mas que não seja um investigador de fato", porque essa é exatamente essa a linha de Myron. O cara é só um agente esportivo, mas pelo visto um agente esportivo que tem problemas sérios para se manter só no esporte, visto a quantidade de volumes que já saíram de livros dele. Mas, vamos combinar, ele é bom em investigar. Quando eu estou indo com a informação, ele já está voltando e dançando Macarena na minha cara por eu não ter pensado naquilo antes. 

Os personagens secundários da história formam um círculo perfeito em sintonia com Myron. Principalmente Win, o amigo de Bolitar e minha outra paixão nesse livro.  Esperanza também é amiga e trabalha com ele na empresa que tem de gerenciamento de atletas. Ela é outra personagem maravilhosa. Provavelmente esses dois fazem parte da linha principal de pessoas que circundam Myron em todas as suas histórias. Talvez isso faça você ficar meio aéreo, sem entender como o relacionamento deles chegou até aquele ponto, e daí a importância de ler os livros anteriores. Não que você não vá entender esse, porque vai, mas perderá muita coisa sobre essa força emocional que existe entre os vínculos de Myron com as pessoas ao redor. 

Brenda é a ponto novo e principal dessa história. É para cuidar dela que Bolitar aparece e, apesar da menina estar em poucas cenas, ela tem uma presença de espírito marcante em cada uma delas. Esse é o motivo que deixa Myron balançado sobre seu relacionamento desgastado com Jéssica. Ele não consegue deixar de pensar em Brenda e sua vivacidade, tão diferente do próprio modo dele encarar a vida, e seu "casamento" estranho. 

E a história se desenrola envolta de vários outros personagens que, aparentemente, tem uma ligação com o sumiço do "psicopata" pai de Brenda, e das ameaças a ela. Claro que Myron é um puto curioso e fica remexendo em coisas do passado para entender o presente. Se envolve com pessoas perigosas, mas tem uma coragem que chega a ser desconcertante de tão bem trabalhada. Ele tem medo, claro, mas é um medo muito racional. E ainda que nesse livro Myron seja levado através do que sente por Brenda, fazendo coisas impensadas e se colocando em perigo para cavar mais fundo essa história, ele consegue sair das situações mais aterrorizantes como se nunca tivesse entrado nelas. Foi essa leveza que me fez apaixonar pelo personagem. 

Tenho outro livro do Bolitar aqui em casa, mas é o último volume dessa série dele. Acho que vou deixar de lado e ir comprando aos poucos os livros anteriores. De acordo com minhas pesquisas, faltam dois serem lançados aqui no Brasil e espero que a editora traga em breve. Depois de anos tendo só Sherlock Holmes e Poirot como meus amores de detetives, acabei de achar outro para por nessa lista, e ele nem é detetive de verdade. Muito amor por Bolitar!

O livro começa bem e se desenvolve de maneira absurdamente incrível. O final dilacerou meu coração porque odeio quando vejo alguém que gosto triste. E, apesar de amar a realidade e crueldade nos livros, quis muito ver um final feliz nesse 

Se você for fã de livros policiais e ainda não conhece Bolitar, eis a hora de conhecer. Se já conhece e ainda não leu esse livro, trata logo de comprar o seu.