Resenha de "O Garoto dos meus sonhos" (Lucy Kesting)

Título: O Garoto dos meus sonhos
Autor: Lucy Kesting
Editora: GloboAlt (Cedido em Parceria)
Skoob: Adicionar
Sinopse: Desde quando consegue se lembrar, Alice tem sonhado com Max. Juntos eles viajaram o mundo, passearam em elefantes cor-de-rosa, fizeram guerra de biscoitos no Metropolitan Museum of Art... e acabaram se apaixonando. Max é o garoto dos sonhos – e somente dos sonhos – até o dia em que Alice o vê, surpreendentemente, na vida real. Mas ele não faz ideia de quem ela é... Ou faz? Enquanto começam a se conhecer, Alice percebe que o Max dos Sonhos em nada se parece com o Max Real. Ele é complicado e teimoso, além de ter uma namorada e uma vida inteira da qual Alice não faz parte. Quando coisas fantásticas dos sonhos começam estranhamente a aparecer na vida real – como pavões gigantes que falam, folhas de outono cor-de-rosa incandescente, e constelações de estrelas coloridas –, Alice e Max precisam tomar a difícil decisão de fazer isso tudo parar. Mesmo que os sonhos sejam mais encantadores que a realidade, seria realmente bom viver neles para sempre?


Vejam essa capa. Agora olhem de novo e percebam o quão incrível ela é. E pessoalmente é mais linda ainda. Acho que ela tem tudo a ver com o livro. Pena que a capa me fez esperar muito dele e, como já disse, esperar muito de algo é uma completa porcaria.

No livro conhecemos Alice, uma garota que está para se mudar junto com o pai. Vão morar na casa da avó, já falecida. A mãe estuda primatas em outro lugar do mundo e está longe há muito tempo. Tempo demais. Para se refugiar da porcaria que anda sua vida, ela se esconde nos sonhos, que é onde sempre encontra Max, um lindo menino que compartilha as mais incríveis experiências ao seu lado.

As coisas começam a ficar loucas quando logo no primeiro dia de aula ela encontra nada mais, nada menos do que Max! O seu Max dos sonhos, na sala de aula. E pior, ele parece não fazer a mínima ideia de quem ela é. Aliado a isso Alice começa a ver coisas dos sonhos na vida real, coisas que seriam impossíveis, e começa a se perguntar se está ficando maluca.

O livro tem um enredo bem intrigante. Adoro coisas sobre viagem no tempo/espaço e sonhos. Contudo são temas complicados de serem trabalhados sem cair em erros óbvios e clichês juvenis. E tá, o livro é para adolescentes e acredito que ao público ao qual ele se destinou está mais do que ótimo. O problema é que a maioria dos adultos pedem mais com temas que podem entregar mais, que foi o caso desse livro. O assunto era ótimo, e tinha muita coisa para se aprofundar. Invés disso a autora preferiu ficar numa zona de conforto como escritora e nos entregou pouco para o muito que pedia.

A narrativa dela é gostosa e o livro te leva com facilidade. Apesar de algumas explicações parecerem fantásticas demais, algumas delas tinham comprovação científica explicadas pela autora durante a história. Acredito realmente que ela pesquisou para escrever o livro, e isso é bem legal de ver. Existe todo um mundo nos sonhos, e ele é bem pouco desvendado pelas pessoas.

E ainda temos o drama adolescente de Alice apaixonada por um cara, que tem uma vida bacana e uma namorada mais bacana ainda. Eu até entendo o drama juvenil da menina e esse relacionamento complicado deles, mas daí a autora inclui outros personagens que não fazem sentido existirem, e até agora estou me perguntando a finalidade deles ali. Eram tão absurdos em alguns momentos que me davam nervosismo.

Se eu for analisar a história de maneira superficial, até que é boazinha. Tem seus momentos interessantes. Mas como uma leitora chata de jovem adulto, eu precisava de mais. Não se pode colocar um tema tão bacana como sonhos e não detalhar isso com cuidado, ou trabalhar com grandiosidade, como merecia. Acabou que a explicação ficou bem rasinha e o final bem previsível. Sério, estou cansada de adivinhar o final. E até tinha uns pensamentos sobe rumos que a autora poderia ter dado melhores do que o que ela deu, mas realmente ela foi para o lógico. Uma pena.

A nota baixa do livro é simplesmente pela construção rasa. Pelo tema pedir tanto e não entregar quase nada. Ainda que seja gostosinho de ler, além de rápido, tem esses pequenos pontos que no final das contas contaram muito contra ele.