Apostas do Oscar 2015


Olá, pessoal!
Hoje é dia vinte e um de fevereiro, véspera da maior premiação do cinema americano.
Eu que sou uma completa viciada por cinema e por essa entrega em específico, faço todos os anos as minhas apostas, desde a primeira vez em que o O Senhor dos Anéis entrou na lista da premiação.
Acho que isso acaba fazendo com que eu tenha uma espécie de termômetro cinematográfico. E lógico que sei que esse prêmio é muito mais político do que real. Prova disso é que todos os anos se cometem injustiças acerca do Oscar. Atores e diretores que fizeram trabalhos incríveis e que foram rejeitados na lista final. Por isso não, não uso a lista final deles como regra única dos filmes bons lançados no ano, mas a tenho como um guia para se começar, e seguir mais profundamente a partir de então.

Esse ano eu acabei fazendo minhas apostas junto com o Gabriel do Eu vivo Lendo, que é tão fanático pelo Oscar quanto eu. E foi uma experiência interessante porque sempre comentávamos um com o outro quando assistíamos um determinado filme, e isso gerou uma ligação para cinema que eu não costumo ter com ninguém. Eu sempre via o prêmio isolada e torcia ou ficava com raiva sozinha. Esse ano terei ele para discutirmos a entrega. Concordamos em algumas coisas e em outras descordamos um pouco, e essa é a parte boa de ter alguém para dividir as opiniões.

Mas deixar de conversa e falar logo sobre minhas apostas. Como no ano passado, colocarei o que eu acho que vá levar na categoria, e o que eu queria que ganhasse. Porque meu coração é quase sempre do contra, #SouDessas mas a minha lógica ganha dele.

Melhor Filme



Breve Comentário: Esse é um dos exemplos onde meu coração pertencia a um e minha lógica a outro. Benedict Cumberbatch me vendeu O Jogo da Imitação de uma forma majestosa. E aqui também cito o maravilhoso Whiplash, que foi o segundo escolhido pelo meu emocional.
Mas eu tenho que seguir a lógica da academia, e acredito de coração que eles estão entre Birdman e Boyhood. O primeiro pela genialidade e diferencial de enredo e o segundo por ser um projeto simples, inovador e que anda levando a maioria dos prêmios por ai.


Melhor Diretor



Breve Comentário: Não tem para onde. Você começar a dirigir um filme em total segredo e continuar nesse segredo por doze anos e ainda conseguir fazer um trabalho incrível para fazer os atores segurarem os papéis por tanto tempo? Mesmo que não tenha amado o filme, o diretor de Boyhood merece todo o mérito. Ele fez o que ninguém fez no cinema até então, e jogarei meu ouro para ele.


Melhor Ator



Breve Comentário: Engraçado é que cada ator desses me ganhou por motivos diferentes esse ano. Por exemplo... jamais achei que Steve Carrel fosse me convencer tanto com um papel como o fez em Foxcatcher. Ele está soberbo! E Então vem Keaton e me entrega uma atuação tão poderosa que por alguns instantes me perguntei se era de fato Keaton atuando. E vem meu amado Benedict, com uma doçura e inteligência que beirava a ignorância, mas que era só a característica do personagem. Ele tem meu coração por completo em tudo o que faz, e não foi diferente nesse papel. E Então temos Cooper, um dos queridinhos atuais do cinema e não é para menos. No papel de um herói de guerra e mostrando a loucura que ser um herói de guerra causa em uma pessoa. Mas como competir com a mudança física de Eddie? Não dá!
A Academia ano passado premiou um ator pela combinação de boa interpretação com doação física, e não acho que esse ano vão fazer diferente. Eddie MERECE esse prêmio!


Melhor Atriz



Breve Comentário: De verdade? Não tenho o que comentar sobre isso aqui. Não vi nenhuma atuação que me deixasse babando com as mulheres desse ano. São papéis completamente diferentes, e estou apostando na Moore por conta da loucura da personagem, e a academia gosta desse tipo de papel.
Curti muito Reese e Felicity, mas como disse, são papéis bons, não fabulosos.


