Resenha de "Uma Tocha na Escuridão" (Sabba Tahir)

Adicionar legenda
Título: Uma Tocha na Escuridão
Autor: Sabaa Tahir
Editora: Verus
Skoob: Adicionar

Sinopse: O segundo livro da história épica e eletrizante sobre liberdade, coragem e esperança. Ambientado em um mundo brutal inspirado na Roma Antiga, "Uma Chama Entre as Cinzas" contou a história de Laia, uma escrava lutando por sua família, e Elias, um soldado lutando pela liberdade. Agora, em "Uma Tocha Na Escuridão", ambos estão em fuga, lutando pela vida. Após os eventos da quarta Eliminatória, os soldados marciais saem à caça de Laia e Elias enquanto eles escapam de Serra e partem numa arriscada jornada pelo coração do Império. Laia está determinada a invadir Kauf, a prisão mais segura e perigosa do Império, para salvar seu irmão, cujo conhecimento do aço sérrico é a chave para o futuro dos Eruditos. E Elias está determinado a ficar ao lado dela - mesmo que isso signifique abrir mão da própria liberdade. Mas forças sombrias, tanto humanas quanto sobrenaturais, estão trabalhando contra eles. Elias e Laia terão de lutar a cada passo do caminho se quiserem derrotar seus inimigos: o sanguinário imperador Marcus, a cruel comandante, o sádico diretor de Kauf e, o mais doloroso de todos, Helene - a ex-melhor amiga de Elias e nova Águia de Sangue do Império. A missão de Helene é terrível, porém clara: encontrar o traidor Elias Veturius e a escrava erudita que o ajudou a escapar... e acabar com os dois. Mas como matar alguém que você ama desesperadamente?


Um século depois que li o livro, resolvi desencalhar essa resenha. Na época em que li não conseguia articular as ideias de maneira que me deixasse feliz, afinal esse foi um dos grandes livros do ano e todo grande livro é difícil de resenhar. Mas hoje, relendo os trechos que marquei e sorrindo a toa, percebo que mandar minhas ideias de maneira aceitável é melhor do que não mandar de maneira alguma. Porque essa série da Sabba precisa ser conhecida pelo mundo, e também sou responsável por propagar isso. 

Como se trata de um livro do meio, não tenho como falar muito sobre o que acontece neles para vocês. Entendam que o primeiro terminou de forma desesperadora, e que esse segue exatamente onde aquele parou, na fuga de Elias e Laia para salvar o irmão dela. 

Se eu amei o primeiro livro porque a autora me apresentou um mundo muito bem construído e visto pelos olhos incríveis dos dois protagonistas, eu amei esse aqui porque ela expandiu ambos: tanto o mundo, quanto Elias e Laia. É visível o crescimento deles dois ao longo da jornada do herói, e o quão ligados ficamos ao universo geográfico e cultural criados pela autora. 

Não há um minuto para recuperar o fôlego nessa história. É uma porrada atrás da outra, e daquele tipo que te tira do chão e te faz dizer um ou dois palavrões. Não há como negar que a autora tem uma facilidade impressionante de fazer ligações incríveis entre coisas e pessoas. Não só tem o dom da escrita, como de construção de enredo, e isso anda sendo difícil de achar em autores de fantasia. 

O relacionamento de Elias e Laia é uma das coisas mais deliciosas dessa história. E quando me refiro a relacionamento não necessariamente me refiro ao contexto homem/mulher, mas a amizade que eles criam. Porque no primeiro livro vemos isso começar a se formar, e com muita desconfiança de ambas as partes. Nesse ela se firma com vontade, não abrindo espaço para mais ninguém entre eles. São aliados, amigos e porque não dizer, apaixonados. 

Gosto de fantasias com coadjuvantes necessários, e certamente que temos alguns deles aqui. Do tipo que você tenta entender seus objetivos e até torce por eles, por mais que estejam no "lado negro da força". E no caso de Uma Tocha na Escuridão, temos o ponto de vista extra de Helene, o que me deixa de orelha em pé ao que a autora vai fazer com ela mais lá na frente, já que está dando essa importância toda. Acredito que inserir esse POV se deva muito a nos fazer ver como anda o avanço do outro lado da história, mas ainda assim estou receosa. 

Ainda não sou fã de Laia, que é meio "mimada" demais para alguém que passou pelo o que ela passou. Mas meu amor por Elias supera e muito meu "não amor" por Laia. Então está tudo certo. 

O final desse livro deixa um gostinho de quero mais. Algo que queríamos desde o início acontece em relação a Laia, e algo inesperado em relação a Elias também, o que me faz pensar sobre o futuro desse personagem, e como ele vai fazer para se livrar do imbé em que colocou. Só Sabba sabe como será isso, mas no momento queria ser uma mosquinha rodando pela cabeça dela. 

Enfim, esperando ansiosa pelo próximo volume da série. Se a autora fizer com ele o que fez com os outros dois, tenho certeza de que vou adorar.