Resenha de "Paixão ao Entardecer" (Lisa Kleypas)

Título: Paixão ao Entardecer (#5 Série Hathaways)
Autor: Lisa Kleypas
Editora:Arqueiro (Cedido de Parceria)
Comprar: Livraria Saraiva

Sinopse: Paixão ao Entardecer - Mesmo sendo uma família nada tradicional, quase todos os irmãos Hathaways se casaram, até mesmo Leo, que era o mais avesso a essa ideia. Mas para a caçula Beatrix, parece não haver mais esperança. Dona de um espírito livre, apaixonada por animais e pela natureza, Beatrix se sente muito mais à vontade ao ar livre do que em salões de baile. E, embora já tenha frequentado as temporadas londrinas e até feito algum sucesso entre os rapazes, nunca foi seriamente cortejada, tampouco se encantou por nenhum deles. Mas tudo isso pode mudar quando ela se oferece para ajudar uma amiga.
A superficial Prudence recebe uma carta de seu pretendente, o capitão Christopher Phelan, que está na frente de batalha. Mas parece que a guerra teve um forte efeito sobre ele, e seu espírito, antes muito vivaz, se tornou bastante denso e sombrio.
Prudence não tem a menor intenção de responder, mas Beatrix acha que ele merece uma palavra de apoio – mesmo depois de tê-la chamado de estranha e dito que a jovem é mais adequada aos estábulos do que aos salões. Então começa a escrever para ele e assina com o nome da amiga. Beatrix só não imaginava o poder que as palavras trocadas teriam sobre eles. De volta como um aclamado herói de guerra, Phelan está determinado a se casar com a mulher que ama. Mas antes disso vai ter que descobrir quem ela é.

Enfim chegamos ao último livro da série dos Hathaways. Precisei esperar quatro outros livros até chegar na minha personagem predileta dessa série que é a Beatrix, e devo dizer que estou maravilhada com ele. Não me apaixonei pelo mocinho dessa história, mas Bea vale toda a leitura. Ela emana alegria em cada pensamento e fala. É nitidamente linda de alma. 

A melhor amiga de Bea, Prudence, se corresponde com um possível pretendente que está na guerra, Christopher Phelan. Quer dizer, ela recebe correspondência dele, não escreve de volta. De acordo com Prudence, não quer alimentar esperanças por medo do cara voltar deformado e ela ter que casar com um aleijado. Viram o nível de babaquice da menina, né? Pois é. Mas Bea, que achou a carta dele muito simpática, pede para escrever de volta no lugar da outra. Ela tem problemas com Phelan por conta do passado de ambos - ele foi um grosso ridículo com ela - mas sentiu que ele merecia uma resposta por estar na guerra e sozinho. 

Esse ato de Bea dá início a uma relação epistolar entre os dois muito bonita e engraçada. Ele pensando que está se correspondendo com Prudence, quando na verdade é com a espirituosa Bea, a qual odeia. Pense no problemão! E quando a guerra acaba e ele volta, o negócio fica mais complicado ainda porque percebe que Prudence não é nada do que ela aparentava nas cartas. Logicamente vai entender que ela não é a mesma pessoa que escreveu para ele, e sente-se enganado. 

Bem, de fato não gostei nem um pouco de Phelan. É o tipo de homem arrogante que julga muito as pessoas pelo o que elas aparentam. Conhece melhor Bea por achar que ela era outra pessoa, do contrário não aceitaria nenhum tipo de vínculo com a garota que cria um zoológico em casa e tem uma família pouco convencional. Ele é do tipo certinho que vem de uma família importante e que gosta de se manter em uma zona de conforto, e Bea passa longe de ser uma zona de conforto para qualquer coisa. Até que gostei de ver o cara caindo do cavalo por estar se apaixonando por uma mulher não convencional. 

Já Bea é a alegria desse livro. Ela e seus animais conquistam qualquer leitor que prefiram personagens diferentes e vivos. O livro da série que mais dei risadas foi esse. Tem cenas hilárias por conta dos animais e da língua afiada da garota. Ela é impulsiva e não baixa a cabeça para nada. Contudo ela tem essa impulsividade sem ser arrogante, o que é uma delícia. Ela não dá a mínima para o que acham dela, e isso é uma característica ímpar em uma mulher dessa época. 

A série dos Hathaways tem um diferencial por ter sempre algo dentro do enredo com uma pegada mais séria. Tivemos Harry com toda aquela psicopatia perigosa dele. Depois Cath com o passado nebuloso, e nesse tem Phelan com seus problemas de ex soldado de guerra, que o atormentam o livro inteiro e o enche de pesadelos. Essa característica da série é uma das coisas que mais gosto dela. Meu mocinho predileto ainda é Harry, mas acho que porque adoro caras difíceis. Ah, não podemos esquecer Cam, o cigano de arrepiar os cabelos do braço. (Ai, Cam! Suspiros)

Foi uma série deliciosa de acompanhar. Fico feliz que ela esteja acabando por aqui, mas também sentirei saudade dos personagens. E se vocês gostam de romance leve e bem escrito, tenta essa série da Kleypas, porque ela é realmente um deleite.