Melhor Ator Coadjuvante



Breve Comentário: Apesar de ter babado com Norton em Birdman - Sério, o homem é a alma do filme - ninguém, repito, NINGUÉM estava tão foda quanto J. K. Simmons. Eu seria ilógica se não torcesse por ele, e a academia seria ilógica se não o premiasse. O cara saiu de papéis fracos e vozes em desenhos animados para me dar uma atuação FODA dessas! Pelo amor de Deus, é JK e pronto!


Melhor Atriz Coadjuvante



Breve Comentário: Novamente não tive muito o que pensar porque não tinha opção que realmente valesse a pena. Atrizes boas com papéis bons, mas nada magnífico. Arquette vai ganhar porque as demais tem menos participação nos filmes, mas dizer que ela estava fantástica é exagero.
Pessoalmente se fosse para apostar na simplicidade, então eu apostaria na da Laura Dern porque essa mulher respira talento. Mas só por isso.


Melhor Filme Estrangeiro



Breve Comentário: Ida esta levando quase todos os prêmios por ai a fora. É um filme preto e branco e a academia adora esse tipo de película. É tanto que ele também concorre na categoria de fotografia. Então mesmo que eles não possam premiar o filme na outra categoria por conta de outros tantos fabulosos, acredito que vão fazer por Ida aqui.


Melhor Roteiro Original



Breve Comentário: Todos esses roteiros tem a sua sensibilidade apaixonante. Eu sou fã do roteiro de Grande Hotel Budapeste, mas para mim não existe mais genial nessa categoria do que o roteiro incrível de Birdman. O danado do filme é extremamente inteligente e com uma linha peculiar e única na história. Fazia tempo que não via nada igual. Talvez em Brilho Eterno de uma mente sem lembranças e Peixe Grande.


Melhor Roteiro Adaptado



Breve Comentário: A Teoria de Tudo e Sniper Americano são os dois queridinhos nessa categoria. Mas eu sou sempre do contra, e estou segura que O Jogo da Imitação tem muita chances nessa porque não vai ter mais em nenhuma outra, e eles não vão deixar de premiar um filme sobre um aclamado personagem americano.


Melhor Fotografia



Breve Comentário: Essa é minha categoria predileta e, portanto, aquela que mais me cobro em analisar. Esse ano eu tenho dois prediletos, que é o Grande Hotel Budapeste e todo o seu cenário colorido e estranho e Birdman, com os melhores planos sequências que já vi em anos. Ida tem a beleza do preto e branco, Invencível o cenário de tirar o fôlego e Sr. Turner tem a luz plasticamente bela das obras de arte. Mas eu voto no plano sequencial porque é uma das minhas paixões no cinema, e a academia tende a gostar muito dela.


Melhor Edição



Breve comentário: Temos grandes trabalhos de edição esse ano. Cada um com seu propósito de atingir emocionalmente quem assiste em momentos diferentes e causando sensações diversas. Meu trabalho predileto é o de Whiplash, pela mistura de música, emoção e cortes estupendos. Mas acredito que os doze anos que se transformaram três horas de Boyhood vá levar esse prêmio, e até que acho justo.


Melhor Design de Produção



Breve comentário: Não tem nem o que comentar. O desenho mais bonito é o de Grande Hotel e fim de papo.


Melhor Efeitos Visuais



Breve comentário: Esse aqui está difícil, heim! Pessoalmente sou apaixonada pelos efeitos de uma cena em específico de X-Men (Mercúrio <3), e adoro o visual de filmes espaciais. Mas meu coração aqui é de Guardiões e suas passagens memoráveis. Contudo acredito que a academia adora os efeitos de Planeta dos Macacos por conta da captura de ação dos personagens, que é em cima de seres humanos.


Melhor Figurino



Breve Comentário: Pessoalmente eu achei um arraso o figurino de Caminhos da Floresta. Contudo é um tipo de figurino meio bagunçado, sem ligação entre época e conteúdo. Talvez a academia aposte nisso, mas acho provável que o prêmio fiquei com O Grande Hotel Budapeste porque também é trabalho de gênio, e o filme tende a levar muitos dos prêmios técnicos.


