Resenha de "Cidade dos Anjos Caídos" (Cassandra Clare)

Título: Cidade dos Anjos Caídos
Autor: Cassandra Clare
Editora: Record
Skoob: Adicionar

Sinopse: A guerra acabou e Caçadores de Sombras e integrantes do submundo parecem estar em paz. Clary está de volta a Nova York, treinando para usar seus poderes. Tudo parece bem, mas alguém está assassinando Caçadores e reacendendo as tensões entre os dois grupos, o que pode gerar uma segunda guerra sangrenta. Quando Jace começa a se afastar sem nenhuma explicação, Clary começa a desvendar um mistério que se tornará seu pior pesadelo.



Depois de ler esse livro fiquei pensando se meu tempo com essa série já não findou. Que apesar de amar com todas as forças Peças Infernais, eu tenho uma birra secular com Instrumentos Mortais que achei que não precisaria dar crédito depois que acabei o que chamamos de "primeiro trilogia dela", que para mim foi bacana na época em que li, e hoje já não sei mais porque gostei tanto. Porque ler essa segunda trilogia anda sendo um parto para mim, e que só estou lendo porque quero começar a ler Artifícios das Trevas e preciso terminar essa budega antes. 

O foco nesse volume é menos em Jace e Clary e mais voltada para Simon, e talvez por isso tenha sido um pouco mais fácil de ler do que está sendo o quinto volume. Gosto de Simon. Na verdade gosto muito de Simon. Certamente a pessoa que mais gosto nessa bagaça inteira. 

Não vou ter cuidado com o que digo aqui em relação a spoiler dos livros anteriores porque se você está lendo essa resenha, acredito que tenha lido os três outros. Né? Se não leu, procura as outras resenhas por aqui. Aliás, vou deixar linkadas abaixo dessa resenha. 

Simon é um vampiro, e foi marcado por Clary com um desenho que o torna praticamente inatingível. Achei isso simplesmente um máximo! Aquela coisinha pequena perto dos demais se torna grandioso de maneira gradativa sem parecer condescendente, como Jace é e que me deixa muito irritada. O vampirinho é simples e genial. Tem as melhores piadas, é inteligente, charmoso do jeito dele e tem uma maneira única de se relacionar com os demais ao redor. 

Nesse volume vemos a repercussão dele sendo um vampiro depois da bagunça final da batalha em Idris. As coisas se acalmando, e bate a real do que ele é e do que nunca vai ser. A reação da família e os casos amorosos com suas duas namoradas (que não sabem uma da outra). Tudo isso e mais uma pessoa que aparece para tentar Simon, coloca meu vampirinho predileto em xeque o tempo inteiro. Ainda assim, ele nunca sai do salto. 

Apesar de ter um foco enorme nele, não é só ele que vai dar vez a essa história. Claro que a autora dá um jeito de enfiar Clary e Jace em muitos momentos, inclusive criando a abertura da trama do próximo volume, onde ela mescla esse vai e vem de personagem com muita naturalidade. 

Penso que Cassandra tem um dom maravilhoso de tirar mais histórias dentro de suas histórias do seu próprio universo. Quando a gente acha que mais nada pode vir dos Caçadores de Sombra, ela aparece com pontas pequenas que deixou solta e que são capazes de ser tornar pontas enormes em próximos livros. Sou fã disso nela. E apesar de achar que talvez eu não tenha mais idade (oi?) para os livros da autora, tenho um carinho muito enorme pelo o que conquistei como leitora de fantasia ao lado dos livros dela, e por isso continuo e vou ler tudo o que ela lançar. Deus abençoe a cabeça dessa mulher! 

Meu livro predileto ainda é Cidade de Vidro, mas até que gostei da forma como ela iniciou esse outro ponto para uma nova trama. Simon era o melhor lugar para continuar, ao meu ver. E vamos seguindo, terminar essa série até no máximo março.

#1 - Cidade dos Ossos
#2 - Cidade das Cinzas
#3 - Cidade de Vidro