Melhor Maquiagem e Cabelo



Breve Comentário: Na verdade nesse aqui estou bem em dívida porque adoro ambos os trabalhos que escolhi na tabela. O de Grande Hotel é bem peculiar, e a academia gosta disso. Já o de Guardiões é clássico em filmes de ficção, e claro que mais do mesmo, mas muito bom também. 


Melhor Trilha Sonora



Breve Comentário: Eu AMO a trilha de O Grande Hotel Budapeste! Mas depois de ter lido muito sobre críticos falando das trilhas desse ano, e escutando tudo o que pude delas, eu acabei apostando na de A Teoria de Tudo. A de Interestelar também é divina, até porque Zimmer está assinando e ele é sem comentários. Mas vou ficar com A Teoria porque ela conseguiu me ajudar a atingir o clima necessário das cenas na medida certa.


Melhor Canção



Breve Comentário: Outra categoria que achei bem fraca esse ano. Fraca no nível máximo!
Minha predileta é a Lost Stars, mas ela é bem mais pop do que música de Oscar. Vou apostar em Glory por ser a mais emocionante e por achar que Selma mereça levar algo nessa premiação.


Melhor edição de som



Breve Comentário: Filmes de guerra e espaciais sempre levam esse tipo de categoria. Então aqui temos dois concorrentes fortíssimos. Apesar disso todos os críticos estão prestigiando também o som maravilhosamente bem editado de Birdman, e devo concordar que eles tem razão. Não é todo mundo que trabalha com som em planos sequenciais e ambientes fechados tão bem quanto eles fizeram. Apesar disso vou apostar em Sniper por ser de guerra, e por achar que Sniper anda sem chances esse ano, o que é inconcebível para a academia por ser tratar de um filme de guerra AMERICANO!


Melhor Mixagem de som



Breve Comentário: Tudo bem que as categorias de som são essencialmente de filmes de guerra e espaciais, mas não posso menosprezar Whiplash nessa em específico. Como dizem alguns críticos, a mixagem de som de Whiplash é quase como se fosse um personagem a mais na cena. Ela respira verdadeiramente de tão bem feita. Então estou indo nela de coração e de lógica.


Melhor Animação



Breve comentário: Meu coração é todo de Operação Big Hero esse ano. Ele tem um roteiro lindo demais e envolve elementos totalmente inovadores no quesito: Filmes para criança. Trabalha a morte de maneira a ajudar crianças a reconstruírem seu mundo onírico, e me ganhou por isso. Mas a academia adora a vibe de Como Treinar seu Dragão, então estou apostando nele.


Melhor Documentário



Breve Comentário: Não vi todos, mas conheço um pedaço de todas as histórias. Meu amor é de O Sal da Terra porque Sebastião Salgado é meu ídolo da contemporaneidade. Mas a crítica está falando absurdamente bem de CitizenFour, e aqui vem aquele velho patriotismo pelo filme falar de algo importante para os americanos. Portanto voto nele.


Melhor Documentário em curta-metragem



Breve Comentário: Novamente vou pelo voto da crítica, que é no Crisis Hotline. Um filme que fala de uma central de atendimento para pessoas que vieram da guerra. Mas eu amei o Our Curse, que fala de um casal de pais com um filho que tem uma doença onde a criança só dorme se for ligada em aparelhos. O próprio pai do bebê filmou o curta, e ganhou todo o meu amor por isso.


Melhor animação em curta-metragem



Breve Comentário: Ai, gente, vocês já viram o Feast? Se tivessem visto não teriam nem o que pensar. Linda animação!


Melhor curta-metragem em live-action



Breve Comentário: Novamente indo pela crítica porque não vi nenhum desses curtas.


Então é isso, pessoal. Vocês fizeram as suas apostas? Não? Ainda dá tempo!
Estarei no Facebook, no Twitter e no Instagram durante a entrega informando os vencedores. 
Fique ligado nas redes sociais. 

Twitter: @mundirreparavel
Instagram: @CarolTelesBispo
Facebook: www.facebook.com/Irreparavel